A Ucrânia foi a vencedora do Festival da Eurovisão 2016, mas não venceu o televoto nem a votação dos jurados! Quais terão sido os países mais beneficiados pelo televoto? E os mais prejudicados pelo júri?
Reintroduzido na Final em 2009 e nas semifinais em 2010, o júri nacional reparte, desde então, a votação final com o televoto de cada país. Apesar da mudança no sistema de votação, as duas votações ganharam independência uma da outra, tendo continuado com o mesmo peso na votação final. Contudo, como não podia deixar de ser, as duas nem sempre estiveram em acordo e muito teria mudado se a votação fosse atribuída apenas por uma das partes.
1.ª Semifinal
18 países concorreram na primeira semifinal do Festival da Eurovisão 2016, sendo que o júri e o televoto apenas estiveram de acordo numa situação: a Holanda foi a quinta classificada de cada uma das votações. Por outro lado, a discrepância começou logo no vencedor: a Rússia venceu a semifinal com o voto favorável do televoto, enquanto que na votação do júri ficou na segunda posição; Malta, terceira classificada da geral, foi a vencedora da votação do júri, mas apenas reuniu o 9.º lugar nas preferências do público.
No entanto, se tivermos em atenção os lugares de acesso à Grande Final, iremos verificar algumas mudanças: a República Checa (9.º) ficaria de fora da Final pelo televoto (12.º), tendo conquistado o apuramento graças à votação do júri (4.º); a Áustria (7.º), segunda mais votada pelo público, foi apenas 11.ª classificada no painel de jurados; por fim, Montenegro (13.º) teria sido finalista se apenas contasse a votação do júri, que colocou o país na 10.ª posição, bem como a Bósnia-Herzegovina (11.º), que foi 8.ª classificada no televoto.
2.ª Semifinal
Como aconteceu na primeira semifinal, o televoto e o júri só estiverem em consenso numa ocasião na segunda semifinal do ESC2016: a Noruega foi 13.ª classificada em ambas as votações. A Austrália, vencedora da gala, foi a mais votada pelo júri e a segunda mais pontuada pelo televoto. Por sua vez, a Ucrânia terminou na segunda posição, com a votação máxima do público e o terceiro lugar no júri, sendo que a Bélgica terminou na terceira posição da geral.
Contudo, ao contrário do que aconteceu na 1.ª semifinal, existiram duas situações em que as duas vertentes da votação estiveram em total desacordo: a Polónia (6.ª) terminou a votação do público na quarta posição, enquanto que o júri colocou o país no 15.º posto da classificação; por sua vez, Israel (7.º) foi o quarto país mais votado pelo júri, mas terminou na 16.ª (e antepenúltima) posição no televoto. Mas não foram as únicas duas situações em que estiveram em desacordo: pelo televoto, a Geórgia (9.ª) não teria sido finalista, tendo sido apenas 11.ª classificada nas preferências, sendo apurada graças ao 7.º posto do júri; por outro lado, a ARJ Macedónia (11.º) e Bielorrússia (12.º) teriam sido finalistas pela votação do público, em que terminaram na 8.ª e 9.ª posição, respetivamente, tendo sido afastados pela votação dos jurados, onde terminaram na 11.ª e 12.ª posição, respetivamente.
Grande Final
De entre as 26 candidaturas a concurso na Final do ESC2016, o televoto e o júri apenas estiveram em acordo numa: a Ucrânia, vencedora do certame, foi a segunda classificada em cada uma das votações. A Rússia, terceira classificada na geral, foi a vencedora do televoto, enquanto que a Austrália, vice-campeã, foi a favorita do júri. Por outro lado, Polónia e França ocuparam o terceiro lugar nas preferências do público e dos jurados nacionais, respetivamente.
E a Polónia (8.º) foi mesmo o caso que mais desacordo causou entre as duas vertentes da votação: o país ficou na penultima posição (25.º) do júri, com apenas 7 pontos, mas foi a terceira candidatura mais votada pelo público, recebendo 222 pontos, tendo as duas classificações diferido em 22 posições! Também Malta (12.º) causou desacordo nas duas votações, com as duas classificações a diferirem em 17 posições: Ira Losco foi a 4.ª mais votada pelo júri, mas terminou na 21.ª posição do público.
O mesmo aconteceu com Israel (14.º) : Hovi Star foi 8.º classificado no júri, mas terminou na 22.ª posição do público. A Áustria (13.º) e a Sérvia (18.º), por sua vez, foram prejudicadas pela votação dos jurados: os dois países ficaram na 8.ª e 11.ª posição do televoto, respetivamente, mas terminaram a votação do júri em 24.º e 23.º, respetivamente.
O juri roubou muito a polónia
ResponderEliminarSe bem que o gosto do juri se aproxime mais do meu,acho que so deveria haver televoto.
ResponderEliminarEsto es como la alineación de un equipo de fútbol. Cada uno haría su propia alineación. Unas veces estoy de acuerdo con el jurado y otras veces con el televoto. Es una pena que por culpa del jurado Kaliopi de Macedonia, con su gran voz, no se clasificara; pero también es lamentable que el televoto coloque a San Marino en una posición tan alta. En cuanto a la final, el televoto siempre castiga a España de forma brutal. El público europeo sigue votando por afinidades políticas y geográficas. Si no llega a ser por el jurado, España todavía hubiera quedado peor. Por otro lado, el auténtico ganador de Eurovision 2016 es Sergey Lazarev, pero el jurado arrebató el triunfo a Rusia, ya que votó estratégicamente para reducir las oportunidades rusas de ganar. 4 de los 5 jurados lituanos colocaron a Rusia en última posicón. Lo mismo hicieron 3 jurados checos. Demasiada coincidencia
ResponderEliminarFelizmente o televoto salvou a noite, ou a vencedora teria sido a Austrália. É completamente absurdo terem autorizado a sua participação na votação. Como convidada acho interessante e apoio fazerem o mesmo com países de outros continentes, mas entrar na competição é desvirtuar totalmente o conceito da eurovisão.
ResponderEliminarTelevoto 100%. E ponto final.
ResponderEliminarE andava toda gente entusiasmada com a França e, depois, dão-lhe o 9º lugar?! A sério, não percebo :(
ResponderEliminarNunca entendi o porque da popularidade da cançao francesa.Para mim foi uma cantiguinha agradavel,valendo 5-6 pontos,bastante apropriada para musica de fundo de supermercado.Amir,simpatico,mas ate um pouco amador em palco.
EliminarPara mim foi uma canção muito boa. Gostei mesmo muito.
EliminarRG, no supermercado existem cotonetes. Que tal passares por lá?
EliminarA música do Amir era a melhor. Já ouvi a do Manz 2015 num Hospital privado, mas o supermercado fica reservado para outros.
00:16 -Se te referes a limpeza de ouvidos aconselho-te antes AUDISPRAY e so depois cotonetes para retirar parte da cera e secar os ouvidos.Espero que te tenha dado um kick especial teres ouvido o Mans num hospital privado,se bem que nao entenda.Nao,para mim a cançao de Amir nao era a melhor!
Eliminar00:16 - Aquilo que a menina anda agora a aprender,ja eu sabia ha mais de 20 anos atras... :d
Eliminar