Depois das críticas à última edição do formato, a emissora sueca SVT anunciou o regresso de Edward af Sillén como consultor criativo no Melodifestivalen 2019.
O Melodifestivalen 2018, final nacional sueca para o Festival Eurovisão 2018, ficou marcado pela quantidade de críticas recebidas, tanto a nível nacional como internacional, englobando as canções a concurso como os momentos extra-competição, tendo registado audiências abaixo dos 3 milhões de espectadores em 4 dos 6 espetáculos, algo inédito desde 2011. Para combater a tendência, a SVT, emissora sueca, confirmou, esta manhã, a contratação de Edward af Sillén como consultor criativo para a edição de 2019.
"Estamos a receber o Edward como consultor para escrever e conduzir alguns dos momentos da edição de 2019, sendo ele um criador incrivelmente habilidoso e tendo já história no Melodifestivalen" afirmou Anette Helenius, responsável pelo certame, revelando que "Edward integrará a equipa com Christer Björkman e Henric von Zweigberk. Já tencionávamos contar com ele anteriormente, mas só agora foi possível".
Com apenas 35 anos de idade, Edward af Sillén conta com uma elevada experiência televisiva, tendo sido responsável por diversas galas na televisão sueca, como o QX Gay e por concertos da digressão de Liza Minnelli e Carola Häggkvist. Além disso, Edward foi o responsável pelo roteiro do Melodifestivalen em 2009, 2010, 2012 e 2016 e esteve envolvido na produção do Festival Eurovisão em 2013 e 2016, tendo sido o comentador da transmissão sueca no concurso desde 2009, exceptuando as edições organizadas pela Suécia.
Estreante em 1958, a Suécia conta com 58 participações no Festival Eurovisão, sendo um dos países com melhores resultados da história com 6 vitórias no curriculum. Em Lisboa, o país foi representado por Benjamin Ingrosso e "Dance You Off", terminando em 7.º lugar com 274 pontos, resultante do 2.º lugar no júri e do 23.º lugar no televoto.
Fonte: ESCBubble / Imagem: Google / Vídeo: Youtube
Que Gato!
ResponderEliminar