A canção representante de Portugal no Festival Eurovisão 2017 deverá ter um videoclipe. Esta estratégia de promoção faz parte do plano da RTP.
Muito comum na grande maioria das canções participantes no Festival Eurovisão da Canção ao longo dos anos, há mais de 10 anos que Portugal não apresenta, contudo, um videoclipe das canções participantes na Eurovisão. A última vez que a RTP produziu um videoclipe foi em 2005, ano que não organizou o Festival da Canção, optando por uma seleção interna dos artistas e da canção. A opção da RTP tem sido enviar o video da atuação no Festival da Canção para as diferentes estações de televisão europeias (e australiana), bem como para o site oficial do concurso.
Do plano da RTP para a Eurovisão 2017 faz parte a realização de um videoclipe, em paralelo com o vídeo da atuação do artista ou banda vencedora do Festival da Canção na final agendada para 5 de março.
Recorde-se que, apesar da RTP não produzir desde 2005 um videoclipe promocional da canção representante da Eurovisão, houve compositores e artistas que realizaram vídeos independentes: foi o caso da equipa da canção Senhora do Mar, em 2008, e de Há dias assim, em 2010. Também autores de outras canções que, não vencendo o festival, ganharam alguma notoriedade nas redes sociais e não só, produziram os seus vídeos, como foram os casos das equipas das canções Ao teu encontro, Outra vez Primavera e Dança Joana.
No passado, era comum a RTP organizar vídeos promocionais das canções concorrentes. Recorde alguns dos vídeos realizados ao longo dos anos:
Fonte: ESCPORTUGAL / imagem: GOOGLE / Vídeo: YOUTUBE
Excelente noticia. Mas que nao seja um bilhete postal do pais. Isso usava-se até aos anos 90
ResponderEliminarO video de 99 foi mau demais
ResponderEliminarAdorei a Manuela Bravo naqueles rodopios todos. Nao conhecia esse video. LOL
ResponderEliminarBom, o que dizer da noticia? É algo que 90% dos paises fazem, a RTP tem os meios não se entende porque não faz há tantos anos
O video tem de ser moderno, tecnologico, popular. Teremos canção á altura? Veremos
ResponderEliminarAdorava que fosse um a sério - vamos ver se isso acontece
ResponderEliminarEsperamos que a canção vencedora seja boa, para que inspire também um bom videoclip. Os mais interessantes dos apresentados são de 1992, 1994 e 2005.
ResponderEliminarBoa! Mas não façam um videoclip muito mainstream!
ResponderEliminarConcordo. O clipe tem que ser todo filmado em Lisboa, mostrar casas de fados e bairros tradicionais, como Alfama e Madrugada, e aqui e ali, mostrar um pouco do Algarve... vamos mostrar a essa Europa o que é ser Portugal!
ResponderEliminaristo é um concurso de música não uma feira de turismo
EliminarCom essa mentalidade nunca vamos sair da cepa torta... tem de ser tudo fado, Lisboa enfim parece que os portugueses não têm outra vida e outros gostos
EliminarÓ Carmelinda, que idade tem voce? 200 e tal anos? Que ideias de antiquadas lolol
EliminarEu acho que o comentário da Carmelinda Pessanha é a gozar, a começar pelo nome ;)
EliminarPortugal nao e so lisboa.Alias Porto e considerado o melhor detino da europa e tem o melhor vinho do mundo
EliminarÉ algo obvio mas que Portugal nao tinha há anos.
ResponderEliminarFalta o vídeo de 1997, que julgo mais interessante que o de 1999.
ResponderEliminarEm 2014, também houve um vídeoclip de "Mea Culpa", em inglês...
O vídeo de 99 devia ser para alguma publicidade ao shampoo Pantène, ao crédito habitação Millenium (Studio T0 com vista para o mar :D) e às frutas do Mini-Preço... :D :P ;)
ResponderEliminar