Pela primeira vez desde 2008, Malta será representada por um rapaz no Festival Eurovisão Júnior: Gianluca Cillia venceu o Malta Junior Eurovision Song Contest e representa o país em Tbilisi.
Malta escolheu, esta noite, o seu representante para o Festival Eurovisão Júnior 2017. 10 jovens cantores estiveram na corrida, tendo interpretado covers de temas conhecidos, sendo que a votação esteve à total responsabilidade do televoto.
Gianluca Cillia, com apenas 9 anos de idade, que defendeu "Perdere l’amore", foi o candidato mais votado, adquirindo o direito de representar Malta no certame internacional. De realçar que é a primeira vez desde 2008 que Malta é representada por um intérprete do sexo masculino. Veronica Rotin conquistou o segundo lugar enquanto o terceiro lugar foi atribuído a Rianne Demicoli.
Tal como nos anos anteriores, o tema de Gianluca Cillia defenderá no Festival Eurovisão Júnior será decidido internamente pela emissora estatal PBS, sendo espectável que a mesma seja revelada no final do verão.
Até ao momento, o Festival Eurovisão Júnior 2017, com data marcada para 26 de novembro no Tbilisi Sports Palace, na capital georgiana, conta com 12 países confirmados: Albânia, ARJ Macedónia, Arménia, Bielorrússia, Geórgia, Holanda, Irlanda, Itália, Malta, Rússia, Sérvia e Ucrânia. Por outro lado, Bélgica, Dinamarca, Eslovénia, Letónia e Suécia já anunciaram que não regressarão ao evento, enquanto Bulgária, Polónia, Israel, Austrália e Chipre, países participantes na edição de 2016, ainda não revelaram a sua posição.
Estreante em 2003, Malta conta com 12 participações no Festival Eurovisão Júnior. Depois do interregno em 2011 e 2012, o pequeno arquipélago venceu a competição em duas ocasiões (2013 e 2015), sediando o concurso no ano seguinte. Em 2016, Christina Magrin representou Malta em Valletta com "Parachute", terminando em 6.º lugar com 191 pontos. Recorde a atuação de seguida:
O rapazinho tem bons pulmões, mas estou em crer que se ele baixasse um pouco mais o tom vocal a música soaria melhor.
ResponderEliminar