A RTP revelou, esta tarde, que o Festival da Canção 2018 contará com uma transmissão em Língua Gestual Portuguesa.
A RTP anunciou, esta tarde, na página oficial do Festival da Canção que o concurso que selecionará o representante de Portugal no Festival Eurovisão 2018 contará com uma transmissão em Língua Gestual Portuguesa. A competição, que será acompanhada em direto por um intérprete de Língua Gestual, poderá ser seguida em rtp.pt/wportal/acessibilidades/gestual.
De realçar que, a transmissão paralela em língua gestual é utilizada em vários países. Por exemplo, na Suécia, a SVT tem uma transmissão em língua gestual que, em 2015, se tornou viral em todo o mundo, como pode recordar de seguida:
Fonte/Vídeo: RTP / Imagem: ESCPortugal
Na Suecia, gostei mais do interprete de lingua gestual que o cantor :)
ResponderEliminarDa Suécia, RTP só "copia" aquilo que lhe convém porque, outras coisas para poder melhorar, a sério, o Festival da Canção isso já não faz
ResponderEliminarCopia? Lamento informar que pessoas com deficiências auditivas não existem apenas na Suécia
EliminarNão aprovo muitas das opções da RTP, mas neste caso, os surdos também têm direito a poder usufruir do Festival da Canção. Venha ele a ser excelente, mediano ou insuficiente.
EliminarAnónimo do 12:07, eu não disse que esta iniciativa era uma má ideia, ela é uma excelente ideia. O que disse foi que a RTP só copia aquilo que lhe convém porque há outras coisas com que a RTP podia aprender com a SVT. Em 2017, a RTP "reformulou" o Festival e a música que ganhou, também ganhou na Eurovisão, com muita sorte. Eu não sou hipócrita, eu nunca gostei do "Amar pelos Dois", mas claro que fiquei contente por Portugal ter ganho a Eurovisão. Se Portugal podia ter ganho com uma canção melhor, podia. Isso só não acontece porque a RTP tem uma visão tradicionalista e retrógrada, que não tem a consciência que os géneros musicais e que o consumo de música dos portugueses mudaram muito em 50 anos. E este ano a RTP está a voltar a cometer os mesmos erros do passado.
EliminarA Suécia, em 2010, pela primeira vez, não passou à final da Eurovisão e, em 2011, reformularam o Melodifestivalen, e desde então ganharam 2 vezes (2012 e 2015), ficaram em 3º lugar duas vezes (2011 e 2014) e em 5º lugar duas vezes (2016 e 2017).
Em vez de nós [portugueses] estarmos a criticar os sucesso dos outros, devíamos era estar a aprender com eles para não voltarmos a ganhar a Eurovisão daqui a 49 anos.
Também não percebi...explique me lá então por que é que "convem" à RTP copiar a Suécia no que toca à linguagem gestual? Tem a noção do rídiculo do seu comentário? A inclusão de todas as pessoas é um dever de qualquer estação pública. Não misture alhos com bugalhos
EliminarSó em 2018 é que a RTP se lembra que também existe surdos em Portugal. Desde 2010, que a SVT tem linguagem gestual no Melodifestivalen. A RTP nunca vai conseguir prestar um serviço público igual ou melhor que a SVT. Tente informar-se melhor antes, para que não pareça tão ridículo.
EliminarEstou a ver que é super fã da Suécia. Caramba eles realmente inventam tudo!
ResponderEliminarQuando se tem a noção de duas realidades diferentes, chega-se à conclusão que o nosso país ainda tem muito para melhorar em muita coisa...
Eliminar