Os fãs da representante ucraniana no JESC2008, Viktoria Petryk, não gostaram das duras críticas de Andriy Danylko, cantor mais conhecido pela personagem Verka Serduchka, na final nacional do país, que culminaram com o afastamento da jovem da grande final.
No passado sábado, Viktoria Petryk, representante da Ucrânia no JESC2008 e segunda classificada na final nacional do país em 2014, foi afastada da edição deste ano do evento, ao conquistar a sétima posição entre os nove semifinalistas. Contudo, os seus seguidores e fãs acusam Andriy Danylko, cantor por detrás da personagem Verka Serduchka, de ser o responsável pelo afastamento da cantora.
Tudo aconteceu momentos depois da atuação de Viktoria com o tema Overload, composto pelo duo Ylva & Linda Persson, em cooperação com Niclas Haglund e William Taylor. Ao contrário das anteriores atuações, o jurado Andriy pediu licença para ser o primeiro a tomar a palavra, tendo questionado a cantora: "Quando vais ser tu mesma? Estás sempre a seguir as passadas de alguém, quando terás a tua própria música? Ainda mais, como achas que vais influenciar a Europa?". A cantora respondeu que é "bastante conhecida na Europa", defendendo que quer seguir as passadas da irmã e conquistar uma "vitória na Europa, depois da vitória dela no JESC2012".
No entanto, a menção ao concurso infantil incendiou o discurso do cantor: "Eu não entendo esse concurso! Porque é que ele existe? E quem assiste? Não tem qualquer sentido! As crianças só devem ir para a escola e estudar!", continuando: "Não me interpretem mal, mas é essa a minha opinião. Tens uma bela voz, mas a música que cantas não tem qualquer sentimento teu! Achas que vais influenciar a Europa assim? É engraçado que penses que sim! É o mesmo que ires ao Japão e apregoares que fizeste sushi. Achas que alguém te vai dar importância? Estás a desperdiçar dinheiro a comprar temas fracos e a fazer os compositores ricos".
Contundo, os restantes jurados foram da mesma opinião de Andriy. O compositor e produtor Konstantin Meladze garante concordar com a cantora sobre a sua fama na Europa, mas lamenta que "tenhas composto e escrito uma música em que trabalhado muito e depois acabes por apresentar isso... É como ir ao mercado e apostar o dinheiro todo numa carne para fazeres um prato que já provaste e achaste horrível! Foi isso que fizeste aqui!". Ruslana, vencedora do Festival da Eurovisão 2004, lamentou que falte essência no tema que apresentou: "A tua voz é muito bonita! Mas quando fechei os olhos, ouvi Leona Lewis, Helena Paparizou e Loreen, mas quando abri os olhos eras tu, Viktoria Petryk. Por favor, canta algo que seja inteiramente teu! Certifica-te que seja o melhor para ti".
Depois das declarações dos jurados, a cantora recusou-se a comentar, tendo apenas dito que "eles já disseram tudo". No entanto, os seguidores de Viktoria usaram as redes sociais para culpar o júri do concurso, em especial Andriy Danylko, pelo afastamento da cantora. Viktoria foi a segunda candidata menos votado pelo júri, sendo que no televoto apenas conquistou 4,64% dos votos, cuja baixa percentagem é, segundo os seguidores, devido às duras críticas de Andriy. Contudo, até ao momento, nem Viktoria, nem Andriy, reagiram a essas contestações.
Recorde, de seguida, a prestação de Viktoria Petryk na final nacional ucraniana e a sua participação no JESC2008:
Deviam ter vergonha esses jurados! Deviam era parabenizar a cantora por ter participado não falarem mal dela! Com essa música Portugal e que estava bem!
ResponderEliminarParece que um pouco por toda a parte começam a soprar novos ventos contra a uniformidade e "globalizaçao" no ESC,neste caso concreto a "suedizaçao" do evento.Injusto para com Viktoria,mesmo desnecessariamente duro e cruel terem tecido tais comentarios.
ResponderEliminarpois é, realmente uma das musicas que passou a final a das nuangels tinha tudo a ver com elas realmente... enfim jurados muito imparciais...
ResponderEliminarLOL que lata...que terão dito eles das Nuangels?(que não cantam nadinha diga-se)Já agora...era bom saber dado que levavam uma suecada dos mesmos senhores da musica do Xuso Jones(Pois "Courageous" em 2014,..."Victorious",está certo).
ResponderEliminarEscusavam de ter arrasado a rapariga desta maneira...havia outras maneiras mais simpáticas de expressar as suas opiniões.
Por acaso a música incriminada não vale um chavo. Parece que se ouviu montes de vezes numa discoteca pop qualquer há algum tempo. O pop suecado é uma variante de pimba, o pimba urbano.
ResponderEliminar