A análise aos temas da 1ª semifinal do Festival da Canção termina com os temas Amar Pelos Dois, de Salvador e Luísa Sobral, e Nova Glória, dos Viva La Diva e Nuno Gonçalves.
No último dia de Olhares sobre a 1ª semifinal do Festival da Canção temos um novo top2. Os últimos temas a serem analisados amealharam o maior número de pontos, sendo que Nova Glória se chegou à frente. O tema dos Viva La Vida, cujos comentários pode ler AQUI, somou 106 pontos enquanto que Amar Pelos Dois, comentários AQUI, somou 100 pontos.
Assim, e segundo o painel do Olhares sobre o FC2017, os temas que deveriam ter seguido para a grande final do Festival da Canção são Nova Glória, Amar Pelos Dois, Without You e Poema a Dois. O painel estará de volta depois da 2ª semifinal da final nacional portuguesa.
Classificação geral:
Fonte e Imagem: ESCPortugal
Excelente painel e excelente resultado. Seriam as minhas 4 escolhas para a final
ResponderEliminarViva la Diva rumo a Kiev!!!
ResponderEliminar👍
Eliminar:)
EliminarSem dúvida que está deveria ter sido a classificação oficial
ResponderEliminarSem dúvida que está deveria ter sido a classificação oficial
ResponderEliminarComo é possível dar 106 pontos a uma performance desconexa, mal ensaiada, repleta de pompa pretensiosa? Se ganhar, seremos ignorados e vilipendiados, mais uma vez.
ResponderEliminarFanatismos não,ok?
EliminarShevek, calma, ok? Esta é de longe a melhor música apresentada (até agora) e se for a vencedora, estaremos bem entregues pois de certeza que na Final já estará melhor e caso ganhe, à semelhança das propostas portuguesas anteriores, as diferenças (para melhor) vão ser notórias!! Força Viva La Diva!
EliminarSó quem não conhece o shevek é que lhe chama fanático! LOL Noções procuram-se para esta nova fornada de acompanhantes d3 festivais...
EliminarConcordo Shevek. Os eurofãs andam desesperados por uma vitória (o que de certeza esta canção não vai trazer) em vez de mandarem algo de qualidade.
EliminarDesculpa mas não tem nenhum gosto, provavelmente prefera música pimba! Só este música pode levar Portugal ao sucesso
Eliminaranónimo 21:55 Até porque a canção que Portugal teve a melhor qualificação é desse estilo? :-)
EliminarJá agora onde vocês andavam em 2015? Votaram na canção da Yola que era de longe a melhor desse ano?
Não avaliam a música apenas pelo estilo, avaliem pela qualidade e também tenham em conta se vocalmente a "coisa" resulta!
Mas vá pelo menos espero que mudem de ideias quando chegar a 2ºsemifinal.
Eu prefiro consistência e criatividade; o género pouco importa.
EliminarPois, mas nao ha nada de criativo na musica do salvador. Os tempos do antonio calvario ja la vao.
EliminarComo é que alguém se atreve a dizer que a canção da Lúcia Moniz era pimba? Ou estariam a referir-se a outra canção mais recente? "O meu coração não tem cor" era uma canção com elementos folk, tinha uma letra ótima e com uma mensagem positiva e a Lúcia teve uma atuação brilhante. Por isso conseguiu o melhor resultado até hoje!!!
EliminarO shevek prefere criatividade... tudo bem! Entao e já tinha visto anteriormente Lgum trio, e a cantar este tipo de música?
EliminarAnonimo 01:53 porque ha muito ignorancia neste país. Veja só, a maior parte das musicas que costumam ficar no top de tendencias é rap, cada um com os seus gostos mas...enfim. Da mesma maneira que o povo portugues associa pop a azeite, ou pimba é mau, mas PIMBA faz parte da cultura portuguesa, aceitem isso de uma vez por todas. Vi uma actuaçao da ucrania, Show me your love, aquela cançao tinha um estilo pimba. E passou porque nao era repetitiva, tinha um bom staging, etc. A mente de alguns portugueses ainda é MUITO fechada.
EliminarAnónimo 01:53, você entendeu mal, não quis dizer que a canção da Lúcia Moniz era pimba (acha que faria sentido alguém dizer isso???). Apenas muitos de vocês querem "Nova Glória" na Eurovisão porque vos lembra "Senhora do Mar" que nem sequer teve a melhor qualificação de Portugal.
EliminarAgora por lá me terem interpretado mal não têm que me chamar de ignorante.
Já pensou que se calhar muitos desses que refere que querem a "Nova Glória" por fazer lembrar a "Senhora do Mar" podem querer precisamente por ter sido das melhores senão a melhor prestação de Portugal no ESC? Tudo bem que não ganhámos, ficámos em 13º (salvo erro), mas isso foi por razões que fogem à qualidade da música, aliás, muuuuita gente quer de cá como do estrangeiro questionam-se ainda como é que não fomos nós os vencedores em 2008. Só mais uma coisa: a Jamala, por exemplo, ganhou o ESC o ano passado, mas muitos de nós sabemos que haviam músicas bem melhores.
EliminarPasse bem.
Anónimo 21:12 - Sim, a magnífica "Senhora do Mar (Negras Águas)" ficou em 13º na Final mas foi 2ª na sua Semifinal. Lamentavelmente, nesse ano ainda tínhamos sistema de 100% de televoto; o sistema 50% televoto + 50% júri nacional só entrou em vigor no ano seguinte. Caso contrário, teríamos uma classificação muito melhor (e merecida), certamente! E atenção que a proposta portuguesa ganhou o Prémio Marcel Bezençon para melhor música, votado pelos membros dos media acreditados. O (pobre) resultado final foi mais uma das nossas injustiças...
EliminarPra mim seriam os 4 apurados
ResponderEliminarSalvador Sobral (f)
ResponderEliminarGostei da canção da Lisa Garden na versão de estúdio. Quanto à performance ao vivo, esteve longe do que poderia ter sido, digamos, assim.
ResponderEliminarA versao estudio ainda nao saiu.
EliminarTem toda a razão; deveria ter dito que gostei da orquestração e da estrutura da canção. A performance vocal ao vivo não foi brilhante, no entanto.
EliminarViva la Diva #rumoakiev (por agora...)
ResponderEliminarCredo Viva la Diva melhor que Salvador Sobral? Com estes gostos nós realmente merecemos ficar todos os anos na semi...
ResponderEliminar100% de acordo! As vozes dos Viva La Diva não combinam. O resultado final é histriónico! Se for à Eurovisão, fica pela semifinal.
EliminarCada um com a sua opiniao. Salvador sim ficaria pela semi final, ou ja se esqueceu que foi o juri que lhe deu 12 pontos. Se ha coisas que nao podemos contar é com o gosto deles, o passado é prova disso.
EliminarInacreditável como o berreiro dos Viva La Diva fica em primeiro lugar lol
ResponderEliminarQuem nao tem argumentos ou credibilidade insulta, tipico.
EliminarBem, eu tentei responder ao anónimo de cima (os anónimos pululam por aqui), mas não consigo, sabe-se lá porquê. Aprecio a ironia que está inerente à minha descrição como fanático :). 'Nova Glória' é uma boa ideia, que recorreu a bons vocalistas, executada de forma medíocre, infelizmente.
ResponderEliminarNao te cansas?
EliminarQuando falo com anónimos, raramente.(k)
EliminarTambem és anonimo, só tens um nomezito a disfarcar.(f)
EliminarQue você pode atacar, porque sabe quem é. Boa noite, anónimo fofo.
Eliminar23:34 Eu nao sei quem é. Voce tambem pode escrever muito coisa por aqui como anonimo, e usar essa como 'conta' alternativa. De nada vale. Boa noite.
EliminarAcho a proposta dos Nova Glória uma baralhada do princípio ao fim. Um equívoco. Um "tentar demasiado" em que quanto mais se grita, supostamente mais forte é a música. É uma questão de gosto, obviamente. Eu acho o tema um pavor e não o consegui ouvir mais vez nenhuma desde a semi-final.
ResponderEliminarEm relação à proposta do Salvador Sobral - e porque há muito tempo uma música não me tocava tanto -, não lhe encontro um único defeito. É para mim perfeita. Em tudo.
AMO a canção Nova Glória!!
ResponderEliminarAcho que é mesmo uma questão de gostos pessoais. A mim, a "Nova Glória" toca-me muito, gosto de tudo na música desde a primeira vez que ouvi... aliás, já tinha ficado com a pulga atrás da orelha na altura das entrevistas e felizmente as minhas expetativas não foram por ai abaixo. Claro que apesar disso tenho a plena noção que nada está ganho e ainda é preciso ensaiar, ensaiar e ensaiar para atingir o ponto, mesmo apesar das coisas já estarem a ir num bom caminho!
ResponderEliminarQuanto à "Amar Pelos Dois"... adoro o instrumental, adoro a letra que está muito bem escrita (estaria a Luísa num grande momento de inspiração para lhe sair uma letra e música daquelas?), mas epa... há ali qualquer coisa que para mim não funciona... por exemplo, não consigo fazer com que aquela música se torne numa das que eu possa ouvir regularmente, algo que acontece com a "Nova Glória" e mais uma ou duas do FC, que já tenho ouvido bastantes vezes desde domingo. E em relação a uma futura representação de "Amar pelos dois" em Kiev... apesar da música não ser totalmente má, não sinto sinceramente que fosse ser a melhor hipótese para Portugal levar à Ucrânia... é a minha opinião, mas acho que peca por não ter nenhum momento explosivo, e no meio de tantas baladas, não me admirava que fosse a música do wc na altura do ESC. Muito honestamente, caso o Salvador Sobral ganhe, vai me custar apoiar aquela música como sendo a proposta portuguesa, a menos que sofresse por ali uma grande mudança, mas compreendo que isso seria estúpido, pois iria mudar a essência da canção...
Enfim, com tudo isto... só espero que os Viva la Diva trabalhem arduamente até ao dia da final pois na verdade apesar dos 12pts do televoto, ainda nada está garantido e infelizmente muita coisa pode mudar... já surpreenderam muita gente no passado dia 19, mas é preciso surpreender ainda mais caso queiram o bilhete para Kiev! Ah, e o visual... espero tanto que mudem sobretudo o vestido da Kika!!!!
Rumo a Kiev, Viva La Diva!!
Acho que nao é preciso insultar Viva La diva para elevar o vosso concorrente (salvador). Pelo menos façam criticas construtivas..se é que sao capazes disso, mas fica-vos muito mal essa atitude. Boa sorte a todos os concorrentes.
ResponderEliminarÉ isso mesmo, concordo! (h)
EliminarAqui não há nosso nem vosso; há uma canção que nos vai representar e a análise das propostas feitas e fazer amanhã não constitui um insulto.
EliminarShevek boa tentativa, mas nao. Já ha pessoas que têm um concorrente preferido por isso sim, é o VOSSO concorrente, assim como eu tenho um concorrente preferido, até agora. E estou a referir-me aos insultos, e nao as criticas construtivas. Se a carapuça lhe serviu, o problema nao é meu :)
EliminarQue atitude construtiva. Agradeço imenso a postura demonstrada.
Eliminar21:27 Essa foi a sua percepçao. Preferiu focar-se numa 'atitude', do que no que realmente interessa, o concorrente. Só mostra que nao consegue contra-argumentar. É impossivel perceber a postura de alguém atraves da internet. Boa noite.
EliminarGostei. Viva la diva foram fantasticos, espero que o publico vote outra vez, nada está garantido. Surpreendi-me no canal da Eurovisao quando vi que a maioria é tudo cantores sozinhos no palco com baladas lentas. Para mim VLD sao os vencedores, a voz da Kika é fantastica. E gostei do estilo epico/opera. Nunca levámos um trio deste genero...ficava feliz se isso acontecesse. Aguardo pela final^^
ResponderEliminarInteressante. Acho a do Salvador bastante antiquada, lembra-me quando os Duo ouro foram ao festival em 1967. Já está mais que visto,é bonita para passar pelas radios portuguesas (Apenas a minha opiniao) Cada um com os seus gostos obviamente.
ResponderEliminarGostava que levassemos o trio, mas quero ver o que trazem no domingo.
Esc Portugal, os vossos comentários de análise foram feitos em que data?
ResponderEliminarAs minhas preferidas até agora e são muito diferentes. O Salvador teve uma interpretação maravilhosa, não se limitou a cantar, representou, muito bem feitos os planos, muito bonita a sonoridade, muito charme, fez-me lembrar bossa nova, a vitória da simplicidade que resultou plenamente, na minha opinião, obviamente.
ResponderEliminarViva La Diva, resulta precisamente pelo oposto, pela canção espectáculo a fazer lembrar o que podia ser um pedaço de um espectáculo da Broadway, excelentes vozes e uma melodia muito bonita, muito bem conseguida.
Boa análise, Madalena. :) Compreendo o que diz, embora admita que prefiro o estilo elegante e sofisticado da melodia de 'Amar pelos dois'(à la bossa nova, como alguém já disse). Viva La Diva têm de melhorar a sua performance em palco (aqueles movimentos de Kika no início da canção são confrangedores), a linguagem corporal e, especialmente, o visual da cantora principal (outro vestido e outro penteado, na minha opinião).
EliminarCompletamente de acordo com a Madalena
EliminarSim, Shevek, relativamente a Viva La Diva concordo totalmente consigo quanto à performance em palco, linguagem corporal, visual e digo-lhe que também não gosto nada daquele cor-de-rosa todo. Peço desculpa pelo termo que vou utilizar, mas acho que é precisamente isso tudo que não resulta e dá um ar "azeiteiro" que tira força à apresentação, está, na verdade, uma coisa muito pirosa toda aquela apresentação em palco o que nos desconcentra do que de bom tem. E eu que adoro os The Gift não sei o que deu ao Nuno para deixar passar aquilo assim prejudicando a parte boa das vozes e da melodia.
EliminarUma boa tarde a ambos e também às outras pessoas.
Já agora, acrescento que já sigo e comento a época eurovisiva há uns anos na net (em sites em inglês) e raramente li comentários tão positivos a uma atuação portuguesa (Salvador Sobral); por outro lado, li outros que não são dignos de repetir aqui sobre a prestação dos Viva La Diva.
ResponderEliminar'Li na internet' Eu acrescento que li muitos positivos sobre os Viva La Diva. E gosto do facto que tenha mencionado este mesmo grupo e nao outro concorrente, significa que está errado...ou inseguro ;)
EliminarEstou apenas a reportar um facto; tal como você, imagino eu, mais um anónimo. O uso das palavras errado e seguro é revelador.
EliminarShevek, opinioes nao sao factos^^ Somos todos anonimos. Tambem poderia por um nome ao calhas aqui, como voce.
EliminarA sua atitude é reveladora.
É um facto que li o que li. Quanto ao anonimato, você sabe o que eu escrevo ao passo que o inverso não se passa. Revelador, não?
Eliminar10:37 será que sei? porque voce pode escrever qualquer coisa como anonimo e usar essa conta alternativa. Relevador, nao acha?Viva a internet^^
EliminarGostei do resultado final (apenas substituiria a canção interpretada pelo Fernando Daniel pela da Lisa Garden ou do Rui Drumond).
ResponderEliminarRui drumond? porque?
EliminarÉ uma canção simples, despretensiosa, com uma melodia agradável e uma interpretação vocal que explora bem o timbre do Rui Drumond. Atenção que gosto bastante do Fernando Daniel enquanto intérprete (quando visionei a sua prova cega do "The Voice", imediatamente pensei: "candidato à vitória!") mas não gosto particularmente desta composição do Feist.
EliminarConforme referi anteriormente, as duas propostas da 1ªSF que merecem o meu destaque são: "Amar Pelos Dois" (e não precisa de quaisquer "retoques") e "Nova Glória" (rever parte final e, essencialmente, postura em palco e interacção entre cantores).
ResponderEliminarTenho lido algumas críticas à proposta dos Sobral que não consigo entender... é verdade que "gostos não se discutem" mas afirmar que é péssima, antiquada, "que é para dormir", enfim... o vídeo já conta com mais de 260000 visualizações (mais do triplo dos vídeos do 2º e 3º classificados), com uma taxa de aprovação de 92,5% - é obra!
E, ao longo da história do ESC, existem tantas propostas que, por serem DIFERENTES do "mainstream" da edição respectiva, conseguiram resultados muito bons e inesperados (pelo menos para a comunidade de fãs); alguns exemplos:
1994 Hungria (4º)
1995 Noruega (1º), Dinamarca (5º) e Croácia (6º)
1996 Irlanda (1º) e Noruega (2º)
1997 Turquia (3º)
1998 Croácia (5º)
1999 Alemanha (3º)
2003 Bélgica (2º)
2004 Ucrânia (1º), Sérvia & Montenegro (2º) e Turquia (4º)
2006 Finlândia (1º)
2007 Bulgária (5º) e Hungria (9º)
2009 Estónia (6º)
2010 Bélgica (6º)
2011 Grécia (7º)
2012 Suécia (1º), Albânia (5º) e Estónia (6º)
2013 Noruega (4º) e Países Baixos (9º)
2014 Áustria (1º), Países Baixos (2º) e Noruega (8º)
2015 Itália (3º), Bélgica (4º), Letónia (6º) e Estónia (7º)
2016 Ucrânia (1º), Suécia (5º) e Arménia (7º)
Nenhuma destas músicas faz sentido, aos meus olhos (e ouvidos). Estamos a convencer-nos que A e B são boas porque estamos a insistir na ideia de que uma delas tem de servir. O Salvador safa-se pela interpretação dele que pode até resultar para a Europa; os Viva la Diva talvez, se conseguirem superar a desafinação e a incapacidade de harmonizar que estraga a performance toda e pode ser ridicularizado lá fora de forma muito fácil (e talvez encontrar um nome melhor não fosse má ideia). Dos outros nem vale a pena falar pois não creio que vão ter peso na decisão da final.
ResponderEliminarOu esta segunda semi traz alguma música realmente boa (sim, porque ainda faltam 8 músicas... embora algumas pessoas se tenham esquecido disso, aparentemente, tal é a campanha que já fazem a estas duas que mencionei anteriormente) ou então não tenho grande esperança para este ano no ESC. Claro que tudo acaba por ser apenas uma questão de gosto... mas parece-me bastante generalizado quer online, quer na vida real (na minha realidade pelo menos), que até ver a coisa foi má e não mostrou qualquer melhoria ou ambição.
E continuo sem entender a ideia de que para fazer boa música em Portugal temos de pensar para nós e não podemos pensar com o objetivo do ESC em mente. A sério? Não é possível juntar as duas vertentes e fazer um esforço por criar algo bom que agrade a um público mais abrangente? Tem de ser um OU outro? É que do discurso quer da RTP, quer de algumas pessoas online, é isso que parece... e não creio que possam estar mais errados. É uma ideia que soa a desculpa para a falta de esforço e inspiração. É o trabalho deles, é da criação de música que vivem e foi para isso que foram chamados... não é demais nem descabido exigir o melhor de profissionais reconhecidos na área quando são convidados a criar algo que dignifique e represente o país numa competição internacional que não sendo um Europeu ou Mundial de Futebol (até porque se fosse já teriam sido todos despedidos e crucificados a esta altura), continua a ser uma plataforma vista por milhões de pessoas no mundo inteiro. Que melhor plataforma querem os compositores em Portugal para mostrar música? Ninguém ambiciona isso? É estranha essa ideia para mim, mas até ver é o que parece.
Enfim... à espera que hoje à noite aconteça o impossível e ouçamos A TAL música. Ah e que o júri não a afunde caso não esteja moldada à década de 60 ou caso não seja cantada em Português e com uma letra superior a 5000 palavras diferentes, como pareceu ser o padrão até agora para aquilo que representa uma boa música. A ver vamos!
A canção do Salvador é muito artística, tem muita qualidade, mas num conjunto de 20 canções numa semifinal duvido que os telespectadores se lembrem dela na altura de votar. Talvez seria salva pelo júri? Não sei. No ano passado o júri não favoreceu canções lentas nem a melhor balada com a melhor voz (Polónia).
ResponderEliminarViva la Diva. A musica clássica não tem muito sucesso na Eurovisão. A única excepção foram os Il Volo, Italia 2015. Mas os Viva la Diva não têm o mesmo impacto que os Il Volo, nem em termos de música nem de conjugação das vozes. As duas vozes masculinas e a feminina dos Viva la Diva não se fundem muito bem. Se fosse um trio de 3 mulheres talvez fosse melhor. Estas foram as pontuações de algumas musicas clássicas no passado:
Itália 2015 - Ficou em 3 lugar https://www.youtube.com/watch?v=w1f6o1HQBvg
França 2011- ficou em 15 lugar https://www.youtube.com/watch?v=OTiBNPT-x_Y
Letónia 2007 - ficou em 16 lugar https://www.youtube.com/watch?v=aWCh8vqybdY
Suécia 2009 - Ficou em 21 lugar https://www.youtube.com/watch?v=xE9Pl3mqRbo
Eslovénia 2009 - não se apurou para a final
Croácia 2013 - não se apurou para a final https://www.youtube.com/watch?v=FYm4sGd-qP0
A canção mais moderna e com mais chances é sem dúvida a do Pedro, mas mesmo essa se passar a final será à rasca.