Slider

[RUMO A ESTOCOLMO] Pietarin Spektaakkeli: "Se formos a Estocolmo, iremos apostar nos concertos de rua"

A concurso na última semifinal do UMK2016, o grupo Pietarin Spektaakkeli aceitou o desafio do ESCPORTUGAL e contou-nos alguns pormenores da sua preparação, bem como alguns dos planos para a promoção do tema em Estocolmo, em caso de vitória.



Juntos desde 2014, ano em que lançaram o primeiro álbum , o grupo Pietarin Spektaakkeli dar-se-à a conhecer ao público eurovisivo, esta noite, na última semifinal do UMK2016. O rapper Pietarin, o baterista Tycho Haapala e o baixista Mitja Tuurala formam o grupo que, em conversa com o ESCPORTUGAL, admitiu apostar nos concertos nas ruas de Estocolmo para divulgar a sua possível participação no Festival da Eurovisão.


Pietarin, rapper finlândes e vocalista do grupo, recusa o título de cantor: "Sou uma pessoa normal e não me sinto cantor. Sou um mero criador de temas, que também gosta de cantar e vai tentar fazê-lo juntamente com os amigos". Nascido em 1976, o rapper admite que desde cedo a música entrou na sua vida, afirmando ter tido várias fases: "Os meus gostos foram mudando com a idade. Comecei a fazer os meus temas por volta de 1992/1993 numa banda de punk em que estava... Desde então abri os horizontes e tenho feito temas dos vários géneros".


Depois de um interregno de vários anos para se dedicar à sua vida profissional, Pietarin regressou à música e garante que todos os concertos têm uma grande importância: "Cada concerto e cada gravação marcam-me imenso... Estive fora da música durante 15 anos e regressei em 2012 e desde então essas pequenas coisas têm grande importância no meu percurso".


Little Willie John é um dos seus artistas favoritos, mas Pietarin admite "gostar dos mais variados estilos de música". Além disso, admite ter assistido à maioria das edições do Festival da Eurovisão, mencionando a entrada do país em 1981: "A primeira memória que tenho do evento é a participação do Riki Sorsa com «Reggae Okei»".


Admite ser a sua primeira vez na corrida para o evento, sendo que a participação surgiu na tentativa de "fazer algo para uma maior audiência", admitindo que ficou surpreendido com o apuramento: "Achei que o tema estava muito bom, mas sabia que era algo que destoava dos padrões habituais do evento". O grupo sobe ao palco com 'Liian kuuma', que segundo Pietarin, um dos compositores do tema, é "um tema à moda antiga sobre uma rapariga muito vistosa".


Contudo, revelam que têm aproveitado ao máximo os bastidores do evento: "Não temos grandes planos. Estamos apenas à espera do nosso momento de atuar.". Questionado sobre a possibilidade de ir a Estocolmo, o cantor revela que o grupo tem já planeados alguns planos: "Se formos à Eurovisão, iremos apostar numa série de concertos de rua em Estocolmo para chegar o mais perto possível das pessoas".


Questionados sobre as anteriores participações da Finlândia na Eurovisão, Pietarin garante que, segundo a sua opinião, os Lordi não deveriam ter sido os únicos finlandeses a triunfar no evento: "Os Pertti Kurikan Nimipäivät foram a melhor coisa que apareceu no UMK e deveriam ter vencido a Eurovisão". Sobre o nosso país, Pietarin recordou imediatamente a participação de Suzy em 2014: "É díficil de esquecer a bela Suzy que cantou uma música bastante agradável por Portugal".


Aceda AQUI a todo o arquivo da iniciativa Rumo a Estocolmo!

Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPORTUGAL/ Vídeo: Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.