Boa Noite! Dois dias após o apuramento de Portugal no Festival Eurovisão da Canção 2017, chega a vez da segunda semifinal. Hoje, iremos conhecer o segundo lote de dez finalistas que irá completar o lote dos 26 da Grande Final. Fique connosco!
[EM ATUALIZAÇÃO]
20:00 - Começa a Segunda Semifinal do Festival Eurovisão da Canção 2017!
20:05 - Dão entrada os três apresentadores do espectáculo desta noite: Oleksandr Skichko, Volodymyr Ostapchuk e Timur Miroshnychenko! A gala começa com uma actuação dos dois apresentadores, dando uso aos vários instrumentos e costumes habituais e lindíssimos do folclore ucraniano, tocando várias canções conhecidas do ESC nesta versão étnica.
20:08 - Magnífica abertura!
20:09 - Parece que a hora de vermos o espectáculo iniciado chegou... A Sérvia é o primeiro país a actuar nesta semifinal 2!
20:14 - A Sérvia, tal como nos ensaios, apostou de forma errada na abordagem do seu tema ao palco do Festival Eurovisão da Canção 2017. Numa actuação que se pretendia com mais movimento, Tijana apresenta-se estática e sem qualquer movimento em palco. Ainda que haja uma clara movimentação nesta actuação, esta perca por tardia e o dançarino responsável por esta, faz lembrar um flop muito conhecido, o de Malta no televoto do ano passado. Ainda assim, foi uma prestação positiva.
20:18 - Seguimos para a Áustria! Se houvesse um prémio para o interprete mais carismático, tínhamos aqui um claro favorito à vitória. Interpretando uma canção despretensiosa de efeitos, Nathan apresenta-se confiante e capaz na condução da sua canção. Simplicidade, mas capacidade, são o mote da Áustria este ano. Assim esperemos ver o cantor na final.
20:22 - A Macedónia bem que tentou dar a volta, mas o resultado ficou de alguma forma para discussão póstuma a esta semifinal. Jana apresentou-se confiante e com os vocais no ponto, ao contrário do que tem sido habitual, mas tal como a Sérvia, falta mais movimento. As imagens do videoclip e o vermelho permanente não deverão ser suficientes por si só. A canção está, mas o resto ficou numa danger zone.
20:26 - Viajamos para Malta! Talvez o ser a única balada forte interpretada por uma mulher desta semifinal, poderá ser um ponto a favor. A aposta da delegação maltesa, foi de encontro à simplicidade e à força de Claudia em interpretar o tema... Será suficiente?
20:30 - Após uma forte balada, segue-se uma forte canção pop. A proposta da Roménia funciona vista pela televisão, sendo claramente uma aposta segura do televoto. Ainda assim, os júris não deverão cair na tentação de votar em tal actuação tão fora de "nexo". É uma autêntica perfomance "chiclete". Está na final, mas o júri poderá complicar a vida aos romenos.
20:33 - De facto, o poder vocal e de combinação de vozes das irmãs holandesas é brilhante. Interpretando uma canção que pouco tem de capaz, as interpretes elevam o seu tema de uma forma considerável. Apresentam-se em palco de uma forma simples mas que provoca impacto (especialmente com o decote da irmã loira). A Holanda parece estar trilhar mais uma vez o caminho para a final.
20:40 - Magnífica canção étnica apresentada pela Hungria! A cultura cigana encontra-se representada (e bem) através deste tema. Os movimentos da dançarina, os planos de camera e claro, a interpretação do cantor, tudo parece combinar para um bom resultado do país nesta semifinal. Algo diferente! Há que dizer... finalmente!
20:44 - A Dinamarca, a começar pela sua representante, pretende voltar a explodir no ESC. A delegação nórdica optou pela reciclagem do vestido vermelho de Anja. A escolha é mais do que sensata, se tivermos em conta a vontade anterior da DR em vestir a interprete com uma roupa pouco ou nada apelativa. Quanto à actuação, resulta bem e faz parte daquilo que se faz e bem no ESC. Não sei se irá "pegar" como há uns anos certamente iria, mas dará para ir à final. Estou certo disso!
20:48 - A Irlanda está a tentar quase de forma desesperada, voltar aos bons resultados que já teve em festivais de anos anteriores. Têm a canção, têm a cenografia em palco, a voz e postura do interprete. Num dos temas com mais qualidade desta semifinal, a Irlanda soube apostar numa cenografia leve mas com impacto.
20:53 - Ora aqui temos a joke entry desta semifinal. Esta canção para além de ser algo sem sentido, os próprios interpretes parecem estar algo perdidos a dar voz a este tema. Bem tentam apelar a uma química que realmente existe, mas tudo torna-se demais quando é feito da mesma forma... São Marino estará certamente de fora da Grande Final.
20:57 - O grande e todo o poderoso Jacques, tem de facto uma grande e louvável voz, mas a verdade é que o tema não faz jus àquilo que o interprete vale. A cenografia em palco foi de facto muito bem conseguida, mas falta qualidade no tema que o interprete croata leva ao palco do ESC. É pena.
21:00 - A Noruega joga o baralho todo na aposta na cenografia. Ainda que a canção não demonstre estar no pelotão, a verdade é que é dos temas mais contemporâneos desta semifinal. Por aqui, não há muito a dizer. A aposta na perfomance em palco com um apelo claro a algo moderno é clara e notória.
21:05 - A Suíça falha mais uma vez a abordagem àquilo que é pretendido para o tema que leva a Kiev... uma actuação sóbria, mas com classe. O país helvético dá lugar a uma actuação quase retirada de um conto da Disney. Tirando este facto que pode vir a pesar, a verdade é que tudo o resto resulta. A interpretação foi excelente e não há nada a apontar quanto à realização.
21:11 - Esta é sem sombras de dúvida, a actuação mais bem conseguida desta semifinal! A Bielorrússia decidiu apostar pela primeira vez no bielorrusso como língua para levar ao palco do ESC. A escolha não podia ser a mais acertada. Numa canção leve e sem complexos, este país arrisca-se a sair Sábado como um dos favoritos a um lugar no top 10! A leveza, aliada com a originalidade do barco levado ao vento, tudo parece magia. Muito bem!
21:15 - A Bulgária é favorita à vitória desta semifinal. É um facto! Mas merecerá tal feito? A actuação da delegação búlgara apresenta-se como uma das mais bem pensadas para o evento. Procuraram ir de encontro aos estímulos que necessitam de ser encontrados para acolher votantes. Será finalistas, com toda a certeza e de forma merecida, diga-se de forma vincada.
21:19 - Depois dos favoritos, vem um dos países candidatos ao último lugar desta semifinal. A Lituânia apresenta à Europa uma das mais alternativas canções da semifinal. A questão é que nem sempre o alternativo resulta, sendo que neste caso, confirma-se claramente esta ideia. Um mixórdia de sons e "yeah, yeah" não dão com nada. Ainda assim, a bem cuidada apresentação em palco é de louvar.
21:23 - Voamos um pouco mais a norte! A Estónia é o país que se segue à Lituânia. Os dois interpretes da canção são dos mais competentes a interpretar os seus temas, mas falta claramente um pouco mais de química, que acaba por ser necessária. Para além disso, o som do microfone de Laura no início da actuação não funcionou. Esperamos uma nova chance de subir ao palco para este país já hoje?
21:26 - Acabamos (até saber da situação da Estónia) por hoje as actuações! Israel foi o último país a subir ao palco com uma actuação dançante e bastante animada. Perfeita para terminar uma noite de canções. Imri apela às sensações e sentimentos do telespectador, indo pela via da sedução com as cameras. O ponto alto desta perfomance foi sem dúvida a curta parte que retrata a essência de Israel através do instrumental.
21:29 - Iniciam-se as votações!!
21:35 - Voltamos à saga animada de Verka com as suas aventuras por Kiev!
21:45 - Estamos a poucos minutos de conhecer os finalistas! As linhas já fecharam!
21:55 - Jana, da Macedónia teve direito a pedido de casamento! Seguimos para os países que já estão na final e votam hoje!
22:02 - É agora! Vamos conhecer os 10 finalistas desta semifinal!
Todas as semifinais, ano após ano, existe uma canção que muito injustamente fica fora da final, contra as expetativas de todos.
ResponderEliminarEstou curioso para saber quem vai fazer companhia à Finlândia este ano!
Repararam na ordem das músicas apuradas que apareceram no inicio (Arménia, Portugal, Suécia, Grécia, Azerbeijão, Polónia, Austrália, Bélgica, Moldova, Chipre). Será que é esta a ordem da classificação da 1ª semi-final?
ResponderEliminarCurioso, pensei no mesmo... Teremos de esperar até logo à noite, após final da Final.
EliminarPodem ver a 2ª semifinal no canal 230 da NOS.
ResponderEliminarA rtp só passa a semi às 21:54 wtf.
ResponderEliminar5 primeiras sem interesse!!!
ResponderEliminarHungria foi fantastico! Ate me arrepiei 😍
ResponderEliminarOs vocais do Alex da Roménia no final foi medonho.
ResponderEliminarObrigado à Hungria por ter lembrado aos Europeus o quão culturalmente diversificado é a herança Europeia.
ResponderEliminarMuito melhor do que eu previa: tem que passar à final.
A parte do violino foi sublime!
Não tens de que. Sempre ao dispor.
EliminarDigo isto desde o inicio. A cançao da Hungria é das melhores deste ano, melhor que a da Bulgaria. Para mim top 3.
EliminarGosto muito da canção da Suiça, mas prevejo oque irá ficar fora da final....é pena!oxalá me engane
ResponderEliminarLonge de ser magnifico, a Suíça este ano esforçou-se.
ResponderEliminarE fiquei impressionado com a energia e a positividade da Bielorrusia.
Acho que vou ter pesadelos com a imagem da cantora da Lituânia!!!
ResponderEliminarse as 5 primeiras foram sem interesse, o mesmo digo até á bielorrusia!! muito melhor que a própria Bulgária....
ResponderEliminarPara quem dizia que esta semifinal era bem mais fraca que a primeira, tenho as minhas duvidas.
ResponderEliminarComeço a pensar que foi o contrário.
Dinamarca é do mais datado que já vi! Copy paste! Espero que passe Croácia (pela voz), Malta (pela emoção da Cláudia), Hungria (pela sonoridade ética) e Estónia....
ResponderEliminarcomo votar?
ResponderEliminarTemos um show portugues tambem nesta semifinal???!!!
ResponderEliminarBom gosto na escolha!
Para mim as 10 músicas seriam - austria, holanda, hungria, dinamarca, irlanda, noruega, suiça, bielorrusia, bulgária e israel!!!
ResponderEliminarby:JR
Errei em 2as....Croacia e a Romenia...por irlanda e suiça...
Eliminarby: JR
Esta semi final é melhor e mais dificil que a 1ª
ResponderEliminarTriste pela eliminação da Suíça e da Estónia.
ResponderEliminarMas a voz da Laura esteve muito mal - e não foi por culpa das falhas do microfone.
Gosto das vozes da Holanda, mas não mereciam a passagem.