Boa Noite! Hoje inicia-se o primeiro dos três espectáculos do Festival Eurovisão da Canção 2017. Portugal regressa à competição após um ano de interregno. Salvador Sobral será o nosso representante em palco, sendo considerado favorito à vitória desta semifinal. Fique connosco!
Na internet, pode seguir através do site da RTP AQUI.
[EM ATUALIZAÇÃO]
19:45 - Sejam bem vindos! Chegou o dia da primeira das grandes decisões! Salvador Sobral e mais dezassete países irão lutar por dez vagas para a grande final de Sábado. Acompanhe connosco minuto a minuto todos os acontecimentos desta noite!
20:00 - Começa a Primeira Semifinal do Festival Eurovisão da Canção 2017!
20:05 - A gala começa com a abertura do rapper ucraniano MONATIK, que interpreta Kruzhyt (Spinning). O artista apresenta e dá entrada aos três apresentadores do espectáculo desta noite: Oleksandr Skichko, Volodymyr Ostapchuk e Timur Miroshnychenko!
20:09 - Parece que a hora de vermos o espectáculo iniciado chegou... A Suécia é o primeiro país a actuar nesta semifinal 1!
20:13 - A Suécia apresenta-nos uma perfomance muito semelhante àquela realizada no Melodifestivalen 2017. O jogo de luzes e os painéis LED centram-se no roxo e no azul. Nada a apontar em relação a esta actuação, a não ser algum nervosismo do Robin. A Suécia é finalista certa.
20:17 - Seguimos para a Geórgia! A interprete bem tenta apostar na elevação do seu tema através do seu forte aparelho vocal, mas a verdade é que a canção pouca capacidade tem. Destaca-se aqui os bons planos de camera. São indicados para o tema que Tamara interpreta. A Geórgia está na corda bamba enquanto finalista, mas creio que acabará por se qualificar.
20:20 - A Austrália regressa ao ESC, mas desta vez tudo parece estar um pouco brando. Aquela que supostamente seria uma das apostas mais fortes do ano, torna-se em palco uma proposta sem grande realce... Grande voz, bom tema, mas esta perfomance em palco com uma aposta muito centrada no Isaiah falhou! A ver vamos se Austrália estará na final.
20:24 - Segue-se a Albânia! A prestação da Lindita a nível vocal é brilhante, mas a artista não tem o mais importante... a canção! A aposta nos fundos do videoclip oficial parece ter sido uma escolha sensata. Nada aqui parece convencer alguém a votar. Mais uma prestação algo sem sabor.
20:28 - A Bélgica foi talvez o país mais prejudicado com a transição da versão estúdio para ao vivo. Ainda assim, a interprete parece ter dado a volta a esta situação, mostrando-se bastante confiante na sua actuação. Muito interessante o uso do vestido preto. Será finalista.
20:31 - Montenegro é o país seguinte. A actuação é tudo aquilo que na sua essência a Eurovisão foi há dez anos atrás. Tudo mudou. Esta prestação de Slavko, para além de pouco segura, foi demasiado desinteressante. Mesmo que um voto do público apurasse este tema, o júri nunca daria permissão para o país seguir para a final.
20:40 - Da excentricidade exagerada, passamos para a simplicidade com gosto! A Finlândia apresenta aquele que deverá ser o melhor "palco" desta semifinal. Muito elegante, ainda que contando com uma interpretação algo inconstante dos Norma John. Tudo resulta nesta perfomance! Veremos a Finlândia de regresso à final.
20:43 - O Azerbaijão apresenta-nos algo muito original nesta noite. Uma perfomance bastante diferente, que apenas peca pela incapacidade da interprete em segurar algumas notas mais altas. Ainda assim, esteve melhor. O destaque vai sem dúvida para a excelente originalidade do país.
20:48 - Chega o momento de Portugal! A interpretação de Salvador Sobral foi mais uma vez sublime. Até diria emocionante pela forma que o artista a fez... Magnífica realização da perfomance portuguesa. Portugal tem tudo para se fazer notar este ano.
20:53 - A Grécia segue-se a Portugal. A canção grega ainda que seja algo banal, em palco transforma-se para algo bastante competente e com potencial. O recurso a elementos cénicos de palco dá um ar apelativo ao tema. A voz da interprete não se mostra muito segura, mas nada que os coros não consigam disfarçar.
20:55 - A Polónia aposta na simplicidade. A interpretação muito forte de Kasia dá um claro valor ao tema, que de si pouco vale. Foi uma perfomance fluída e interessante. Resta esperar pela ajuda da Diáspora polaca ao apuramento do país.
21:00 - Da estranheza da Polónia, passamos para o regresso dos Sunstroke Project ao Festival da Eurovisão. Uma canção simples e despretensiosa que animou todos os espectadores na arena de Kiev. O pormenor dos ramos de flores simulando um microfone foi bastante interessante. A Moldávia poderá regressar às finais esta noite.
21:04 - Da Moldávia, seguimos para Svala, da Islândia. A prestação da islandesa a nível vocal é bastante competente, mas falta uma perfomance em palco mais marcante e que traga possibilidades óbvias de nos relembrarmos para votar. Será um dos países que andará sobre a corda bamba.
21:11 - Segue-se um dos casos mais intrigantes desta semifinal. Ainda que Martina, da República Checa tenha uma das melhores vozes de todo o certame, a verdade é que a sua canção é muito "sem sal". É pena, porque a artista teria muito potencial com um melhor tema. Ainda assim, a aposta numa perfomance intimista valeu a pena! Não será finalista, infelizmente.
21:15 - O Chipre nada trouxe à competição. Uma prestação bastante branda de Hovig, que não apresentou uma perfomance memorável. Muito branco, muito preto, tudo muito monocromático. A coreografia acaba por ser o ponto relevante a reter daqui.
21:19 - A Arménia aposta claramente no impacto visual! A canção interpretada por Artsvik é das mais características deste ano, sendo que o país aposta num rasgo claro de modernidade para complementar este factor. Nada a apontar do vocal da cantora, que se mostra bastante competente. A Arménia arrisca-se a vencer a sua semifinal.
21:23 - A Eslovénia é o penúltimo país a subir ao palco do Centro de Exposições Internacional de Kiev. Ainda que o interprete esloveno seja um magnífico cantor, a verdade é que nada salva a canção, nem o uso do "candeeiro" em palco, que dá um efeito bonito à perfomance. A Eslovénia ficará mais um ano afastada da final? A ver vamos...
21:27 - A Letónia fecha esta semifinal. Uma prestação muito cheia de cores neon e destaca-se a forma interessante como se aplica estes efeitos em palco. A interprete dos Triana Park mostrou-se competente e segura nos vocais. Deverá ser um finalista certo.
21:33 - Segue-se o recap de todas as canções desta noite. Se pretende votar em algum das 17 canções (não contando com a portuguesa), poderá o fazer através do: 760 300 8XX.
21:36 - Relembremos a vitória icónica de Jamala no ano passado! A artista irá interpretar em palco uma versão sinfónica de 1944!
21:45 - As linhas continuam abertas e a disposição da delegação portuguesa também!
21:48 - VOTAÇÕES ENCERRADAS! O nosso destino neste certame começa a ficar definido.
21:50 - Verka continua a ser um fenómeno por toda a Europa, mas Salvador Sobral também! A nossa canção está a ser partilhada de forma massiva pela Europa.
21:54 - Jamala leva de uma forma irrepreensível os sons étnicos ucranianos a toda a Europa, através do seu interval act! Estamos perto de saber se Portugal estará na grande final do próximo Sábado!
21:59 - Tempo de relembrar os três BIG 6 que votam hoje! A Espanha, Itália e Reino Unido são os países que votam nesta semifinal.
22:02 - Chegou o momento! Vamos saber agora se Portugal será finalista este ano...
22:07 - PORTUGAL!!!
22:12 - Surpresas nesta semifinal! A Finlândia não se apurou para a final!
Estes são os finalistas: Suécia, Austrália, Bélgica, Azerbaijão, Portugal, Grécia, Polónia, Moldávia, Chipre e Arménia!
22:14 - Voltamos à final sete anos depois!
Até Quinta-Feira, com o direto da segunda semifinal!
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Imagem: Eurovision.tv
Orgulho em ti Salvador!!!
ResponderEliminarSou só eu que acho que o Robin está super desafinado?
ResponderEliminarEsteve de facto um nadinha desafinado!
EliminarA canção da georgia teve mais
ResponderEliminarImpacto que da Suécia! Mas mesmo assim parece uma traveca. I'm sorry 😐
Don't be sorry! That's how you show your respect for diversity...
EliminarO Australiano também usa passadeira da Suécia?
ResponderEliminarAustrália o q e q foi isto... Nada bom
ResponderEliminarOlha que a Suécia não passa com aquela apresentação
ResponderEliminarQue Deus te ouça! Não quero isso na final!
Eliminar(h)
ResponderEliminarFinlandia e Portugal vao ser os verdadeiros vencedores.
ResponderEliminarA Blanche nem mudando de vestido!
ResponderEliminarFabuloso Portugal
ResponderEliminarQue orgulho! Foi lindo 👏👏👏
ResponderEliminarObrigado Salvador! Foi arrepiante....
ResponderEliminarn. telefone para votação suiça
ResponderEliminarAqui na Bélgica os comentadores ficaram encantados com a nossa canção e as reações na net são boas 😊.
ResponderEliminarAté chorei a sério
ResponderEliminarOuvi apupos à delgação portuguesa? Devo ser eu q estou nervoso!
ResponderEliminarÉs tu que estás nervoso. Relaxa
EliminarFoi impressão minha ou apresentador acabou de dizer q nos vemos sábado???
ResponderEliminarNão foi impressão :)
EliminarFoi exactamente isso que o apresentador disse!
EliminarGrande Salvador!
ResponderEliminarSimplesmente lindo!!!(h)
ResponderEliminarPara ele dizer isto... Será q hanhámos o juro???
ResponderEliminarA canção checa arrepiou-me! Tomara que passe!!
ResponderEliminarNao consegui sentir o "darkness" na Polonia.
ResponderEliminarE apesar de preferir a coreografia do videoclip, a Armenia foi incrivel: misteriosa e sexy, com uma excelente voz!
As que eu achava piores sao s que erao a ser melhores tipo Eslovenia e Georgia.. Ja as avoritas Belgica e Suecia... Que desilusao
ResponderEliminarLinda de morrer!!! Claro que me vieram as lágrimas aos olhos... Adorei. Parabéns Salvador! Salvé!!
ResponderEliminarFoi lindo, adorei, muito bom mesmo só o ambiente criado em redor foi espetacular, parabéns...
ResponderEliminarFoi lindo, adorei, muito bom mesmo só o ambiente criado em redor foi espetacular, parabéns...
ResponderEliminarMeus favoritos à passagem: 05, 07, 09, 10, 14 (belo soul!) e 17
ResponderEliminarOuvir a Blanche foi doloroso. Fiquei ate com pena dela...
ResponderEliminarADOREI Portugal. Bravo
ResponderEliminarA Grécia na final ?!?!
ResponderEliminarA FINAL JÁ É NOSSA!!!
ResponderEliminarChipre?!! WTF!?!
ResponderEliminarQue injustiça... a Finlândia. Grécia e Chipre?!?!
ResponderEliminarA Finlândia não foi apurada para a a final??? ;-( QUE VERGONHA!! A Suécia e a Austrália que entrem directamente na final que andam a roubar lugares!!
ResponderEliminarFinlândia de fora e passa a Austrália?
ResponderEliminarQue vergonha... A Europa devia ter vergonha na cara e unir-se para retirar a Austrália da competição.
Se não passou foi porque não votaram nela . Portugal passou já chega ...
EliminarContente por Portugal mas muito triste pela Finlândia.
ResponderEliminarPassarem a Austrália e não a Finlândia? Esta gente endoideceu...
O triunfo do plástico sobre a qualidade.
EliminarParabéns, Salvador. :)
ResponderEliminarFinlândia de fora??? Grécia. Moldávia e Chipre na final??? Ok, afinal os números de circo continuam a render. só faltava também lá estar Montenegro...afinal o júri está lá para quê?
ResponderEliminar