O Festival Eurovisão da Canção do século XXI é muito mais que canções! São performances estudadas ao segundo, são ecrãs gigantes, cenários arrojados, pirotecnia, acrobatas voadores, verdadeiros videoclips no palco para captar a atenção dos telespectadores. Nem sempre foi assim mas, desde 1956 sempre houve a preocupação de chamar a atenção…
Em seis décadas de festival Eurovisão, são tantos os momentos míticos que difícil é fazer uma seleção! Em noite de festa do ESC2016, vamos recordar 13 desses momentos:
Já em 1957 havia a preocupação de alguns países por coreografias particulares. A alemã Margot Hielscher decidiu falar ao telefone…
Em 1957 não havia efeitos especiais, mas um beijo em direto deu muito que falar. Birthe Wilke e Gustav Winckler fizeram parar a Europa no final da sua atuação:
Peter, Sue & Marc & Cia, da Suíça, foram à Eurovisão 1979 com equipamentos de jardinagem reconvertidos em instrumentos musicais:
Os representantes da Dinamarca em 1988, Hot Eyes, atiraram com uma guitarra à cabeça do seu diretor de orquestra:
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: GOOGLE / Vídeo: YOUTUBE
Excelente artigo. Foi bom saber e recordar
ResponderEliminarNão conhecia essa dA guitarra da cabeça do outro.AMEI
ResponderEliminarLembro-me eu muito apesar de na altura só ter 7 anos ... o ano da Céline Dion , Lara Fabian e da Dora ... Pequenos exemplos como estes, mostram porque de alguma forma a opinião pública das pessoas divide-se entre o fascínio e o desprezo em relação ao certame. Será mesmo um concurso de canções ou um stand up de comédia marcada por mau gosto, kitsch, glitz ... e pouca substância musical? Já se percebeu que o lado menos musical e que lhe retirou durante muito tempo credibilidade musical (olá década de 2000-2009, é contigo que falo!!) é o mais amado pela comunidade de fãs. Por isso divide opiniões ... e assim permanecerá ...
Eliminar