Apesar da especulação em torno de um possível regresso, a emissora estatal da Eslováquia confirmou que ficará de fora da próxima edição do Festival Eurovisão.
Depois dos rumores sobre a possível participação em 2016 (AQUI) e do regresso em 2017 (AQUI), a emissora estatal da Eslováquia, RTVS, confirmou, esta tarde, que não se fará representar na próxima edição do Eurovision Song Contest. Apesar de não ter sido revelada a razão, é expetável que o baixo interesse do público e as dificuldades financeiras da emissora tenham sido factores determinantes para a decisão, tendo sido essas as razões pela sua retirada em 2012.
Até ao momento, o Festival Eurovisão 2017 conta com a confirmação de 37 países: Albânia, Alemanha, ARJ Macedónia, Arménia, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Bielorrússia, Chéquia, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Letónia, Lituânia, Malta, Montenegro, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, Roménia, Suécia, Suíça e Ucrânia. De realçar que todos os países tiveram de entregar a pré-inscrição no evento até ao passado dia 15 de setembro, sendo que poderão retirá-la sem qualquer penalização até 10 de outubro.
Por outro lado, Andorra, Eslováquia, Luxemburgo e Mónaco já confirmaram que não integrarão o lote de participantes da próxima edição, enquanto a Bósnia-Herzegovina também deverá abandonar a competição devido a dificuldades económicas. A lista oficial de participantes será revelada em dezembro/janeiro pela EBU/UER.
A Eslováquia estreou-se no Eurovision Song Contest em 1994, tendo participado em 1996 e 1998 antes de um interregno de 10 anos. Em 2009 regressou ao evento, participando ininterruptamente até 2012, nunca conquistando um lugar de acesso à Grande Final. Max Jason Mai e o tema 'Don't Close Your Eyes' foram os últimos representantes do país no concurso, tendo conquistado a 18.ª (e última) posição na semifinal com 22 pontos. Recorde a atuação de seguida:
Fonte: ESCPedia /Imagem/Vídeo: eurovision.tv
Pois que fiquem de fora... mais vale, com as cançoes que costumam enviar :-d
ResponderEliminarBom fim de semana para todos.
Com comentários como esse, o/a senhor/a também podia ficar de fora! #Dica
Eliminar=))
Eliminar@22:07
Eliminarconcordo, você podia tambéem fazer companhia ao/à das 19:32... #boo!
Pena
ResponderEliminarEstava com esoeranca.. se nao participam com a Ucrania ali ao lado...
ResponderEliminareslovaquia para mim
ResponderEliminardeveria ter ficado em 4º lugar em 1996
top 8 em 2010
e
top 6 em 2011
Diogo de Albuquerque Gaspar
Verdade, não digo Top 10, mas mereciam a final em 2011, e resultados bem melhores em 2009,2010 e 2012 do que ficaram, todas eram musicas boas e aceitáveis.
EliminarPara mim a melhor cançao eslovaca no ESC foi a de 1998.Alias no seculo XX as prestaçoes eslovacas muito melhores.Parecem estar zangados a longo termo com o ESC...e um pais,que parece duma maneira geral estar a isolar-se do resto da Europa.Pena!
Eliminar