"O Voo das Cegonhas", "P'ra Lá do Rio" e "Sunset" são as últimas canções do Festival da Canção 2018 a serem analisados no Olhares sobre o FC2018. Quem será o grande vencedor?
Pela quarta edição consecutiva, o ESCPORTUGAL leva a cabo mais uma edição do Olhares sobre o Festival da Canção, com um painel composto por 14 comentadores, como pode recordar AQUI. "O Voo das Cegonhas", interpretada por Lili, "P'ra Lá do Rio", de Daniela Onís, e "Sunset", de Peter Serrado são as últimas canções da segunda semifinal analisadas pelo painel: a canção composta por Armando Teixeira arrecadou 137 dos 168 pontos possíveis, enquanto que a de Daniela Onís 68 e a de Peter Serrado somou 109 pontos.
Assim, "O Jardim" de Cláudia Pascoal é a grande vencedora desta edição do Olhares sobre o Festival da Canção 2018. Somou 166 pontos em 168 possíveis, um novo recorde nesta rubrica. "Canção do Fim", entretanto desclassificada, fica em 2.º lugar, com "(sem título)", de Janeiro, a fechar o top3. O painel do Olhares concorda ainda com 10 dos 14 finalistas do Festival da Canção 2018.
Assim, "O Jardim" de Cláudia Pascoal é a grande vencedora desta edição do Olhares sobre o Festival da Canção 2018. Somou 166 pontos em 168 possíveis, um novo recorde nesta rubrica. "Canção do Fim", entretanto desclassificada, fica em 2.º lugar, com "(sem título)", de Janeiro, a fechar o top3. O painel do Olhares concorda ainda com 10 dos 14 finalistas do Festival da Canção 2018.
Aceda, de seguida, à classificação do Olhares e leia todos os comentários clicando no título respetivo.
1.º "O Jardim" - Cláudia Pascoal - 166 pontos
2.º "Canção do Fim" - Diogo Piçarra - 150 pontos
3.º "(sem título)" - Janeiro - 140 pontos
4.º "O Voo das Cegonhas" - Lili - 137 pontos
5.º "Para Sorrir Eu Não Preciso de Nada" - Catarina Miranda - 133 pontos
6.º "Só Por Ela" - Peu Madureira - 119 pontos
7.º "Para Te Dar Abrigo" - Anabela - 116 pontos
8.º "Sunset" - Peter Serrado - 109 pontos
9.º "Sobre Nós" - Tamin - 103 pontos
10.º "Eu Te Amo" - Beatriz Pessoa - 102 pontos
11.º "Anda Estragar-me Os Planos" - Joana Barra Vaz - 94 pontos
12.º "A Mesma Canção" - Maria Amaral - 88 pontos
13.º "Zero a Zero" - Joana Espadinha - 80 pontos
14.º "Alvoroço" - JP Simões - 78 pontos
15.º "Patati Patata" - Minnie & Rhayra - 70 pontos
16.º "Bandeira Azul" - Maria Inês Paris - 70 pontos
17.º "P'ra Lá do Rio" - Daniela Onís - 68 pontos
18.º "Mensageira" - Susana Travassos - 65 pontos
19.º "Sem Medo" - Rui David - 61 pontos
20.º "Com Gosto Amigo" - Rita Dias - 56 pontos
21.º "All Over Again" - Sequin - 56 pontos
22.º "Amor Veloz" - David Pessoa - 54 pontos
20.º "Com Gosto Amigo" - Rita Dias - 56 pontos
21.º "All Over Again" - Sequin - 56 pontos
22.º "Amor Veloz" - David Pessoa - 54 pontos
23.º "Austrália" - Bruno Vasconcelos - 45 pontos
24.º "O Som da Guitarra é a Alma de Um Povo" - José Cid - 44 pontos
25.º "Arco-Íris (Assim Cantou Zaratustra)" - Dora - 40 pontos
26.º "Anda Daí" - Rita Ruivo - 36 pontos
24.º "O Som da Guitarra é a Alma de Um Povo" - José Cid - 44 pontos
25.º "Arco-Íris (Assim Cantou Zaratustra)" - Dora - 40 pontos
26.º "Anda Daí" - Rita Ruivo - 36 pontos
Fonte/Imagem: ESCPortugal
Simplesmente não consigo parar de ouvir "O Voo das Cegonhas"...
ResponderEliminarA letra e o instrumental são extraordinários e a interpretação da Lili é como um feitiço do qual não quero escapar...
A interpretação estraga tudo
EliminarEu não li isto
EliminarA interpretação estraga tudo? Nao deves ter visto e ouvido bem so pode !!
EliminarMr.Serrado com sorte talvez tenha encontrado um lugar no mercado português. Uma "easy listening song" que seria inoportuno deixar de fora da final. O júri claramente não quer que Portugal seja representado por uma língua estrangeira, e eu confesso que partilho a mesma opinião, mas isso não me impediu de esboçar um sorriso de satisfação ao ver o público salvar esta canção.
ResponderEliminarO Voo das Cegonhas não defraudou as altas expectativas que tinha. Mas fiquei com a sensação que a canção pedia uma encenação bizarra, algo que causasse ainda mais intriga e espanto, para combinar com o instrumental, com a voz semi-infantil, semi-bruxa da Lili e com a história misteriosa que ela canta. Imenso potencial aqui, mas o júri por algum motivo não parece interessado, pelo que não vale a pena estar a obcecar sobre a canção.
Não concordo, em portugal à músicos que produzem boas músicas noutras línguas como a Luísa e o Salvador Sobral, Diogo Fonseca, a banda the Gift, o Moullinex, etc.
EliminarSinceramente gostava que parassem de ver a músicas noutras línguas como uma ofensa, na segunda semifinal houve pessoas que comentaram no facebook que a Sequin e o Xinobi não deviam ir ao "berço de portugal" com uma canção em inglês (não foram porque a performance e a música foram das mais fracas da noite).
Uma boa música pode ser cantada em qualquer língua
A própria Luísa Sobral chegou a dizer que para representar Portugal num certame internacional prefere a nossa língua. É só mesmo uma questão de nos identificarmos com a canção que enviamos, sentir que mais nenhum país a poderia ter enviado. E a língua é o selo de identidade mais fácil de estampar.
EliminarNo contexto comercial, usem o idioma que quiserem, que pouco me importa.
"O Voo das Cegonhas" é a melhor música. Parabéns Lili.
ResponderEliminarO voo das cegonhas tem tudo para ganhar só precisa que a Lili lhe dê mais força.
ResponderEliminarSó os mais atentos vêem o festival. Muita gente nem sabia que o FC já ia na segunda semifinal esta semana. Domingo será o melhor espetáculo da noite, imperdível. Eu estarei lá ( no meu sofázinho sem falta) Acho que o festival devia passar publicidade que nem os jogos de futebol.
ResponderEliminarVoo das cegonhas é a melhor canção, a maya também gosta :) votem na 5
ResponderEliminarConcordo com o primeiro comentário! Desde o instrumental , a voz e a letra! Adorei o voo das cegonhas e não ouço-- inúmeras vezes! Foi uma excelente surpresa no festival!
ResponderEliminarA música da Lili é a melhor para levar ao altice arena
ResponderEliminarTambém estou completamente rendido à voz da Lili e à canção do Armando Teixeira. Claramente a proposta mais completa e ousada, capaz de levar ao Festival da Eurovisão uma imagem desvinculada do salvador e, ainda assim, muito apelativa, o que poderá resultar numa excelente classificação para Portugal. Sei que padecemos de uma certa aversão à mudança. No entanto, sou um apologista de que se deve aplicar na prática o tão conhecido provérbio "quem não arrisca não petisca".
ResponderEliminarSó eu é que acho o voo das cegonhas parecido com... toda a malta gritou, até o Padre juntou, aperta aperta,com ela...
ResponderEliminarHahahahaha tem uma notas parecidas mais pausadas, digamos disfarçadas.
EliminarTristeza, voces so gostam da claudia, mas o voo das cegonhas é muito melhor, tem força musica interpretacao, claramente adequada para a eurovisao
EliminarPlágio lol
Eliminar