A República Checa, participante na Eurovisão desde 2007, poderá entrar na competição do próximo ano com uma nova designação: Chéquia será o novo nome do país, em caso da proposta ser aprovada no parlamento.
O país que nasceu após a dissolução final da Checoslováquia vai passar a ter um nome oficial mais curto: se for aprovado no parlamento, a República Checa vai passar a ser chamada de Chéquia. O anúncio foi feito pela BBC, sendo que a decisão, explicam os responsáveis pela iniciativa, deve-se à dificuldade de introduzir o nome do país em etiquetas, rótulos e camisolas das empresas de desporto e companhias de roupa.
A proposta vai ser discutida no parlamento checo, depois de ter tido aval positivo do primeiro ministro e do restante executivo checo, sendo que, em caso de ser aprovada, vai ser apresentada às Nações Unidas para a decisão final. Contudo, a mudança não é radical: alguns países já se referiam à República Checa como Chéquia, apesar do termo nunca ter sido oficializado; apenas as línguas portuguesa, espanhola, francesa, italiana e turca resistiam ao uso desse termo, que remonta à entidade nacional usada desde o século XVII.
A República Checa nasceu em 1993 aquando da divisão da Checoslováquia, país que deu também origem à Eslováquia, cujo nome oficial é República Eslovaca. O país participa na Eurovisão desde 2007, tendo participado apenas em quatro ocasiões. Em 2017, a confirmar-se a sua manutenção no concurso, a República Checa poderá entrar já sob o novo nome do país.
Recorde, de seguida, o tema que representará a República Checa em Estocolmo:
Chéquia,muito giro, mas seria mais rico ainda se passasse a chamar-se cheque, mas com cobertura, não como o representante da Bósnia.
ResponderEliminarNao gosto. Espero que continue Republica Checa
ResponderEliminarEsperemos que também gostes de República Eslovaca, Federação Russa, República Portuguesa, Confederação Helvética e República Francesa também.
Eliminar@00:50
Eliminarproblema teu
que estranho chequia
ResponderEliminarPorque é que Chéquia é estranho para República Checa e Eslováquia não é para República Eslovaca? Porque não estás habituado. Mas se habituaste-te a dizer Checoslováquia no passado, habituas-te a dizer Chéquia.
EliminarÉ tudo uma questão de hábito. Pode não soar bem agora mas com o tempo tornar-se-á absolutamente normal.
ResponderEliminarNem mais.
EliminarEsses países de leste não sabem o que querem para a bandeira e o seu nome. Enfim eles é que sabem.
ResponderEliminar