A emissora estatal da Eslovénia confirmou, esta manhã, a participação no Festival Eurovisão 2019. O número provisório de participantes subiu para 25 países.
A emissora estatal eslovena, RTVSLO, confirmou, esta manhã, a sua participação no Festival Eurovisão 2019, meses depois de ter adiado a confirmação devido ao Orçamento da estação (AQUI). Contudo, apesar de não ter revelado o seu processo de seleção, é expectável que o EMA volte a ser utilizado como final nacional do país para o certame internacional.
Sem cidade anfitriã nem datas oficiais, o Festival Eurovisão 2019 conta, atualmente, com 25 países provisoriamente confirmados: Alemanha, Azerbaijão, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Estónia, Finlândia, França, Letónia, Lituânia, Holanda, Irlanda, Israel, Malta, Noruega, Polónia, República Checa, São Marino, Sérvia, Suécia, Suíça e Ucrânia já confirmaram presença. Por outro lado, Andorra, Bósnia-Herzegovina, Eslováquia, Luxemburgo, Mónaco e Turquia confirmaram que não estarão a concurso em Israel, apesar de terem participado anteriormente no evento.
Participante desde 1993, a Eslovénia entrou em 24 edições do Festival da Eurovisão, tendo por 13 ocasiões disputado a Grande Final onde o melhor resultado foi o 7.º lugar alcançado em 1995 e 2001. Em Lisboa, Lea Sirk representou o país com "Hvala, ne!", tema que foi interpretado em esloveno e em português. A candidatura conquistou o primeiro apuramento esloveno desde 2015, tendo terminado em 22.º lugar com 64 pontos, 3 oriundos do júri português.
Fonte: ESCToday/Imagem/Vídeo: Eurovision.tv
Uma questão, Portugal já confirmou a participação?
ResponderEliminarNao. Eu acho que estao a espera da cidade. Acho que se for em Jerusalem nao participamos...
EliminarAcha mal
EliminarEntão porquê?
EliminarNo ano passado muitos países só confirmaram oficialmente a participação após o prazo de pré-incrição acabar, por isso é uma questão de esperar para saber.
ResponderEliminarA ARJ MAcedónia foi o último país a confirmar a participação a 17/11/2017 (segundo o artigo na escportugal: http://www.escportugal.pt/2017/11/ultima-hora-esc2018-arj-macedonia.html)