Espanha escolhe, esta noite, o primeiro finalista do Objetivo Eurovisión com a Grande Final do #EuroCasting. Lucía Peréz juntou-se ao ESCPORTUGAL e é a comentadora especial do Olhares sobre o #EuroCasting.
Baseado no sucesso dos Olhares sobre o Festival Eurovisão, iniciativa criada em 2009, o ESCPortugal estreou, no passado mês de dezembro, com a final nacional da Albânia (AQUI), uma nova edição da iniciativa, totalmente dedicada aos processos de seleção para o certame europeu.
Tal como havia sido anunciado, o painel de comentadores não será fixo, podendo mudar de elementos e/ou de número de publicação para publicação. Contudo, a equipa do ESCPORTUGAL apresenta uma inovação na iniciativa: o comentador especial. Lucía Pérez, representante espanhola no Festival Eurovisão 2011, aceitou o desafio e revelou qual o seu candidato favorito. De realçar que, em caso de empate, o voto do comentador especial será decisivo.
Tal como havia sido anunciado, o painel de comentadores não será fixo, podendo mudar de elementos e/ou de número de publicação para publicação. Contudo, a equipa do ESCPORTUGAL apresenta uma inovação na iniciativa: o comentador especial. Lucía Pérez, representante espanhola no Festival Eurovisão 2011, aceitou o desafio e revelou qual o seu candidato favorito. De realçar que, em caso de empate, o voto do comentador especial será decisivo.
Saiba AQUI como acompanhar o #EuroCasting e conheça os candidatos a concurso.
Conheça, de seguida, as previsões do painel de comentadores:
André Moreira aposta em Javián e "No Somos Héroes"
"Há que saber esquecer para continuar a viver" - este deve ser verdadeiramente o mote da Espanha para o festival da Eurovisão face aos seus resultados. "No Somos Héroes", não sendo perfeita, é a mais completa das três a concurso. Um ritmo aliciante que convida a bater o pé para acompanhar o ritmo. Letra cuidada, palavras interessantes, boa voz e um instrumental muito veraneante. O "oh-oh" fica-me na cabeça e creio que constitui a cereja no topo do bolo para esta proposta não ser mais uma... esquecível...
André Pereira aposta em Fruela e "Live It Up"
Eis chegado o momento de conhecer a primeira canção a participar no Objetivo Eurovisión 2017: acho injusto que só uma canção do EuroCasting passe para a final nacional... Muitas delas mereciam lá estar como, por exemplo, "No Ememy" de Brequette, a minha favorita da fase inicial. Contudo, tendo em conta a sua eliminação, aposto em Fruela e «Live It Up» para a vitória.
Cláudio Rodrigues aposta em LeKlein e "Ouch!"
Sem duvida, LeKlein e Ouch será a melhor escolha para representar Espanha. Das três selecionadas, LeKlein tem performance, carisma e identidade. Não é muito original, acabando por ser, este ponto, o seu Calcanhar de Aquiles, pois poderá levar a clichés, muito ao estilo de Naughty Boy. No entanto, poderá trazer uma boa classificação para Espanha.
Hélder Simões aposta em LeKlein e "Ouch!"
A Espanha a surpreender este ano com o #EuroCasting! Apesar de uma grande revolta ainda estar presente em mim (o facto de a Brequette não estar nos três finais), penso que as três músicas deste EuroCasting são boas e duas delas até podem vir a conseguir um top 10 no ESC! A minha favorita é, depois de muita hesitação, LeKlein e Ouch!»: uma música moderna, que fica na cabeça e que considero como ideal!
Hugo Sepúlveda aposta em LeKlein e "Ouch!"
À partida, não considero nenhum dos finalistas uma grande aposta. A nova versão de «Live it up» desagradou a muita gente. É um pop-electrónico actual, mas demasiado comum e “vazia”. Por sua vez, «No Somos Heroes» perdeu muito com a polémica em torno do eventual plágio e, apesar de dar alguma vontade de deixar levar pelo ritmo, não acredito que vá muito longe. LeKlein é a que me cativa mais, ainda que seja preciso ouvir algumas vezes. O ponto negativo é ser totalmente em inglês. De resto, «Ouch!» é uma mistura de alguns ritmos latinos com uma sonoridade mais electrónica e moderna, resultando bem e acaba por ficar no ouvido ao longo do tempo.
João Diogo aposta em Fruela e "Live It Up"
Nenhum dos três temas do Eurocasting me consegue cativar totalmente. Não sei como a TVE decidiu abdicar da Brequette, que tinha, claramente, uma música superior a estas. Entre estas três músicas medianas, a minha escolha tem de recair sobre Fruela. Traz um tema moderno, eletrónico e que agradará aos mais jovens. Não tenho muitas dúvidas que vencerá o Eurocasting. Espero que o Fruela volte a apostar no inglês na próxima fase, ou quem sabe na Eurovisão, pois a música fica muito melhor.
Pedro Lopes aposta em Javián e "No Somos Heroes"
A aposta espanhola através da pré-seleção "Eurocasting" foi feita de altos e baixos, onde destaco, como surpresa mais negativa, a eliminação de Brequette da seleção. Tendo em conta os três finalíssimos, destaco como meu favorito, "Javian - No Somos Heroes", muito em especial pelo ritmo entusiasmante que o instrumental cria à volta da música. Uma música alegre, a chamar a uma tarde de verão ao som da rádio! Destaco ainda, no entanto, a letra tocante da música de Le Klein e os "cambios" menos felizes de Fruela.
Tiago Ribeiro aposta em Javián e "No Somos Heroes"
Tendo em conta que o meu favorito foi eliminado na ronda anterior e que não acho, de todo, que a música de Fruela seja a mais indicada para a Eurovisão, então a minha escolha fica mais facilitada. Tanto a música de Javián como a de LeKlein são músicas com potencial: contudo, não suporto o refrão nem do Ouch da música da LeKlein. Chega a ser perturbador! Por exclusão de partes, a minha favorita à vitória é «No Somos Heroes», tendo bastante mérito próprio pelo bom feeling que o tema transmite.
[COMENTADORA ESPECIAL]
Lucía Pérez (representante espanhola no Festival Eurovisão 2011) aposta em LeKlein
"O meu claro favorito é LeKlein, uma fantástica intérprete com uma grande voz que se mantem autêntica quanto ao seu estilo e imagem. Baseando-me no meu gosto musical, o tema de LeKlein segue «uma fórmula bastante linear», contudo, apresenta um ritmo positivo e cativante. Em resumo, é uma proposta diferente, muito inovadora e, acima de tudo, bastante internacional."
Somando as pontuações atribuídas pelos nove comentadores (tendo em conta que os candidatos receberem 3, 2 ou 1 pontos consoante o lugar alcançado), eis a previsão do Olhares sobre o EuroCasting 2017:
1.º LeKlein - Ouch!! - 21 pontos
2.º Javian - No somos heroes - 18 pontos
3.º Fruela - Live It Up - 15 pontos
Quer fazer parte do painel de comentadores das próximas edições do Olhares sobre as finais nacionais? Envie-nos os seus comentários (poderá enviar para todas as finais nacionais) AQUI.
Fonte/Imagem: ESCPORTUGAL / Vídeo: Youtube
Fico triste que a Nieves Hidalgo não está na final, não pela Brequette que tinha uma música fraquissima. Mesmo assim, torço para a Leklein ou Javian vencerem.
ResponderEliminarAbaixo de lixo as cinco escolhas de TVE (só se aproveita a canção rockeira. Boa Sorte "Ouch!".
ResponderEliminarAgora percebo porque foi afastada Brequette!!! Tinha uma música superior a qualquer uma que apresentaram aqui!
ResponderEliminarAs escolhas internas da TVE são de desmaio garantido. Canções de nível muitíssimo superior ficaram pelo caminho no EuroCasting. Agora só resta algo: LeKlein para Eurovisão (com, quiçá, um arranjo no instrumental e a nível vocal)!!
ResponderEliminarVoltaram a acertar :-)
ResponderEliminar