O primeiro-ministro da Antiga República Jugoslava da Macedónia anunciou que está perto de chegar a um acordo com a Grécia para a mudança de nome do país mas a oposição de direita está contra.
Dura há 25 anos a disputa entre a ARJ da Macedónia e a Grécia sobre o nome oficial do primeiro. Os gregos consideram que Macedónia é o nome de uma das suas províncias que reivindica o legado de Alexandre o Grande e Filipe da Macedónia. Os macedónios reivindicam o mesmo mas, para serem reconhecidos internacionalmente como um país independente, aceitaram chamar-se Antiga República Jugoslava da Macedónia.
Desde então têm havido tentativas de alterar o nome do país mas com a Grécia sempre a opor-se. Depois de anos de impasse, as negociações entre os dois países conheceram progressos nos últimos meses, com o primeiro-ministro macedónio, Zoran Zaev, e o seu homólogo grego, Alexis Tsipras, mostrando vontade de acabar com a disputa. Segundo os dois países, as negociações estão "na fase final".
Segundo o primeiro-ministro macedónio, qualquer solução será objeto de referendo e levará a uma mudança na Constituição da Macedónia. No entanto, a oposição de direita mostra-se contra. "O VMRO-DPMNE não apoiará uma modificação da Constituição para implementar uma mudança do nome constitucional (da Macedónia)", disse à multidão o novo presidente do principal partido da oposição, Hristijan Mickoski.
Na ausência de um acordo, Atenas bloqueia qualquer perspetiva de integração da Macedónia na NATO ou de adesão à União Europeia. Muitos nomes têm sido referidos como alternativa, como "Gorna Makedonija" (Alta Macedónia), "Severna Makedonija" (Macedónia do Norte), "Macedónia-Ilinden" ou "Macedónia-Skopje". Fonte ouvida pela Agência France Press disse que a preferida é Macedónia do Norte.
Fonte: Sic Notícias / Imagem: Georgi Licovski
Mas como se vai chamar afinal?
ResponderEliminarHá várias hipóteses na mesa mas as favoritas são:
Eliminar- Macedónia do Norte
- Alta Macedónia
- Nova Macedónia
não será só Macedonia nem FRYM
ResponderEliminar