Sergei Škofljanec, vocalista da banda SAN Di EGO, aceitou o desafio do ESCPORTUGAL e falou da preparação do grupo para a estreia no EMA 2016, final nacional da Eslovénia para a próxima edição do Festival da Eurovisão.
Juntos desde 2013, a banda SAN Di EGO foi uma das escolhas da emissora RTVSLO para disputar o direito de representar a Eslovénia no Festival da Eurovisão 2016. Sergei Škofljanec, vocalista do grupo, aceitou o desafio do ESCPORTUGAL e falou-nos dos primeiros anos da música e sobre a preparação para o evento.
"Sou uma pessoa bastante tranquila e imensamente ligada à família" começa por se descrever Sergei, garantindo que "gosto da privacidade e da companhia dos amigos mais próximas, mas odeio grandes festas ruidosas". Contudo, em palco existe uma transformação: "A música desperta algum tipo de 'monstro' que tenho escondido em mim e torno-me mais energético e ainda mais apaixonado pela música, mas tento manter em os meus pés bem assentes na Terra e nunca perco o meu lado humilde".
Questionado sobre alguma vez viveu sem música, o cantor respondeu imediatamente: "Eu nasci cercado de música, tanto quanto me lembro, pois os meus pais são grandes amantes de boa música. Comecei a tocar piano aos 11 anos e, posteriormente, aprendi guitarra.". Além disso, garante que a grande parte do que sabe sobre música deve-se ao seu esforço e dedicação: "Tive educação musical primária, mas a maior parte da minha educação foi me ensinada pelo trabalho solitário. Comecei a cantar depois, mas acidentalmente: entrei na minha primeira banda de rock e não conseguíamos encontrar um vocalista".
Admite andar nessas lides musicais "há mais de vinte anos", mas "estou a cantar profissionalmente há apenas cinco anos". Questionado sobre quais as melhores experiências desses vinte anos, Sergei teve algumas dificuldades de escolher as melhores: "A maioria foram experiências agradáveis. É sempre divertido para mim atuar com diferentes músicos, cantar estilos distintos de músicas e conhecer novos cantores! Mas talvez consiga mencionar as duas vezes em que atuei juntamente com os Deep Purple". Contudo, tem uma certeza: "Os melhores momentos da minha carreira ainda estão por vir com a banda SAN Di EGO".
"Eu cresci a ouvir música pop e rock. Desde Elvis Presley ao heavy metal e tudo mais!" afirma, garantido também "gosto de jazz e música clássica e ocasionalmente canto com a banda Big RTV Slovenija. Mas se tivesse de escolher a banda que mais me influenciou na vida foram os Beatles".
Confrontado com o Festival da Eurovisão, o cantor admite ser "um acompanhante frequente do concurso", destacando a vitória da Finlândia em 2006 como um dos momentos que mais o impressionou: "Fiquei impressionado com os Lordi e 'Hard Rock Hallelujah", talvez porque não era uma canção típicamente eurovisiva, mas foi uma surpresa agradável e divertida".
Apesar de ser a estreia da banda SAN Di EGO no EMA, Sergei confessa que não é a primeira tentativa de entrar na competição: "Tentámos entrar em competição em 2014, mas não fomos escolhidos". Contudo, o cantor já esteve envolvido numa candidatura anteriormente: "Há uns anos atrás participei como baixista do meu grande amigo Tadej Vasle. Ele tinha uma grande canção chamada 'Na Emo'".
No próximo dia 27 de fevereiro, o grupo SAN Di Ego subirá ao palco do EMA 2016 com 'Without You' que, segundo Sergei, é "um bom rock numa balada romântica". Além disso, garante que, apesar do título ser em inglês, "o tema será defendido na língua eslovena". Contudo, os ensaios para a atuação já começaram: "Temos tido alguns ensaios e novas abordagens do estilo, mas utilizaremos o nosso típico desempenho de rock e a nossa imagem", afirma, garantido ser "ainda muito cedo para poder revelar algo sobre a atuação".
No concurso, o grupo disputará o passaporte para Estocolmo com a detentora da maior classificação do país na competição, Nusa Derenda: "Ela é uma das melhores cantoras eslovenas e é sem dúvidas uma das melhores e lógicas escolhas para voltar ao concurso".
Questionado sobre a participação do país no Festival da Eurovisão, Sergei defende que "A Eslovénia sempre se fez representar por grandes temas e cantores, sendo díficil escolher um de entre tantos", mas frisando a entrada do país em 1975, quando ainda estava inserido na Jugoslávia: "O tema 'Dan Ljubezni' realizado por Pepel In Kri foi um dos temas que me tem acompanhado ao longo da minha vida. Eles fizeram grande sucesso na altura". A nível europeu, a resposta foi imediata: "Eu sou grande fã dos ABBA, logo 'Waterloo' é provavelmente o meu favorito de todos os tempos".
Sobre Portugal, Sergei Škofljanec lamenta apenas conhecer o nosso país "através dos livros e das fotos". Contudo, apesar de não ter grande lembrança de Portugal na Eurovisão, adiantou que "lembro-me de uma cantora chamada Rita", em clara referência a Rita Guerra, em 2003.
Independentemente do resultado do EMA 2016, os próximos meses serão de grande agitação para o grupo: "Existem muitos planos familiares em primeiros, e depois seguem-se uma série de concertos e trabalhos de estúdio. Estamos a gravar o nosso segundo álbum e 2016 será um ano bastante agitado, o que é muito bom."
Mensagem de Sergej Škofljanec - SAN DI EGO (EMA 2016)
Sergej Škofljanec, vocalista do grupo SAN DI EGO, aceitou o desafio do ESCPORTUGAL e falou sobre a preparação da banda para a próxima edição do EMA, final nacional eslovena para o Eurovision Song Contest! Curioso para saber o que disse Sergej? Descubra tudo amanhã em www.escportugal.pt #RumoaEstocolmo #Slovenia #SanDiEgo #EMA #EMA2016
Publicado por ESC Portugal em Sábado, 16 de Janeiro de 2016
Aceda AQUI a todo o arquivo da iniciativa Rumo a Estocolmo!
Fonte/Imagem: ESCPORTUGAL/ Vídeo: Youtube
O que significa"um grande tema"?Os SAN Di EGO ou sao super-patrioticos ou tem curto conhecimento do historial do seu pais no ESC.Para mim,ESlovenia 96,02,03,10 dificilmente podem ser considerados grandes temas.Pessoalmente,a minha favorita eslovena continua a ser a 1º,"TIH DEZEVEN DAN"de 1993.
ResponderEliminarA música de 2010 é das mais horríveis das horríveis
Eliminar