A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa anunciou em comunicado a realização, a partir do próximo dia 17, de um ciclo de debates sobre “dois dos maiores eventos musicais e televisivos em Portugal e na Europa, o Festival RTP da Canção e o Festival Eurovisão da Canção”.
O ciclo intitula-se “Eurovisions: Perspectives from the Social Sciences, Humanities and Arts” e a primeira sessão, no dia 17, junta a intérprete Adelaide Ferreira, que representou Portugal na Eurovisão em 1985, Eládio Clímaco, que apresentou vários Festivais RTP e comentou muitos certames da Eurovisão, e o jornalista Nuno Galopim, consultor da RTP para o Festival da Canção.
“As conferências ‘Eurovisions’ têm como objetivo proporcionar um espaço de reflexão acerca destes dois eventos que, ao envolver milhões de pessoas – músicos, autores, técnicos jornalistas e público – assumem uma posição privilegiada no campo mediáticos, musical, social e económico”, afirma o Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET‐md), da Universidade Nova, que organiza o ciclo.
Quanto ao Festival RTP da canção, cuja primeira edição data de 1964 começa ahora, esclarece a mesma fonte, a ser estudado no âmbito académico, num trabalho financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e elaborado por uma equipa de investigadores do INET. Pode ver o programa AQUI.
Recorde-se que Portugal particicipou no Festival Eurovisão da Canção em 49 edições, ganhando em 2017 com a canção "Amar pelos dois" de Luísa Sobral para a voz de Salvador Sobral. Recorde todas as participações portuguesas nos dois vídeos seguintes:
Muito interessante esta iniciativa. Espero que estes debates sirvam para melhorar o FDC e que acima de tudo seja uma forma de partilhar ideias com pessoas de outros países.
ResponderEliminar