Os resultados da votação do ESCPORTUGAL Regiões para a primeira semifinal do Festival Eurovisão 2017 já estão disponíveis. Saiba quais foram as candidaturas favoritas dos leitores do ESCPORTUGAL em Portugal e no estrangeiro.
Tal como nos anos anteriores, o ESCPORTUGAL levou a cabo, nos últimos dias, mais uma edição do ESCPortugal Regiões. Várias centenas de leitores aderiram à iniciativa, votando nos seus candidatos favoritos da primeira semifinal do Festival Eurovisão 2017, sendo que as votações foram distribuídos consoante o local de residência dos votantes.
No total, 88,74% dos votantes registados votaram desde território nacional, com destaque para os distritos do Porto (13,9%), Lisboa (12,58%) e Braga (7,28%). Contudo, no que diz respeito às preferências, as votações foram quase unânimes: Portugal venceu em 13 dos 18 distritos nacionais, bem como nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira. A Suécia seguiu-se nas preferências, vencendo na Guarda, Santarém e Évora, enquanto que o Azerbaijão e a Finlândia venceram em Setúbal e Bragança, respetivamente.
Ao contrário dos anos anteriores, o ESCPORTUGAL resolveu modificar os votos referentes à diáspora nacional e aos leitores estrangeiros, sendo que foram contabilizados os votos separadamente por cada país de proveniência (em 2016, os votos foram divididos entre votos na Europa e no Resto do Mundo). Os votos provenientes da Alemanha, Angola, Espanha, Finlândia, França, Reino Unido, Suíça e Uruguai deram a vitória a Salvador Sobral, enquanto a votação dos Estados Unidos da América e o Canadá atribuíram a vitória à Finlândia e à República Checa, respetivamente. Por sua vez, a Islândia foi a favorita no Brasil.
No somatório das 31 votações, Portugal venceu a iniciativa com 320 pontos, sendo o preferido de 23 das regiões contabilizadas e ficando sem qualquer pontuação apenas do Brasil e dos Estados Unidos da América. Com 225 pontos, seguiu-se a Suécia, favorita em Évora, Guarda e Santarém, enquanto que a Finlândia encerrou o pódio da iniciativa, com a vitória em Bragança e nos Estados Unidos. Azerbaijão (favorito em Setúbal), Bélgica, Austrália, Arménia, Islândia (favorita no Brasil), Grécia e Chipre ocupam os restantes lugares de apuramento, enquanto que a República Checa foi o único país a ficar de fora dos apurados apesar de ter sido o favorito no Canadá.
Aceda, de seguida, aos resultados da votação na íntegra:
Saiba como votar no ESCPORTUGAL Regiões da 2.ª semifinal AQUI.
Fonte e Imagem: ESCPortugal
acho que é injusto votarmos em Portugal, deveria ser algo mais "realístico" porque afinal de contas não podemos votar em nós próprios! mas claro que isto é uma mera votação
ResponderEliminarIncrível a votação do Canadá! Mas quantas pessoas desses países votaram? Eu não li o artigo de saiba como votar no ESC regiões, senão eu havia participado. Achei que seria como ano passado, apenas em Portugal poderia votar. Mas gostei da iniciativa.
ResponderEliminarQual o espanto?
EliminarMiren esto, e maravilloso, os paraces dun colexio de Cadiz! https://twitter.com/jnkcmps/status/861941224265195521
ResponderEliminar(Para quem não fala espanhol)
EliminarO link mostra o video de uma turma de um colégio em cádiz a cantar música "Amar pelos dois".
Gracias por el vídeo Juan!!!
Miren quies bueno de fofuricas questa interpretation!
EliminarNão me surpreendo com a Islândia favorita no Brasil, ela se encontra em praticamente todos os top10 dos eurofans da terra tupiniquim, ela é meu top2, sua canção é maravilhosa, bem produzida e com uma composição excelente que aborda um tema bem complexo.
ResponderEliminar