Slider

[RUMO A ESTOCOLMO] Lieminen: "Se ganhar o UMK serei um gajo muito feliz"


Lieminen está a concurso na 3ª semifinal do UMK2016 com o tema Pehmeiden arvojen vaalijat e diz que se ganhar o bilhete para a Eurovisão será "um gajo muito feliz". Leia a entrevista do cantor ao ESCPORTUGAL.


Lieminen descreve-se como uma pessoa "fácil e relaxada que tenta transmitir vibrações positivas a quem se encontra ao seu redor". A música surgiu na sua vida "aos 7 anos com o piano e aos 11 com a guitarra. Toquei guitarra em muitas bandas durante a minha vida, desde blues a metal. Lieminen é o meu primeiro projeto a solo e o primeiro onde toco guitarra e canto, bem como o primeiro onde componho as minhas próprias músicas". Como artista, Lieminen diz que é "o novo miúdo no bairro, como o Sting nos primeiros anos nos Police! (risos)".


Com as suas antigas bandas, Lieminen já teve a oportunidade de tocar em todos os grandes recintos de Helsínquia e por toda a Europa, o que o satisfaz muito pois adora tocar ao vivo. No entanto, afirma que o ponto mais alto da sua carreira ocorreu há muito pouco tempo quando lançou o seu álbum a solo, chamado Moi!. Os seus artistas preferidos são Stevie Ray Vaughn e Michael Jackson. Confessa-se ainda admirador de rap e principalmente de Camp Lo, J-Dilla e Nas.


Apesar de ter visto as últimas edições do Festival Eurovisão da Canção, Lieminen diz que "ainda sou um novato nestas coisas". A sua primeira memória do evento data de 1982, quando Kojo representou a Finlândia com Nuku Pommiin.


Esta é a sua primeira presença na final nacional finlandesa e "tem sido fantástica até ao momento". O seu tema Pehmeiden arvojen vaalijat é sobre "os valores da vida. Pehmeiden significa suave, Arvojen valores e Vaalijat guarda. É uma canção de amor com alguns versos de festa também". A preparação para o evento tem-se focado na coreografia com o ensaio de alguns passos de dança. Lieminen promete que "vai ser uma apresentação cool".


Sobre a participação dos Pertti Kurikan Nimipäivät em Viena, afirma que gostou bastante. "Foi um grande esforço daqueles rapazes". Lieminen acredita que existe uma grande base de fãs da Eurovisão na Finlândia, "as pessoas gostam muito [da Eurovisão]". 


Lieminen já esteve em Lisboa e diz que "é um dos melhores locais em que já estive. Adoro Portugal". Apesar de adorar o nosso país, não se consegue lembrar de nenhuma participação portuguesa na Eurovisão. Ainda assim, mostra-se muito revoltado com o facto da RTP não incluir o certame europeu nas suas prioridades.



Aceda AQUI a todo o arquivo da iniciativa Rumo a Estocolmo!

Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPORTUGAL/ Vídeo: Youtube
1
( Hide )
  1. António Marcelino12:10

    oxalá ganhes, já és bué de bom, quero que sejas bué de feliz!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.