Dez países conquistam, esta noite, o apuramento para a Grande Final do Festival Eurovisão 2018. Conheça algumas curiosidades dos resultados da última noite.
Ao fim de 11 participações no Festival Eurovisão, o Azerbaijão falhou, pela primeira vez, o apuramento para a Grande Final do certame. Com essa eliminação, o grupo dos imbatíveis fica reduzido a quatro países: Austrália, Roménia, Rússia e Ucrânia.
Ari Ólafsson, representante da Islândia, falhou o objetivo de levar o país novamente à Grande Final, sendo a quarta eliminação consecutiva, algo inédito na história islandesa no concurso. A última vez que o país disputou a Grande Final foi em 2014.
Estreante em 2004, Eugent Bushpepa conquistou, a noite passada, o oitavo apuramento da história da Albânia para a Grande Final do certame. Desde 2011, o país apenas disputou a derradeira gala do concurso na edição de 2012 e 2015.
Depois de três apuramentos consecutivos e de três presenças no top10, a Bélgica voltou a cair na semifinal do Festival Eurovisão, com Sennek e "A Matter of Time" a ficarem de fora dos apurados. A última vez que o país falhou o apuramento foi em 2014.
Mikolas Josef e "Lie To Me" conquistaram, esta noite, o segundo apuramento da história da República Checa. Com seis participações anteriores, o país apenas disputou a Grande Final em 2016, onde terminou em 25.º lugar, tendo recebido um null points do televoto.
A Lituânia também está de regresso à Grande Final depois de falhar o apuramento no ano passado, sendo que é a primeira vez que a língua lituana chega à Final do certame desde 2001.
Israel conquistou, pela primeira vez, o quarto apuramento consecutivo para a Final do Festival Eurovisão. De realçar que, desde a mudança de final nacional, o país conquistou o apuramento para a Final do certame.
O cantor ucraniano Alekseev falhou o apuramento para a Grande Final do Festival Eurovisão, em representação da Bielorrússia, depois do país ter disputado a gala final da edição do ano passado.
Fora da Final desde 2015, a Estónia está de regresso à Grande Final com Elina Nechayeva e "La Forza", canção cantada em italiano.
A Bulgária continua a bater os seus recordes: com apenas um apuramento antes de 2013, o país está, pela terceira vez consecutiva, na Grande Final do Festival Eurovisão.
Com seis eliminações consecutivas, a ARJ Macedónia continua a ser o país que há mais tempo não disputa uma Grande Final do Festival Eurovisão.
Desde a vitória em 2014, a Áustria não falha o apuramento para a Grande Final do Festival Eurovisão. A última vez que o país foi eliminado nas semifinais foi em 2013.
Depois de ter caído na semifinal de 2016, a Grécia voltou a falhar o apuramento para a Grande Final em Lisboa, com Yianna Terzi e "Oniro mou" a ficarem de fora dos dez mais votados.
Pela primeira vez desde 2014, a Finlândia conquistou o apuramento para a Final do Festival Eurovisão.
A cantar na língua materna, Sevak Khanagyan e "Qami" puseram um ponto final numa série de cinco apuramentos consecutivos da Arménia, ao serem eliminados na semifinal. A última (e única) vez que o país foi eliminado foi na edição de 2011.
A Suíça também continua com dificuldades em regressar à Final do Festival Eurovisão. Desde 2007, o país apenas marcou presença na final de 2011 e 2014, sendo este a quarta eliminação consecutiva.
A Irlanda foi um dos vencedores da noite: Ryan O'Shaughnessy conquistou o primeiro apuramento do país para a Grande Final desde 2013, ano em que o país ocupou o último lugar da tabela classificativa.
Chipre continua invencível desde o regresso à competição, conquistando o quarto apuramento consecutivo para a Final, algo inédito da história do país.
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem/Vídeo: Eurovision.tv
Dos países apurados o meu favorito, e em quem votei foi o Chipre! Dos eliminados o que me deixou mais pena foi a Grécia e a Suíça ... porém não acho que tenha havido nenhuma injustiça, todas as musicas desta semi mereciam a final !!
ResponderEliminarInjustiça Áustria com uma roupa e stage tão feios na final e uma música fraca, como o rap da Republica Tcheca na final.
EliminarA saga Jefersson contra Austria continua... Ja ninguem aguenta
EliminarE qual seu nome, não tem coragem de falar?
EliminarTemos pena!
EliminarNunca vi uma semifinal tão roubada quanto essa desde a semifinal 2 do ano passado.
ResponderEliminarExato... entre as duas também não houve mais nenhuma! ;)
EliminarPois é, mas a semi 1 do ano passada foi menos injusta (mesmo Grécia e Austrália passando).
EliminarO Nuno Carrilho irá fazer o habitual artigo de comentários?
ResponderEliminarO que mais temo e a Grecia que falhou apenas dois apuramentos e firam precisamente os dois em.que cantou na lingua materna... Tenho medo que deixem de usar o grego.
ResponderEliminarDepois acho que a Macedonia se vai retirar. Na minha opiniao este ano nao mas ja houve anos em que mereceu apurar se e nao aconteceu tipo 2014. E eles esforçam se muito ate que as musicas nao sao mas.
Por fim a Armenia tambem secalhar nao voltara a apostar na lingua tao cedo.
Por outro lado a Albania pode pereceber finalmente que o cantar em ingles nao lhe ajuda nada
O meu medo é isso também, os 3 países que amei o apuramento não cantaram totalmente em inglês (no caso a Lituânia, Estônia e Albânia).
EliminarAlguem me explica onde é que a Lituânia canta em lituano este ano?
ResponderEliminarNa parte final, veja video do live dela.
EliminarPois eu também queria saber.
EliminarNa parte final da musica, mas não na versão estúdio, ao vivo.
Eliminar