Slider

Suécia: Cerca de 200 queixas formalizadas contra a SVT


A atuação de Gina Dirawi, Jon Henrik Fjällgren e Sarah Dawn Finer no interval act do Melodifestivalen 2016 está a causar enorme polémica. Cerca de 200 queixas já deram entrada no Conselho de Revisão: a maioria devido à mudança da letra do hino.


Apesar do sucesso apontado pelas apresentadoras da quarta semifinal do Melodifestivalen 2016, Gina Dirawi e Sarah Dawn Finer, em conjunto com o vice-campeão do ano passado, Jon Henrik Fjällgren, o interval act, intitulado Hela Sveriges sång, está a causar enorme polémica. Em causa está uma alteração da letra do hino nacional sueco: em vez de "Sim, eu quero viver. Eu quero morrer no Norte", o coro sénior participante na atuação cantou "Eu quero viver. Eu quero morrer na Terra", algo que não agradou aos espetadores. Até ao momento, o Conselho de Revisão já recebeu 192 reclamações, sendo que a maioria deve-se a este facto, enquanto que algumas se devem a um episódio protagonizado entre Gina Dirawi e o finalista Frans.

"Senti-me ofendido com o que eles fizeram com o nosso hino nacional", "Vergonha e Nojento" e "Eles dizem que a mudança foi pequena: da Escandinávia até à Terra" são alguns dos comentários existentes no vídeo da atuação no canal oficial da emissora SVT, sendo que o mesmo tem largos milhares de votos negativos. As apresentadoras reagiram à notícia, tecendo duras críticas aos media nacionais, que têm fomentado a polémica: "Foi um número bonito que fizemos juntos, mas que os jornais têm feito de tudo para vender mais" afirmou Gina, enquanto que Sarah disse: "Por causa dos jornalistas, que anunciaram que o hino nacional seria cantado em diferentes idiomas, quero apenas esclarecer que apenas cantamos o hino em sueco". Até ao momento, a emissora sueca SVT ainda não teceu qualquer comentário.

O ato, em que Sarah Dawn Finer cantou em hebraico e Jon Henry em Sami, tem sido associado às recentes dificuldades da Suécia, e dos outros países europeus, em redistribuir os refugiados em territórios, algo que tem dado mote a que algumas alas extremistas da sociedade sueca usem a polémica para fomentar o caso na discussão pública.

Aceda, de seguida, ao interval act em questão:



Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: Aftonbladet / Imagem: SVT/ Video: Youtube
5
( Hide )
  1. Ao ouvir esta versao,para mim dificil dizer com 100% de certeza se disseram"norden" ou "jorden"(terra),pois sao foneticamente palavras muito similares,principalmente cantadas.Mas nao seria melhor deixar de cantar hinos nacionais em tudo o que seja festa? "Du gamla ,du fria"e um hino nacional lindo.

    ResponderEliminar
  2. Ha tambem a possibilidade de alguem dentro do MF,ter
    pensado que assim com uma modificaçaozinha"globalizante"talvez as Naçoes Unidas ainda viessem a adoptar o hino nacional sueco em Esperanto como hino mundial,claro com o apoio apadrinhante da EBUER.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17:43

    hino da suecia é muito bonito!!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo22:22

    Que hino mais feio!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.