O representante de Montenegro em Lisboa confirmou que interpretará "Inje" em montenegrino no Festival Eurovisão 2018: "Estamos também a apresentar a nossa língua e não apenas a nossa música".
Vencedor do Montevizija 2018, Vanja Radovanović confirmou que irá defender "Inje" em montenegrino no Festival Eurovisão em Lisboa, depois de dois anos com candidaturas em inglês: "Estamos também a apresentar a nossa língua e não apenas a nossa música. É o mais natural [cantar em montenegrino]. A música não é um livro, não precisamos de traduzi-la para que as pessoas a entendam. Não digo que não se devam fazer canções em inglês. Aliás, não excluo a possibilidade de gravar uma versão em inglês, mas em maio cantarei em montenegrino".
Até ao momento, o Festival Eurovisão 2018 conta com candidaturas em 8 idiomas (albanês, espanhol, francês, grego, georgiano, inglês, montenegrino e sérvio), número superior ao número de idiomas que marcaram presença na última edição do Festival Eurovisão, 7 (bielorrusso, espanhol, francês, húngaro, inglês, italiano e português).
Estreante em 2007, Montenegro conta com 9 participações no Festival Eurovisão, conquistando apenas 2 apuramentos para a Grande Final: em 2014, Sergej Ćetković foi 19.º classificado e, em 2015, Knez conquistou o 13.º lugar em Viena. Escolhido internamente pela emissora RTCG, o cantor Slavko representou Montenegro no Festival Eurovisão 2017 com "Space". Contudo, a candidatura terminou em 16.º lugar com 56 pontos, falhando o apuramento para a Grande Final do concurso. Recorde, de seguida, a atuação:
Albania e Grecia vão traducir ao inglés e de isso ninguem tem duvidas.
ResponderEliminarDe 8 passam a 6 mais o nosso portugués seria novamente 7. Ainda ha esperança de superar com todas as que estão por surgir.
Esperemos para ver.
Falta aí o italiano
ResponderEliminar