Quatro anos depois de ter levado a ARJ da Macedónia à Grande Final da Eurovisão, Kaliopi está de regresso ao grande palco europeu. Entre Nova Iorque e Ohrid, a cantora aceitou o desafio do ESCPORTUGAL e revelou-nos alguns pormenores da sua preparação.
Responsável pelo único apuramento da ARJ Macedónia para a Grande Final do Festival da Eurovisão desde 2008, Kaliopi está de regresso às lides eurovisivas. A poucos semanas da revelação do tema que levará a Estocolmo, a cantora, que muitos intitulam como uma das «divas da Eurovisão», aceitou o desafio do ESCPORTUGAL e falou-nos sobre a sua carreira e projetos futuros.
"Geralmente não gosto de me descrever... Gosto de dar-me aos outros da forma mais maravilhosa que consigo: através da música!" afirma a cantora, defendendo que a música na sua vida tem um papel fundamental, "é a coisa mais importante que tenho". Contudo, os seus seguidores ocupam um lugar muito especial no seu dia-a-dia: "Digo muitas vezes que o espelho da minha vida é o meu público! Eles estão sempre na minha frente e neles vejo retratado aquilo que sou".
A música apareceu na sua vida bastante cedo, "Surgiu-me durante a minha infância", no entanto desde cedo soube que aquilo seria o seu futuro: "Devia ter uns dois ou três anos quando comecei a dizer que isso seria a minha vida e era cantar o que gostava de fazer". Além disso, Kaliopi destaca que os primeiros anos na música foram os mais importantes: "As experiências mais enriquecedoras apareceram no início da minha carreira musical, com encontros cruciais com pessoas que foram muito importantes para mim! Através delas aprendi imenso sobre a música, o público, a vida e especialmente sobre mim mesma".
Afirma ser uma apreciadora de originais: "Gosto imenso de um artista quando esse não se parece com outro cantor, mostrando material bastante original. Além disso, amo quando reconheço a mensagem profunda de alguém que, através da música, tenta passar o seu próprio pensamento e visão". Kaliopi aproveitou a ocasião para destacar um dos seus ídolos, recentemente desaparecido: "Tenho de falar de David Bowie. É um artista incrível que prevaleceu e manteve-se fiel a si mesmo e aos seus propósitos. Para mim, a música é como um templo espiritual e todos nós sabemos as formas de entrar e de sair desse templo".
Regressando a 1996, naquela que foi a primeira experiência eurovisiva de Kaliopi, a cantora não guarda as melhores recordações da sua eliminação na ronda de qualificação existente naquele ano: "Sinceramente, hoje em dia quero é esquecer tudo o que aconteceu comigo no ESC1996".
No entanto, 16 anos depois, a cantora teve a oportunidade de atuar no Festival da Eurovisão com 'Crno i belo': "Atuar no Festival da Eurovisão em 2012 fez-me recordar a minha primeira atuação, em criança. Senti naquele palco a magia da música do mundo.". Além disso, Kaliopi acredita que deixou um efeito nos eurofãs: "Em Baku fui fiel a mim mesma e ainda hoje o público sabe quem é a Kaliopi real! E, como resultado de tudo isso, ainda hoje temos o efeito do «Crno i Belo»! Sinceramente, espero encontrar em Estocolmo tudo aquilo que eu deixei em Baku".
Passados quatro anos, a cantora está de regresso ao concurso, novamente escolhida pela emissora estatal. Contudo, o público foi o responsável pelo mesmo: "Fui convidada pela MRT em resposta ao imenso número de cartas de eurofãs e da reação do público aquando da minha atuação em 2012... e o convite foi-me feito e aceitei logo! É de bom grado que regresso à Eurovisão, pois sinto que ainda tenho algo mais a dizer e a compartilhar com o público".
Em Estocolmo, a cantora defenderá 'Dona', tema composto por Romeo Grill e com letra de sua autoria, sendo interpretado em macedónio. Contudo, Kaliopi defende que "ainda é muito cedo para falar do tema para a Eurovisão. No início de março cada pessoa vai poder descrevê-lo consoante a sua caminhada na vida... Apenas posso dizer que estou realmente feliz com o que o Romeo Grill tem feito na sua cozinha musical".
Confrontada sobre Portugal, a cantora mostrou-se bastante triste com a retirada do nosso país: "Estou tão desanimada com essa notícia! Especialmente porque considero o vosso país com um país maravilhosamente talentoso e com uma tradição musical excepcional", revelando que "sou uma grande fã de Fado".
Sobre os próximos tempos, a cantora brinca com o excesso de trabalho que acarreta a participação em Estocolmo e afirma que "Quando estamos a preparar a participação no ESC, é bastante difícil fazer planos para o pequeno-almoço, almoço ou jantar...". Contudo, seriamente, garante que "nos próximos meses irei estar focada na participação em Estocolmo e depois vou estar a trabalhar no próximo álbum".
Aceda AQUI a todo o arquivo da iniciativa Rumo a Estocolmo!
Fonte/Imagem: ESCPORTUGAL/ Vídeo: Youtube
ou seja, o ultimo lugar!
ResponderEliminarAMEI a Kaliopi em 2012!!!!
ResponderEliminarmuito boa artista. o esc fica a ganhar com esta presença
ResponderEliminar