As primeiras horas da votação online do Festival Eurovisão Júnior 2017 estão a ficar marcadas pela manipulação de votos. A EBU/UER ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Pela primeira vez na história, uma competição eurovisiva contará com uma vertente de votação online, responsável por 50% dos resultados finais. Contudo, apesar da inovação, a implementação do processo não agradou aos eurofãs, com diversas acusações de favorecimento aos grandes países, como a Rússia e a Polónia, visto que é permitido votar no próprio país.
No entanto, depois da abertura das votações (às 17h de ontem), a polémica aumentou nas redes sociais: apesar de ter sido garantido que cada pessoa poderia votar em três a cinco candidatos, apenas uma vez, diversos internautas mostraram nas redes sociais diversos métodos para votar em mais que uma ocasião.
A maioria desses internautas têm utilizado à plataforma de votação via VPN (Virtual Private Network), o que permitem que apareçam como se estivessem a visitar a página vindos de outo país usando conexões de serviço remoto. O facto de diversos serviços VPN serem gratuitos e sem qualquer assinatura faz com que a plataforma de votação fique susceptível a uma manipulação a uma escala comercial. Porém, não fica por aqui: através da Navegação Anónima do Google Chrome também é possível enviar diversas votações, o que permite que cada pessoa vote as vezes que entender.
A EBU/UER ainda não se pronunciou sobre esse assunto, sendo que diversas pessoas duvidam que a entidade máxima do Festival Eurovisão Júnior seja incapaz de filtrar os votos fraudulentos até ao certame, algo que terá ainda menos probabilidade de acontecer durante a segunda ronda de votação que decorrerá durante 15 minutos no domingo.
Fonte: Eurovoix/Imagem: JuniorEurovision
Este método não tem sentido nenhum ... a Polónia ganha facilmente isto
ResponderEliminarPermitir votações online sem envolver, NO MÍNIMO, qualquer tipo de registo prévio é apenas e só estúpido (já nem falo noutro tipo de verificações). Tantas e tantas maneiras de manipular os votos.
ResponderEliminarEu sabia que isto ia dar barraca
ResponderEliminarA manipulação também passa pelos portugueses lol estamos em primeiro na poll do wiwibloggs
ResponderEliminarDuvido que sejam só portugueses, Portugal tem mais de 900 votos nessa poll e aqui tem pouco mais de 100. Mas também não percebo.
EliminarComeçou logo mal quando anunciaram que se podia votar no próprio, assim a Polônia e a Rússia, vao ser bastante beneficiados
ResponderEliminarSaudades do 760...
ResponderEliminarEu sei que não tem nada a haver com o assunto em questão mas a Blueticket ainda não publicou o planeamento dos lugares e respectivos preços, isto a 5 do início da venda dos bilhetes da Grande Final da Eurovisão
ResponderEliminarke aldrabeira! 120 votos para Portugal? lol
ResponderEliminar