A SVT anunciou que todas as canções participantes no Festival Eurovisão 2016 terão tradução simultânea para linguagem gestual internacional. O festival torna-se, assim, ainda mais inclusivo.
Desde 2010 que a SVT oferece a tradução para língua gestual sueca para todas as canções participantes no Melodifestivalen, a seleção nacional para a Eurovisão. Diversas traduções tiveram impacto em todo o mundo, graças à grande emoção emprestada pelos intérpretes das canções. Alguns dos vídeos tornaram-se mesmo virais, como os dois que publicamos de seguida.
Em 2015, a Eurovisão deu os primeiros passos na tradução simultânea e a SVT irá desenvolver o conceito para 2016.
"Pensamos de uma forma diferente dos artistas. Cada canção contém muito mais mensagens que a música em si, como a dança, a coreografia e o jogo de luzes. Para nós é muito importante encontrar intérpretes de linguagem gestual como bons conhecimentos de língua, mas também com boa energia no ecrã e que sejam divertidos", afirmou ao site oficial Julia Kankkonne, produtora responsável pelas imagens a transmitir no que diz respeito às traduções para linguagem gestual.
Eis dois exemplos do Melodifestivalen:
Fonte: EUROVISION / Imagem: SVT / Vídeo: YOUTUBE
ADORO estas interpretações :-)
ResponderEliminarSerá que esse pretinho me pode ensinar lingua gestual? :))
ResponderEliminarPois... Mas o que eu sempre defendi foi a tradução legendada em cada país dos textos das canções. Há dezenas de anos!
ResponderEliminarRui Neiva
Pelo menos a Finlandia fez isso durante muitos e muitos anos.O lado negativo era a"interferencia"com o lado visual das actuaçoes.Tambem o nivel das traduçoes ia do desastroso(por ex.em"O meu coraçao nao tem cor",1996) ao magistral como em"Todas as ruas do amor"em 2009.
EliminarIdeia completamente descabida de neurónios. "... Com boa energia no ecrã e que sejam divertidos", para quê? A Língua Gestual de cada País já é, por si só, uma coreografia. A SVT quer tirar o protagonismo aos cantores para uma "palhaçada", em que a palavra-gesto sai completamente do ecrã, ficando o surdo sem saber, à mesma, o conteúdo da letra? Então isso não é Informação nem Serviço Público de Televisão, é lixo. A Língua Gestual é para surdos, não para cegos. Os surdo-cegos têm uma Língua/Comunicação diferente.
ResponderEliminar