O tema 'Victorious' que disputou o Objetivo Eurovisión na passada segunda-feira poderá ser plágio de um tema homónimo que esteve a concurso na final nacional de Chipre do ano passado. Clyde Ward, compositor e produtor britânico, ameaça apresentar queixa contra o trio de compositores.
Composto por Peter Böstrom, Andreas Ohrn e Chris Whale, o tema 'Victorious', vice-campeão da final nacional de Espanha para o Festival da Eurovisão 2016, poderá ser plágio. As acusações partem de Clyde Ward, compositor e produtor britânico, que ameaça fazer uma reclamação de direitos de autor devido às semelhanças entre o tema interpretado por Xuso Jones e um tema homónimo que esteve a concurso na final nacional de Chipre do ano passado.
Com o mesmo título, 'Victorious' foi lançada em novembro de 2014, tendo sido composta por Clyde Ward e Yuri Melikov, sendo que o último foi o intérprete do tema no Project Eurovision Song Contest 2015. Contudo, a participação foi eliminada na primeira ronda depois do voto contra de Christer Björkman, curiosamente um dos jurados do Objetivo Eurovisión.
O produtor consultou a sua gravadora discográfica Warner/Chapell Germany e um especialista sobre a questão, tendo sido aconselhado a avançar com um processo judicial, devido há existência de provas de alegadas influências. Deste modo, Clyde Ward já anunciou que o seu advogado já está a estudar a situação para decidir se avança ou não com uma ação judicial. Até ao momento, nenhum dos três compositores acusados reagiu à notícia.
Compare, de seguida, os dois temas em questão:
completamente iguais!
ResponderEliminar"Not really....Maybe....it's classified!" :D
ResponderEliminarProblema lá do Chipre: o cantor não era grande coisa(até canta mais ou menos mas falta-lhe outras coisas,deve ser por isso que o Bjorkman está com uma cara de enjoado deus me livre).
ResponderEliminarNão acho as 2 musicas NADA parecidas...eu diria que a do Xuso é muito baseada na musica da banda do Andreas Ohrn por isso não dá para considerar plágio.
Este «vitctorius» lembrou-me muito o «Glorious» dos Cascada- Alemanha 2013.
ResponderEliminarpensei a mesma coisa!!
EliminarNão vejo onde estão as semelhanças... só inveja é o que é!
ResponderEliminarSem ter/afirmar certezas sobre se e ou nao e plagio,as parecenças sao abundantes e evidentes.
ResponderEliminarTotalmente diferente...
ResponderEliminareu acho as musicas iguaizinhas...
ResponderEliminartambem nao percebo pq convidam esse christer para tantas finais nacionais, esse senhor é assim tao especial?
Não vejo onde estão as semelhanças...ah ah Este senhor de apresentar queixa vai levar um boné como presente xD
ResponderEliminar