A segunda semifinal do Festival Eurovisão 2017 voltou a fazer história! Aceda a algumas das curiosidades da gala que encerrou o lote de finalistas da edição deste ano.
Depois do apuramento de Portugal para a Grande Final do Festival Eurovisão 2017, a ARJ Macedónia adquiriu o título de país fora da final há mais tempo. Jana Burčeska não conseguiu levar o país à Grande Final, estando o mesmo fora da derradeira gala desde 2012.
A Roménia junta-se à Austrália, Azerbaijão e Ucrânia como países que nunca falharam o apuramento para a Grande Final do Festival Eurovisão. O país esteve fora da edição do ano passado por ter sido desclassificado pela EBU/UER.
Pelo quarto ano consecutivo, a Áustria estará na Grande Final do Festival Eurovisão depois do apuramento de Nathan Trent. O país nunca tinha conquistado o apuramento pelas semifinais em dois anos consecutivos.
Israel igualou a sua melhor série de apuramentos no Festival Eurovisão: com o terceiro apuramento consecutivo, o país igualou os três apuramentos conseguidos entre 2008 e 2010.
A australiana Anja pôs fim à pior série de resultados da Dinamarca: o país estava fora da Grande Final desde 2014, edição realizada em Copenhaga.
Pela primeira vez desde 2008, a Estónia falhou o apuramento para a Grande Final em dois anos consecutivos. Com a eliminação de Koit Toome & Laura, Valentina Monetta e Omar Naber, o grupo moldavo Sunstroke Project é o único repetente a marcar presença na Grande Final do certame.
Também a Holanda repetiu a proeza de conquistar o apuramento para a Grande Final pelo segundo ano consecutivo, sendo o quarto apuramento em cinco anos. O grupo OGN3E tornou-se o segundo participante no Festival Eurovisão Júnior a conquistar o apuramento para a Final do Festival Eurovisão, repetindo a proeza das Tolmachevy Sisters.
Pela primeira vez desde 2013, a Sérvia falhou o apuramento para a Grande Final. É a primeira vez que o país fica de fora a cantar em inglês: em 2009 e 2013 o país foi eliminado com temas interpretados em sérvio.
A Bielorrússia conquistou o primeiro apuramento desde 2014, levando, pela primeira vez, o bielorrusso à Grande Final do Festival Eurovisão.
Todos os países que cantaram num idioma não-inglês conquistaram o apuramento: Croácia (inglês e italiano), Bielorrússia (bielorrusso) e Hungria (húngaro). Malta e Irlanda foram os únicos países a falhar o apuramento a cantar na sua língua nativa.
Depois de vários anos fora da Grande Final e de interregnos, a Bulgária e a Croácia conquistaram, pelo segundo ano consecutivo, o apuramento para a Final do Festival Eurovisão. Também a Noruega está de regresso à Final depois do desaire do ano passado.
Más notícias para a Irlanda: o país recordista do Festival Eurovisão falhou, pela quarta vez consecutiva, o apuramento para a Grande Final. A última participação foi em 2013 e a Irlanda terminou na última posição. Também São Marino não tem razões para sorrir: o país está fora da Grande Final desde 2014, ano do inédito apuramento.
A Suíça também voltou a falhar o apuramento. A última presença na Grande Final foi em 2014 e, desde então, o país ficou na última posição nas duas ocasiões.
Em comparação com a Grande Final do ano passado, seis países repetiram o apuramento (Áustria, Holanda, Hungria, Croácia, Bulgária e Israel) enquanto que Sérvia, Malta e Lituânia falharam o apuramento.
Já agora, outra curiosidade: a cantora da Macedónia, grávida, foi pedida em casamento na "green room" e aceitou. Como disse um dos apresentadores, foi o primeiro pedido de casamento num ESC. Não perdeu tudo...
ResponderEliminarPudera... Um GATAO daqueles... Quem não aceitaria?
EliminarA Bielorrússia apurou-se pela primeira vez num ESC que não tem lugar num país nórdico.
ResponderEliminarvamos encher o mural do ronaldo para ele partilhar a musica do salvador vai chegar ao mundo TODO
ResponderEliminarVamos obrigá-lo a gostar da canção, porque, se não gostar, não é um bom português...
Eliminar