A emissora estatal da Croácia anunciou que a decisão sobre a participação no Festival Eurovisão 2018 ainda não foi tomada. A decisão final deverá ser tomada nos próximos dias.
Apesar dos bons resultados alcançados após o regresso ao certame, a Croácia ainda não assegurou a participação no Festival Eurovisão 2018, certame que terá lugar em Lisboa. O anúncio foi efetuado pela emissora estatal croata HRT que garantiu que o assunto está a ser discutido pela administração mas que a decisão final não foi ainda tomada. De realçar que, nos últimos dias, vários rumores apontaram que Alen Đuras e Mia Dimšić poderiam estar em negociações com a HRT para representar o país em 2018 (AQUI).
Agendado para 8, 10 e 12 de maio no Parque das Nações, em Lisboa, o Festival Eurovisão 2018 conta com 30 países provisoriamente confirmados: Alemanha, Arménia, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Bielorrússia, Chéquia, Chipre, Dinamarca, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Holanda, Irlanda, Islândia, Letónia, Lituânia, Malta, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça e Ucrânia. Por outro lado, Andorra, Luxemburgo e Turquia são os únicos países que já confirmaram que não estarão representados em Lisboa, enquanto a Albânia, Croácia e Eslováquia ainda não tomaram uma decisão final.
Estreante em 1993, a Croácia participou em 23 edições do Festival Eurovisão, tendo como melhor resultado o 4.º lugar alcançado em 1996 e 1999 por Maja Blagdan e Doris Dragović, respetivamente. Em Kiev, o país foi representado por Jacques Houdek e "My Friend", candidatura que terminou em 13.º lugar na Grande Final com 128 pontos, nenhum deles oriundo de Portugal. Recorde a atuação de seguida:
Fonte: Eurovoix / Imagem e Vídeo: eurovision.tv
Estes balcãs andam todos muito indecisos: é a Bulgaria, a Albania, a Croacia,..
ResponderEliminarSo faltam confirmar a maioria dos paises balcas e o UK, Italia, Hungria e Eslovaquia.
O UK, a Italia, a Eslovenia, a Grecia e a Hungria vao participar de certeza. Nao ha duvida.
Quanto a Eslovaquia estou convencido que voltam.
A Bulgaria é uma incognita assim como Montenegro, Albania e Macedonia devido ao financiamento e aos maus resultados
Segundo a Wikipédia a Itália e São Marino já confirmaram que participam.
ResponderEliminarCaro leitor das 12.40: ambas as estações de televisão ainda não confirmaram oficialmente, por isso ainda não demos no ESCPORTUGAL qualquer informação nesse sentido
EliminarObrigado pela informação.
Eliminar