Todas as semanas no ESCPORTUGAL, a crítica aos álbuns editados por artistas que participaram no concurso Eurovisão da Canção e/ou seleções nacionais ao longo dos anos.
Esta semana, a análise recai sobre o primeiro álbum de Benjamin Ingrosso.
O responsável da rubrica é Carlos Carvalho.
Lançamento: 28 de setembro de 2018
Nota: 7,5/10
Em 2018, a Suécia, superintendente
em matéria eurovisiva, continuou a lutar pelo domínio de vitórias ou, de modo
mais realista, tentou manter ininterrupta a espantosa trajectória de top 5s dos
últimos anos. Ficou em 7º mas apostou forte na componente visual (estamos a
falar de euroVISÃO), apresentando-nos algo que se enquadrou numa lógica de
videoclip em direto. Desta vez, o responsável por não defraudar as altas
expectativas suecas foi o jovem Benjamin Ingrosso e o tema “Dance you off”.
Claro que a proposta sueca foi terreno fértil para críticas, principalmente
para aqueles que se apropriaram, uma vez mais, do discurso do Salvador Sobral
“music is feeling”. Mas “dance you off” também é “feeling”. Não foi
revolucionário, não ganhou, mas quem tem por hábito criticar sistematicamente
as propostas suecas talvez viva completamente alheado da pop do século XXI.
“I Wouldn't Know (Visual Video)
“Behave”
Tema bonus: “Tror Du Att Han Bryr Sig” (Benjamin Ingrosso & FELIX SANDMAN)
E ao finalizar 2018, a carreira de
Benjamin Ingrosso resume-se aos seguintes números: #1 no Melodifestivalen 2018;
#2 no top de singles sueco, com “Dance you off”; #7 na Eurovisão e na tabela de
singles nacional com “Tror du att han bryr sig"; e um #8 com o atual tema
promocional “Behave”. Um forte itinerário numérico que termina da melhor forma
possível, “Identification”, o seu álbum de estreia, entrou diretamente para o
#1, contabilizando 3 semanas nessa mesma posição e 6 no top 5, não esquecendo
um #18 na Noruega. Um sucesso sólido que parte exactamente do ponto onde “Dance
you off” nos deixou. Um disco que emana a mesma contemporaneidade e cria o
mesmo tipo de imaginário, contendo todas as idiossincrasias do género, sendo a
mais óbvia, a relativa homogeneidade sonora. Algo tão comum, quer no atual
mercado discográfico, ou até mesmo na Eurovisão.
A mais valia do disco é sem
dúvida, e não obstante a similaridade sonora com tantos outros registos, a
força melódica de alguns temas conjugados com um interessante trabalho de
produção. “I wouldn’t know”, segundo tema do disco e segundo single, tanto
podia ser a sua aposta na Eurovisão, como
podia ser um mega sucesso pop internacional, e “Behave”, o tema de abertura,
confere impacto ao longa duração. Para além da balada “I’ll be fine somehow” (#3) e da robotizada “So Good
So Fine When You're Messing with My Mind” (#4), o disco tem momentos
interessantes, tais como “Spotlights” (#5), “No sleep” (#6) e “If this bed
could talk” (#10). Do lado menos positivo, destacam-se as “fillers” “Good
intentions”(#8) e “All I see is you” (#9).
De um modo geral, “Indentification”
supera as expectativas, isso para quem sabe que irá ouvir um disco pop
comercial fabricado em 2018!
Acrescente-se ainda que, a 26 de
novembro, “Identification” foi galardoado com disco de ouro na Suécia (15.000
cópias), enquanto os singles "Dance You Off" e "Tror du att han
bryr sig" estão certificados com platina (40.000 cópias cada).
Temas promocionais
"Dance you off”
“I Wouldn't Know (Visual Video)
“Behave”
Tema bonus: “Tror Du Att Han Bryr Sig” (Benjamin Ingrosso & FELIX SANDMAN)
Temas
destacados por Carlos Carvalho: “No sleep” e “If this bed could talk”
Alinhamento
Behave
I wouldn’t know
I’ll be fine somehow
So Good So Fine When You're Messing
with My Mind
Spotlights
No
sleep
Love
songs
Good
intentions
All I see is you
If this bed could talk
Dance you off
Hapiness
Bonus: Tror du att han bryr sig
A ver
Benjamin Ingrosso & Charlotte Perrelli (Sweden) Interview @
Eurovision 2018 | wiwibloggs
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