María Isabel e Xuso Jones, participantes no Objetivo Eurovisión, teceram duras críticas contra a emissora espanhola RTVE, acusando a produção de várias irregularidades na votação.
A candidatura espanhola para o Festival da Eurovisão 2016 continua a estar na ordem do dia. Depois dos comentários a favor ou contra o uso do inglês no concurso, as atenções voltam a focar-se no Objetivo Eurovisión, com dois dos participantes a acusar a emissora espanhola de compactuar com esquemas de irregularidades nos votos.
María Isabel, vencedora do JESC2004 e quarta classificada na final nacional, garante que muitos dos seus apoiantes não conseguiram votar na sua candidaturas: "Houve pessoas que quiseram votar em mim e nunca conseguiram", fazendo recordar a final nacional espanhola de 2008, em que muitos eurofãs contestaram contra a emissora por falhas no sistema de votação. No entanto, a jovem acusa a emissora de não fazer cumprir os regulamentos a que todos se propuseram: "Fomos informados que a música não podia ser 100% interpretada em inglês e devia ter algo em espanhol". Além disso, María Isabel recorda que os jurados têm manifestado maior apreço pelas candidaturas em espanhol: "O júri internacional tem mostrado que prefere as músicas cantadas em espanhol...".
Contudo, María Isabel não foi a única candidata a criticar a emissora: Xuso Jones, vice-campeão do concurso, acusa a emissora de não controlar os votos comprados: "Se uma pessoa tem dinheiro para comprar votos, poderá fazê-lo! Mas devia ser a televisão espanhola a controlar essas situações..." afirmou o cantor, em entrevista à revista Lecturas.
Recorde, de seguida, às atuações dos dois candidatos na final nacional espanhola:
Fonte: EurovisionPlanet /Imagem: ESCPortugal / Video: Youtube
Teorias da conspiração... A verdade é que a música da Maria perdeu muito com a performance ao vivo, com a cantora a desafinar bastante e com muita coisa a acontecer ao mesmo mt tempo, ficando tudo muito confuso. Por outro lado a música da Barei primou pela surpresa e descontracção da cantora.
ResponderEliminarOnde é que já vi este filme em Portugal?
ResponderEliminarXuso tem razao,mas tambem parece andar a viver na Lua.Nestes sistemas de televoto deveria sempre haver um limite de votos por nº de telefone.Contudo quem tiver bue de capital por tras,pode sempre comprar votos enviados de numeros diferentes.Infelizmente,assim e.
ResponderEliminarAi esta explicado o porque de a Maria Isabel nao ter ganho: nao deixavam votar nela. Bem me parecia que algo teria acontecido. Ela poderia mesmo assim nao ter ganho mas 4°lugar?
ResponderEliminarOlha que lindo, a RTP partilhou os bolinhos de canela com a RTVE
ResponderEliminarVictorious embora não me desagrade é um misto de vencedores dos últimos ESC's....como por exemplo euphoria....
ResponderEliminar