A UER/EBU e a RTP acabam de revelar a primeira imagem da maqueta do palco do Festival Eurovisão da Canção 2018, que terá lugar em Lisboa. O palco e todo o cenário serão inspirados na história de Portugal.
O palco do Festival Eurovisão da Canção 2018 foi desenhado por Florian Wieder, o alemão que também foi responsável pelos palcos dos festivais Eurovisão de 2011, 2012, 2015 e 2017. “A história tão rica de Portugal como nação dos mares irá refletir, sem qualquer fronteira, os valores que queremos para o Festival Eurovisão”, escreveu o designer na nota explicativa ao qual o ESCPORTUGAL teve acesso. Iremos, assim, ser convidados a viver uma viagem pelos ‘altos mares’ da música que nos irá permitir descobrir os países e as culturas através da música. A primeira imagem da maqueta foi difundida há minutos pela EBU/UER.
O designer Florian Wieder partiu de quatro pontos como inspiração para o desenho cenográfico do Festival Eurovisão da Canção 2018:
Os descobrimentos portugueses:
A bandeira de Portugal contém uma esfera armilar. A esfera armilar é um instrumento de astronomia aplicado à navegação e representa a importância de Portugal na Era dos Descobrimentos. Por esta razão, a esfera armilar torna-se o elemento chave visual no conceito de design.
O oceano:
O mar dá-nos uma sensação de liberdade e clareza tornando-se um dos lugares mais pacíficos da Terra. O design do palco mostra uma interpretação moderna de uma onda e a sua representação orgânica.
Os barcos:
Os portugueses foram pioneiros na arte da construção de navios e responsáveis por grandes avanços da tecnologia e ciência náutica, garantindo a exploração de vários territórios por causa desta excelente habilidade. A estrutura do palco é inspirada por essas peças de arte usadas na construção de barcos.
A cartografia:
Um mapa é a representação gráfica da terra e do mar. Em maio, Lisboa torna-se o centro das atenções e onde se cruzam todas as linhas que ligam países e nações. O cenário contempla também esta ideia na sua conceção.
De acordo com Paulo Resende, da equipa da RTP, pretende-se que o palco e o cenário reflitam a identidade portuguesa, sendo “elegante, moderno e, ao mesmo tempo, único e distintivo”. Ao refletir a história e cultura portuguesas, “irá ao mesmo tempo transpor um legado moderno". Por seu turno, Jon Ola Sand, o produtor executivo, afirmou: “Tal como o slogan e o logotipo, o design do palco é inspirado muito bem na história de Portugal e no oceano. Vai criar uma imagem distintiva aos intérpretes de cada canção.”
Mais imagens da maqueta serão divulgadas em breve.
De acordo com Paulo Resende, da equipa da RTP, pretende-se que o palco e o cenário reflitam a identidade portuguesa, sendo “elegante, moderno e, ao mesmo tempo, único e distintivo”. Ao refletir a história e cultura portuguesas, “irá ao mesmo tempo transpor um legado moderno". Por seu turno, Jon Ola Sand, o produtor executivo, afirmou: “Tal como o slogan e o logotipo, o design do palco é inspirado muito bem na história de Portugal e no oceano. Vai criar uma imagem distintiva aos intérpretes de cada canção.”
Mais imagens da maqueta serão divulgadas em breve.
Fonte: EUROVISION, RTP/ Imagem: EUROVISION
Que GIGANTE!!!
ResponderEliminarAchei magnífico!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderEliminarWOW! Sem palavras! Lindo!
ResponderEliminar👏👏👏👏👏👏👏👏
ResponderEliminarBeautiful!
Uauuu gostei. Design leve, moderno, imenso. Cheio de conteúdo através de arte e nao pela directa exibição de objectos. Parabéns!
ResponderEliminarO designer alemão tem muito jeito para trabalhar conceitos! O palco está soberbo! À primeira vista, a imagem lembrou-me em muito a escultura "A Anémona", em Matosinhos. Não lhe dou os Parabéns por agora, pois a a construção pode ficar aquém do que se pode imaginar pelo desenho... Mas promete! Com a apresentação desta imagem já esqueço um pouco a falta de arrojo dos vários logotipos oficiais (não passam de meras maquetas básicas, sem qualquer acabamento profissional), em vez de apostar todas as energias num único de jeito (pena o Florian não ter sido o autor do mesmo).
ResponderEliminarVai ter Led's?
ResponderEliminarBravo (h) (h)
ResponderEliminarEtéreo e minimalista. Penso que tem potencial de mutabilidade para criar diferentes ambientes, adaptando-se a cada canção. Menos Leds este ano please. Só de pensar na canção da Croácia 2017 em Kiev dá-me vómitos.
ResponderEliminarDesculpem a ignorância, mas já está confirmado onde será realizado o ESC? Será no ex-Meo Arena, como por cá se falou em Maio? Obrigado.
ResponderEliminarSim, já está confirmado desde Julho que vai ser no Parque das Nações (oficialmente não podem dizer que é na Altice Arena, porque Altice é o nome de uma marca). Alguns bilhetes já estiveram à venda no dia 30.
EliminarJá está decidido oficialmente há algumas semanas, se não meses.
EliminarX-) amo
ResponderEliminarAlguém pode-me dizer se tem leds?
ResponderEliminarTambém queria saber
Eliminar:-?
EliminarGosto muito. A questão é como é que o logótipo saído do Paint se enquadra com este palco. Como o grafismo será modernizado para ligar com a restante imagem?!
ResponderEliminarIMPORTANTE: eu gostava de saber onde posso ver a planta do MeoArena com as divisórias do espetáculo. (É que na internet não há a 2b, a 2c etc...) podem colocar aqui o link? Obrigado
ResponderEliminaryap, a necessitar do mesmo.
EliminarAcho horrível, desculpem. É igual aos dos outros anos. esperava algo mais original e verdadeiramente "nosso". A ideia não era ter um palco a partir dos desenhos do Tudela? Então por que raio vem agora um alemão a mando dos suecos fazer o palco?
ResponderEliminarMenos álcool e mais consiso e respeitoso se não sabe apreciar e dar uma critica construtiva passe a próxima notícia.
Eliminarvai ter leds no tecto e de lado. o chao da arena será um ecra gigante
ResponderEliminarComo sabe? Onde viu isso?
EliminarComo sabes?
EliminarSerio...o salvador tinha razão
EliminarSó vendo para crer :d
EliminarEssa estrutura foi inspirada na esfera armilar não?
ResponderEliminar