A canção portuguesa é a favorita dos fãs de Itália. 'Amar pelos Dois' de Luísa Sobral para a voz de Salvador Sobral, recebeu 12 pontos da OGAE de Itália.
A OGAE Itália, 30.ª associação filiada à OGAE International a revelar as suas votações, atribuiu os 12 pontos a Portugal. Foram os primeiros 12 pontos recebidos pela canção "Amar pelos dois" por uma associação de fãs. Depois desta votação, Portugal mantém o 7.º lugar na classificação geral e Itália continua a liderar isolada a tabela. Segue-se nas preferências as canções de França e Israel.
OGAE Itália
12pts Portugal
10 pts França
8 pts Israel
7 pts Estónia
6 pts Bélgica
5 pts Suécia
4 pts Hungria
3 pts Bulgária
2 pts Áustria
1 pt Finlândia
Classificação Total (30 de 45 associações)
1.º Itália - 335 pontos
2.º Bélgica - 231 pontos
3.º Suécia - 222 pontos
4.º França - 183 pontos
5.º Estónia - 164 pontos
6.º Bulgária - 88 pontos
7.º Portugal - 73 pontos
8.º Israel - 64 pontos
9.º ARJ Macedónia - 57 pontos
7.º Portugal - 73 pontos
8.º Israel - 64 pontos
9.º ARJ Macedónia - 57 pontos
10.º Finlândia - 49 pontos
11º Dinamarca - 31 pontos
11.º Suíça - 31 pontos
13.º Hungria - 29 pontos
14.º Austrália - 28 pontos
15.º Noruega - 25 pontos
11º Dinamarca - 31 pontos
11.º Suíça - 31 pontos
13.º Hungria - 29 pontos
14.º Austrália - 28 pontos
15.º Noruega - 25 pontos
16.º Azerbaijão - 20 pontos
17.º Bielorrússia - 15 pontos
17.º Roménia - 15 pontos
19.º Áustria - 14 pontos
20.º Letónia - 10 pontos
21.º Chipre - 9 pontos
20.º Letónia - 10 pontos
21.º Chipre - 9 pontos
22.º Arménia - 7 pontos
22.º Islândia - 7 pontos
24.º Montenegro - 6 pontos
22.º Islândia - 7 pontos
24.º Montenegro - 6 pontos
24.º Croácia - 6 pontos
24.º Grécia - 6 pontos
27.º Reino Unido - 5 pontos
28.º Polónia - 4 pontos
24.º Grécia - 6 pontos
27.º Reino Unido - 5 pontos
28.º Polónia - 4 pontos
28.º Irlanda - 4 pontos
30.º Geórgia - 1 ponto
30.º Holanda - 1 ponto
30.º Holanda - 1 ponto
Fonte: OGAE International/Imagem: GOOGLE / Vídeo: YOUTUBE
Deus meu. Isto sim é inédito. 12pontos. Salvador, o Salvador de Portugal que renasce nos portugueses a próxima febre pelo Festival da canção e pela eurovisão.
ResponderEliminarGente sensata! :))
ResponderEliminarGostei muito deste comentário! (h)
EliminarMartim de Deus Menisco
Deve ser a primeira vez que uma canção portuguesa recebe 12 pontos duma OGAE...
Eliminarserá que com a senhora do mar não recebeu de ninguém?
EliminarPenso que não. Recordo me que em 2008 tambem recebemos 12 pontos do Chipre se nao me engano :)
EliminarTomara que esta onda se mantenha na Eurovisão real
ResponderEliminarna volta, a surpresa do esc deste ano ainda há de ser a estónia e não portugal
EliminarEu tenho a certeza que se passarmos à final vamos receber os 12 pontos da Itália. Da França, Espanha e companhia já não falo. Com certeza nos vão dar 10 pois vão dar 12 à Itália. Logo se vê. Ainda falta 2 semanas para a 1ª semi.
EliminarNão podemos estar à espera disso. No entanto, se o Salvador mantiver a qualidade do FdC e se um ou dois intérpretes dos países favoritos falharem, Portugal poderá receber pontos de grande parte dos países.
EliminarA música da Estónia não vale nada na minha opinião. É tão vulgar e foleira. É a minha opinião.
EliminarA música da Estónia é vazia, sim tem uma batida forte mas mesmo assim não é assim tão boa. Depois a letra é completamente horrível, e quem acha que vão ter um resultado tão alto como este no ESC está errado. Eles até podem ter uma pontuação interessante no público, nos juris nunca na vida isto vai ser tão bem pontuado como Portugal.
EliminarAss: The Calm after the Storm.
sim, mas se repararem, por mais gente que não goste da música, e verdade seja dita, não se vê assim taaaantos fãs da música da estónia, a verdade é que eles estão a receber ponto daqui, ponto dali e na ogae já estão no top 5 até agora. mas, pessoalmente, está no meu top 10.
EliminarEu sou espanhola e vou votar por Portugal. Acho que Amar pelos dois é a melhor cançao do festival desse ano
EliminarGracias!
EliminarLindo :) Sempre gostei de Itália :)
ResponderEliminarEu não - quase nunca nos dá pontos, veremos este ano.
EliminarPortugal só não está mais acima porque, de início, nem se davam ao trabalho de ouvir a nossa canção... Disse-o imal começaram a sugir as primeiras votações das OGAE... Há medida que a nossa proposta vai lhes chegando aos ouvidos, Portugal vai recebendo mais pontos... Alguém tem dúvidas de que, a par de Itália e Bulgária, Portugal este ano vai lutar taco a taco pela vitóri?... Não tenho a menor dúvida de que Portugal leva a melhor proposta mas prevejo o 3.¤ lugar. Isto porque Itália, com aquela proposta para a night deste verão, facilmente ganhará o televoto e porque a Bulgária ficará com os pontos do júri e do televoto do Leste... Obviamente que algumas canções vão melhorar muito em palco e algumas serão flops... Prevejo como flops, a Bélgica, Suécia e França... São propostas que dão nas vistas mas sem grande conteúdo e os intérpretes não são nada de especial em termos de voz e principalmente em termos de presença e carisma...
ResponderEliminarTenho o mesmo palpite: 3º lugar.
Eliminarcalma...dia 13 de maio o Salvador irá fazer um novo milagre e trazer o micro de cristal. Ontem no concerto em Pombal ele falava como se já fosse dele....as conjunturas e as coincidências...alinhamentos...dia 13 vai haver uma grande certeza
ResponderEliminarO Salvador é o terceiro segredo de Fátima
EliminarOxente concordo! No dia 13, todo esses planeta se alinham, com mais a força das patas de coelho, os pinga bilinga abacaxi abacadabra e os orixás, minha Nossa Mãe de Santo iamamjá! A vitoria já é de Portugal!
EliminarÓ Céus, pelo contrário, parodiou com o troféu... Ele não está nem aí, quer lá saber da vitória na Eurovisão, quer é cantar e ser conhecido, isso sim. Se isso projetar a imagem de Portugal como país que investe na qualidade e na sua língua, melhor ainda.
EliminarE é essa atitude descomprometida que lhe dá encanto e que o vai pôr no TOP3, se é que não no 1º lugar.
Gostava que Portugal ganhasse mas, se tal nao vier a acontecer, espero que este sucesso nao seja um caso isolado, e que nos proximos anos a RTP continue a investir no Festival e a melhorar varios aspetos, como a fraca promocao feita este ano.
ResponderEliminar(h) (h) (h)
EliminarIsto sim é que é falar! Alguém que faça chegar este comentário à(s) pessoa(s) que mexe(m) os cordelinhos na RTP, s.f.f.!
Martim de Deus Menisco
I love Italy :)) :d
ResponderEliminarBravo. Para os criticos que têm dito que a nossa música está a ser mal recebida, por favor abram os olhos e sobretudo os ouvidos. Podem não gostar do género, mas repito uma vez mais: Se as OGAE, os fãs com gostos mais definidos e rígidos estão a pontuar num top 10, temos todos os motivos para acreditar num top 10 e quiçá bem mais alto no ESC.
ResponderEliminarASS: The Calm after the Storm
Eu sou daqueles que acha que as OGAE representam esmagadoramente o gosto de uma parte dos eurofãs, os "típicos", que adoram o mainstream.
ResponderEliminarNo entanto, não só existe outro tipo de eurofãs, mais exigentes e cansados desse mesmo mainstream. Pelos vistos a OGAE da Itália tem uma boa dose dessa gente.
De repente, os OGAE típicos vão começar a prestar mais atenção à nossa canção.
E se considerarmos que a esmagadora maioria dos que votam nem sequer são eurofãs, podemos ter uma enorme surpresa no televoto para Portugal!
Uma coisa é certa, no júri vamos estar no TOP3, eu creio mesmo que podemos arrancar o 1º lugar.
Quanto ao televoto, creio que a Itália terá o 1º lugar. No entanto, se o Salvador estiver num dia inspirado (ao nível VOCAL e gestual-interpretativo) então, meus caros, podemos arrasar no televoto.
A Itália vai votar na nossa semi-final, espero bem que sim, seria uma mais valia, (espanha sei que votará na nossa semi final)!!
ResponderEliminarSim. Itália, Espanha e Reino Unido. Todos países onde acho que teremos boas pontuações, pela qualidade da música em questão e no caso do UK também por ter muitos emigrantes jovens que acompanham o ESC que vão por certo votar em portugal. Daí ter muita confiança que conseguimos a passagem à final.
Eliminara vitória será dicidida entre 2 países: Portugal e Bulgária...acreditem
ResponderEliminarE Itália?
EliminarOlá, João Simões! Tenho lido os teus comentários no vídeo do youtube e, apesar de gostar de ver a tua crença inabalável... penso que ela esbarra nas evidências. E desculpa a sinceridade, mas não é o 13 de Maio nem a vitória no Euro que indicam a nossa vitória.
EliminarEu sou obcecada pela nossa música. Acho que nunca lá levámos nada tão bom. E do ponto de vista estritamente musical, julgo que é mesmo a melhor que lá está. É de um campeonato à parte.
Mas a Itália (e gosto muito de tudo nesta proposta, não tenho um defeito a apontar-lhe) está imparável. Por tudo o que temos visto até agora - e porque o Francesco é ainda melhor ao vivo, portanto não vai flopar - ele ganha o televoto por larga margem. Aliás, arrisco dizer que com uma avalanche parecida ao que aconteceu ao Rybak.
Seria preciso que o júri penalizasse fortemente a canção, o que não estou em crer que aconteça... porque não há motivos para isso.
Tal como Portugal, Itália é um bom país para acolher a Eurovisão. É um país friendly, com boa reputação, sem chatices políticas nem estigmas agravantes na comunidade dos eurofãs. Ou seja, nem seria por aí que privilegiariam Portugal enquanto anfitrião favorável.
Por outro lado, e depois das polémicas dos últimos 2 anos (o vencedor não coincidiu com a escolha do público), creio que o sinal é de reconciliação com os fãs. A Itália perdeu por causa do júri há 2 anos. Não acredito que o voltassem a fazer.
Resumindo e baralhando: tudo indica uma vitória retumbante da Itália, estando a disputa aberta basicamente para o 2º lugar.
Porque acreditas tanto que a vitória é nossa?
Eu sinceramente não descarto a nossa vitória também. Se fores a ver os ratios likes e dislike Portugal, Itália e Bulgária estão a taco a taco. Ou seja a caminhada imparável da Itália ainda só é factual nas OGAE, e isso vale o que vale.
EliminarDepois lacrymea eu concordo que seja preciso reconciliar com os fãs, a questão é com que fãs? Os fãs dos blogues, Youtube e sites( como nós)? Ou os espectadores. Porque o ano passado esses fãs apoiaram o Amir e ele depois não viu esse apoio na votação.
Depois mesmo que seja reconhecido esse apoio ao Gabbani como foi dado aos Il Volo( com uma música que eu nunca gostei, desculpem a frontalidade), os juris não têm de votar no mesmo favorito que os fãs só +ara criar um unanimismo.
Essa conciliação tem de ser natural e não forçada "em nome da recuperação" do bom nome da competição. Se não nos oscares para recuperar audiencias fazias votações com público e filmes como o Fast and Furious ou algum da Marvel com record e os júris não podiam votar num Moonlight porque era fundamental que fosse uma escolha conjunta.
Com isto não quero dizer que o Gabbani não mereça vencer, apenas que se os Juris decidirem que Portugal é a melhor música e derem por um exemplo um 4º lugar à Italia. Seguindo uma vitoria da Italia no televoto e um resultado que nos permita vencer não fará desta edição menos credível.
Nada contra quem pede isso, mas tenho dificuldades em gostar de votações e consensos forçados. Em suma se o Gabbani o fizer justamente serei dos primeiros a dizer que fizeram bem, mas não sou daqueles que considera que é obrigatório os dois lados concordarem para ser uma escolha justa.
Ass: The Calm after the Storm
The Calm after the Storm - Obrigada pelo teu post. Gosto de ler visões diferentes. A ideia do meu comentário era mesmo tentar perceber os argumentos que pudessem barrar o caminho da vitória italiana, porque factualmente parece um "done deal".
EliminarE atenção que eu escrevi que "os sinais apontam para uma reconciliação com os fãs". Não que eu peça isso. Não gostei dos favoritos do televoto em 2015 (Itália) e 2016 (Rússia), tal como não gostei do favorito do público no nosso FdC este ano. Julgo que o júri tem ou deve ter um papel importante.
Mas sabemos que o ESC tem sempre uma certa narrativa que sustenta um vencedor... e este ano, o meu feeling é que essa narrativa casa bem com Portugal, mas também com a Itália. E sendo a Itália a fan favourite... (100 milhões de visualizações é uma monstruosidade que não podemos negar).
Creio mesmo que a expectativa deste ano será quem fica pelo 2º lugar, mas aguardemos.
Como já escrevi, que pena que o Salvador apareça no mesmo ano que esta Itália. Grrrrrr!
Sem dúvida, e é bom debater com pessoas como tu que sabem apresentar ideias de modo educado e construtivo. Nisso concordo, acho que a narrativa é para uma vitória do Sul da Europa. Em principio ele vencerá, mas veremos se não acontece um cansaço da música pela sobreposição da música. Muitas vezes fenómenos virais facilmente ficam em alta como depois quebram.
EliminarÉ preciso lembrar que na altura do Rybak o uso do Youtube não era tão massivo quanto actualmente. Ou seja é mais fácil atingir 100 milhões com fenómenos actualmente( não tirando mérito ao rapaz).
Ass: The Calm after the Storm
Ó lacrimea, obrigado! Beijao!
EliminarSe no dia 9 Portugal nao passa, puff, nem quero imaginar!....
ResponderEliminarVai ficar tudo a chorar baba e ranho, e a espumar de raiva pela boca...
EliminarSe isso acontecer, um bando de vira casacas vai aparecer dizendo ou que o festival é votos politicos out que os nova diva com "viva la Gloria" foram roubados lol
Eliminar"nova diva com "viva la Gloria" "
Eliminarwtf, o que eu me ri disto... tas todo/a trocado xD
Olhem, por esta é que eu não esperava. Nunca. Talvez um 6 ou 7... Ah grandes italianos!
ResponderEliminarIsto quer dizer que eles nos consideram o seu principal adversário loool :p
ResponderEliminarSe eles nos considerassem adversários não nos davam boa pontuação.
Eliminar20:05 não, os italianos ao contrario de certas nacionalidades, são honestos e genuínos.
Eliminar