A emissora eslovaca RTVS revelou que a decisão sobre o Festival Eurovisão 2018 ainda não foi tomada. Em caso de participação, esta será a primeira presença da Eslováquia no concurso desde 2012.
Ao contrário de Andorra, Luxemburgo e Turquia, a emissora estatal da Eslováquia ainda não decidiu se participará ou não na próxima edição do Festival Eurovisão que será realizada em Lisboa. O anúncio foi efetuado por Juraj Kadás, gerente de relações públicas, que se recusou a avançar com uma data para a revelação da decisão final. De realçar que a RTVS tem um novo diretor, Jaroslav Raznik, algo que tem provocado diversos rumores sobre um eventual regresso eslovaco ao certame.
Agendado para 8, 10 e 12 de maio no Parque das Nações, em Lisboa, o Festival Eurovisão 2018 conta com 24 países provisoriamente confirmados: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bielorrússia, Chipre, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Irlanda, Islândia, Letónia, Lituânia, Malta, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, Sérvia, Suécia e Suíça. Por outro lado, Andorra, Luxemburgo e Turquia são os únicos países que já confirmaram que não estarão representados em Lisboa.
A Eslováquia estreou-se no Eurovision Song Contest em 1994, tendo participado em 1996 e 1998 antes de um interregno de 10 anos. Em 2009 regressou ao evento, participando ininterruptamente até 2012, nunca conquistando um lugar de acesso à Grande Final. Max Jason Mai e o tema 'Don't Close Your Eyes' foram os últimos representantes do país no concurso, tendo conquistado a 18.ª (e última) posição na semifinal com 22 pontos. Recorde a atuação de seguida:
Fonte: eurovoix / Imagem e Vídeo: eurovision.tv
Já que não volta a Turquia, que volte a Eslováquia
ResponderEliminarVolta Eslováquia!!
ResponderEliminarNao vou criar espectativas pois com a Turquia estava cheio de esperança e olha.
ResponderEliminarMas queria muito que a Eslovaquia voltasse e que se fizesss justiça. So comecei a ver a Eurovisao em 2011 mas lembro me e vi algumas outras participacoes da Eslovaquia e pelo menos uma vez merecia a final.. Para mim em 2012 foi a melhor... E 2010 tambem era muito boa
VOLTEM PLSS
ResponderEliminar2010 e 2011 mereciam final sem duvida.
ResponderEliminarQuiçá das participações da Eslováquia, a melhor seja a de 1996. Curiosamente, nesse ano houve uma semifinal em que 7 paises foram excluídos da final. A Dinamarca escandalosamente não particpou na final (https://www.youtube.com/watch?v=ik8XtuZOUN8), mas, mais uma vez, se provou que não vencer o ESC pode ser uma rampa de lançamento, pois a canção/melodia se tornou um éxito à escala mundial... E intemporal: https://www.youtube.com/watch?v=oNSpgFRWu0o
ResponderEliminar