O PSOE, Partido Socialista Operário Espanhol, propôs hoje que o representante do país no Eurovision Song Contest 2018 cante numa das línguas oficiais do país.
O PSOE introduziu hoje uma proposta de lei, na Comissão de Cultura do Congresso, que insta o governo a negociar com a RTVE um conjunto de regras para selecionar o cantor e canção que representarão Espanha no Festival Eurovisão da Canção de 2018. Nessa proposta, os socialistas querem condicionar o idioma da canção selecionada, que deve ser um dos oficiais do país. É possível ler ainda que devem ser introduzidos critérios que tenham em atenção a qualidade e talento dos selecionados e a disseminação dos valores culturais comuns aos europeus.
O Partido Socialista Operário Espanhol acredita que o "fraco" resultado conquistado "novamente" na última Eurovisão deve obrigar a uma reflexão por parte da direção da RTVE na hora de escolher o embaixador da música espanhola num evento assistido por milhões de telespetadores. Sem querer exagerar a importância de um mau resultado ou no significado cultural do evento, os deputados do PSOE expressaram a sua preocupação com o efeito negativo que tem sobre o prestígio da marca cultural "Espanha" e a desorientação que parece marcar a definição dos critérios orientadores da participação espanhola.
Espanha fez-se representar por Manel Navarro em Kiev. O cantor levou o tema Do It For Your Lover à Eurovisão 2016 mas não descolou do último lugar na tabela classificativa da grande final. Espanha recebeu apenas 5 pontos, todos atribuídos pelo televoto português.
Fonte: Eldiario.es / Imagem e Vídeo: eurovision.tv
Em pulgas para ver quantos países vão cantar na sua própria língua no ESC2018.... :d
ResponderEliminarConcordo , a língua espanhola é linda e ridículo estarem a cantar inglês
ResponderEliminarPor falar em Espanha descobri no outro dia uma jovem cantora [Rosália] que canta flamenco, videoclips que à partida parecem ser coisa de música mais comercial e de repente surgem umas puras guitarradas.
ResponderEliminarhttps://www.youtube.com/watch?v=NfDEEyg3AdA
https://www.youtube.com/watch?v=0OMwDZUWl5g
E pelos vistos a cantora foi colega do Salvador Sobral em Barcelona (http://www.lavanguardia.com/cultura/20170516/422611133768/eurovision-musica.html) Aproveitem a cunha e com sorte recebem pontos dos nossos jurados.
Mais um velho do restelo...
ResponderEliminarUm velho de Finisterra talvez...
EliminarConcordo.
EliminarOs cantores e compositores devem ter liberdade de escolher em que língua querem cantar. Depois, o público decide e vota.
Ditadura já acabou há muito tempo.