Slider

Ucrânia: Tártaros da Crimeia reivindicam direito ao voto na final nacional do país

Apesar de ter vencido a primeira semifinal da final nacional ucraniana, a cantora Jamala garante que muitos dos tártaros da Crimeia não puderam votar na sua candidatura. O líder do grupo étnico apelou à emissora ucraniana que arranje uma solução para as próximas transmissões.


"Escrevi o '1944' no ano passado, inspirado na história da minha bisavó Nazyl-Han e sobre a tragédia que ocorreu com a nossa família tártara da Crimeia no ano de 1944... Estou a falar da deportação forçada, onde a minha bisavó perdeu uma das suas filhas! Na verdade, o tema desta canção está perto de muitas pessoas, na maioria dos países do mundo. Muitas pessoas têm experimentado essa terrível tragédia: repressão, deportação e genocídio. E, infelizmente, as pessoas ainda não aprenderam a coexistência pacífica e a tolerância": foi, deste modo, que a cantora Jamala revelou a todos os seus seguidores nas redes sociais, o significado do tema com o qual procura representar a Ucrânia na próxima edição do Festival da Eurovisão.

Contudo, apesar de ter vencido a semifinal com 49,22% dos votos do público, a cantora lamentou que os tártaros da Crimeia não tenham tido oportunidade de votar no tema que retrata a deportação ocorrida em 1944 pelas tropas do Exército Vermelho: "Fiquei muito triste! Eu sei que muitos dos meus apoiantes estão na Crimeia e muitos deles escreveram-me mensagens a dar força para a competição, mas a dizerem que não puderam votar... Eu já lhes disse que estão a desperdiçar o seu dinheiro, pois os votos não estão a ser contabilizados, mas eles dizem que continuarão a votar" afirmou, revelando "ser muito difícil interpretar o tema, pois é um memorial e é algo que me diz bastante".

O líder dos tártaros da Crimeia, Refat Chubarov, reagiu às declarações da cantora e apelou à emissora ucraniana a trabalhar numa solução para as próximas transmissões: "Se os crimeanos não estão a conseguir votar em competições ucranianas, estamos silenciosamente a concordar com aqueles que dizem que a Crimeia não faz parte da Ucrânia".



Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: Escapanews / Imagem: Jamala / Vídeo: Youtube
6
( Hide )
  1. Anónimo17:22

    Já ganhou na Ucrânia ! Grande tema , muita qualidade! Instrumental lindíssimo!

    ResponderEliminar
  2. As duas melhores canções da seleção nacional da ucrania, já foram eliminadas por isso este ano a ucrania não vai ser das minhas favoritas!
    o Vladislav Kurasov teve muito melhor que a Jamala....

    ResponderEliminar
  3. Aqui um grande problema com esta canção, o instrumental e a letra são muito bons mas a voz de Jamala, não é adequada á canção e estraga tudo! Continuo a achar que Vladislav e Anastasia eram, e são, bem melhores que jamala e sua canção! I'm Insane ou I Am Free Now é que deveriam representar o país!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sua opinião relativamente à voz baseia-se no facto de que não gosta.
      A profundidade e a intensidade da voz desta cantora são absolutamente estrondosos. Não tenho qualquer dúvida que caso vença na Ucrânia, fique no TOP 5 do ESC com muita facilidade! :)

      Eliminar
  4. MELHOR CANÇÃO ,se for a Eurovisão vai ser uma das minhas favoritas á vitória! Força Jamala <3

    ResponderEliminar
  5. Espero que Jamala venha a representar a Ucrania no ESC 2016.A ultima vez que alguma cançao relacionada com o ESC me entusiasmou assim,foi em 1991 a representante de França,interpretada pela fantastica Amina. Anastasiya Prikhodko tinha uma boa cançao,mas desafinou por todos os lados.Decepcionante!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.