Slider

RTP irá gastar mais em programação em 2016

Em 2016, a RTP irá gastar mais em programação do que aquilo que gastou em 2015. Mesmo sem organizar o Festival da Canção e mesmo sem participar na Eurovisão, a grelha de programação será mais cara. 


Se acha que a RTP não irá participar no Festival Eurovisão 2016 por falta de recursos financeiros, então está enganado! De acordo com o Plano de Atividades e Orçamento para 2016, os custos da grelha de programação dos canais da estação pública aumentam 10,9 milhões de euros face ao ano passado, informa o Correio da Manhã citado pelo site A Televisão. Em 2015, a RTP investiu na sua grelha 78, 5 milhões de euros, um valor inferior à quantia projetada para 2016 e que está conjecturada atingir os 89,2 milhões de euros. Ou seja, um aumento de 10.7 milhões de euros. Em 2015, a RTP organizou o Festival da Canção, participou na Eurovisão mas nada disso acontecerá em 2016, onde as prioridades serão outras.

À margem da comissão de Cultura e Comunicação do Parlamento, que aconteceu na Assembleia da República, Gonçalo Reis, presidente da RTP, explicou que «o objetivo é manter uma prática de equilíbrio e estabilizar um modelo que tem obtido resultados positivos», tendo em conta que serão efetuadas poupanças noutras rubricas, como a dos recursos humanos e das contratualizações externas. 

Refira-se que, para 2016, a RTP irá continuar a apostar em formatos importados, como são os casos do Got Tallent , The Voice Portugal 4 e em diversos concursos, como o Big Picture.



Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: A TELEVISÃO / Imagem: GOOGLE
28
( Hide )
  1. Anónimo19:47

    É óbvio, nem sei onde está a surpresa. Este ano haverá Jogos Olímpicos e Euro, é normal k se gaste mais dinheiro!!! $=)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo Alves20:15

      Obvio so se for para ti. Ou tu achas que os outros 43 países também não irao transmitir os jogos olimpicos e o euro? Se houvesde vontade e se quisessem ter trabalho, nao importavam tantos programas de Karaoke e organizavam algo original para a Eurovisão .

      Eliminar
    2. Sim e obvio e era de esperar esta subida nas despesas,mas tambem e mais que obvio o TOTAL DESINTERESSE da actual RTP pelo ESC,bem como pela musica e cultura em geral.A RTP infelizmente entrou na linha da SIC e TVI,em vez de primar pela diferença positiva.

      Eliminar
    3. Anónimo20:50

      Sr Ricardo,
      Já pensou que nos outros países poderá não ser tudo transmitido no mesmo canal? Sim, porque não é só em Portugal que existem 4 canais generalistas... 😘😘😘 quando se fala só para se marcar presença... 😱😱
      RRR

      Eliminar
    4. Anónimo20:51

      Mas todos nos sabemos que a rtp não é uma emissora muito rica,e ja tem concursos de musica, the voice e got talent, os Jogos Olimpicos e o Euro, é uma furtuna de dinheiro, e para Portugal, e normal que apreciem mais o Desporto, todos nos sabemos que Portugal ja não gosta da Eurovisão como antes era, e triste, mas tambem com os resultados fracos é normal, agora só ligam ao futebol, mas é mesmo assim, talvez se Portugal começar a ter bons resultados na eurovisão pode ser que voltem a ver, eu sou de acordo com a retirada da rtp nesta edicão, acredito que vão voltar com energias renovadas, vamos ver como corre.

      Eliminar
    5. Anónimo20:56

      A rtp ja deixou de ter interesse um pouco pela eurovisão, e que nao se esforcam plenamente para terem um resultado positivo, concerteza que se nos participassemos este ano, iamos ficar fora da final, logo na Suécia, e a eurovisão para a RTP não é uma prioridade, os Jogos Olimpicos e o Euro são coisas que o publico gosta de ver e sao todos os paises do mundo que participam.

      Eliminar
    6. Anónimo21:00

      Acho que a RTP este ano esta mais dedicada ao do Desporto, e normal, portanto esta decisão de ficar de fora deste ano da eurovisão era previsivel, transmitir estes programas como Jogos Olimpicos sao programas que dão audiência e a RTP sabe bem que ganha com isso.

      Eliminar
  2. Anónimo19:59

    tambem se era pra levar mas musicas ainda bem que nao participamos... poupa-se vergonhas.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo20:00

    e nao esquecer que na rtp tambem vai dar os jogos do euro 2016...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo20:19

    Odeio a RTP!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo20:50

    E nao esquecer que a RTP este ano esta a APOSTAR em series

    ResponderEliminar
  6. Pedro Carvalho21:25

    Gasta mais dinheiro PUBLICO, mas não é valorizando a cultura portuguesa, os autores, os músicos e o interpretes. Nem os guionistas portugueses ou os produtores nacionais. É a comprar enlatados, produtos já feitos por outros paises (e eles agradecem), a copiar aquilo que fazem as privadas. Qual a diferença, então, entre a RTP, a SIC ou a TVI? Porque pagarmos uma taxa de audiovisual, mais as verbas transferidas do Orçamento do Estado, se daí não ha mais valias para a cultura, a música, o teatro, o cinema PORTUGUES? A Esquerda que parece tão defensora da Cultura nacional, porque não mete mão na RTP?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:34

      A RTP transmite o que a maior parte do publico gosta de ver... isso e servico publico

      Eliminar
  7. Lá vai a taxa aumentar para pagar a chuliçe

    ResponderEliminar
  8. Lá vai aumentar a taxa de audiovisuais

    ResponderEliminar
  9. Anónimo03:27

    Não me admira que isto esteja como está, com tanta gente a aceitar este aumento do orçamento de forma tão benevolente. Afinal merecem a emissora que têm, é a conclusão que retiro dos muitos comentários que para aqui li.
    Uma coisa é não quererem que a RTP não participe por isto e por aquilo, outra é irem buscar eventos que são consideravelmente mais caros e que tem mais audiência para desculpar a nossa não participação e o interesse nulo do canal pelo Esc. 1º porque nem tudo o que a RTP transmite traz boa audiência longe disso, mesmo muito longe. E depois, o que são estes milhões todos comparados com 400 mil euros (ou nem isso para a participação no Esc com quase tudo incluído). Por favor tenham dó. O dinheiro é das ultimas razões que faz com que a RTP não participe.

    ResponderEliminar
  10. Ainda bem que os J.O. e o Euro não são todos os anos...

    ResponderEliminar
  11. Anónimo21:24

    Mas deviam de ser, adoro ver, é mesmo fixe.

    ResponderEliminar
  12. Isto de dizer que e por causa do Euro e dos JO nao tem grande fundamento,porque em 2004,2008,2012 houve igualmente Euro+JO e isso nao obstou a que a RTP participasse no ESC.Falta de vontade,casmurrice,desinteresse total pela cultura,vontade de ir pelo caminho mais facil dos caça-talentos,isso sim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo21:58

      Até que enfim concordamos em alguma coisa RG xD

      Eliminar
    2. 21:58 - Excepçao que so confirma a regra. Aconselho-te urgentemente a ver os videos de Jenifer Solidade "Largam da mon" e "Hit the road Jack"! To be found at the youtube. :-) (c) Acho que sei quem es,pouca gente termina os textos sem nenhuma pontuaçao.

      Eliminar
  13. Anónimo23:53

    Ó valha me Deus ... mas será possível que é assim tão complicado perceberem que a RTP não sente qualquer tipo de interesse genuíno na Eurovisão e que nunca o manifestará publicamente porque fica "mal na fotografia" de um canal público ... e que a maioria da população portuguesa está-se nas tintas para isso afirmando mesmo que "o Festival ainda existe?" enquanto se perdem entre a programação dos canais privados e cabo. Há anos que se sente isto mas parece que tem sido quase impossível aceitar esta evidência ... o Luxemburgo pelos vistos não ficou traumatizado com isso depois de 1993 ... mas nós ficamos com a não participação deste ano? O formato atual da Eurovisão serve os proposito de muitos países mas não espelha nem de perto nem de longe a nossa identidade musical, a nossa forma de ver e fazer musica, a forma como partilhamos musica com um publico ... o espírito eurovisivo não faz parte do espírito musical português. Morreu nos anos 90 depois da Sara Tavares ... por isso ... vamos mesmo insistir em andar com a carroça sem os bois para a puxar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 23.53 - Carroça de bois?Deveriamos ir ao ESC com um Alfa Romeo!O proprio FC deixou ha mais ou menos 35 anos atras de espelhar o que e a musica portuguesa do momento,essa e a verdade.Actualmente produz-se em Portugal musica,que seria apropriada para o ESC,mas que nao aparece no FC!

      Eliminar
    2. 23:53 - mencionas o caso do Luxemburgo,que se retirou em 93,apos uma dezena de anos a levar ao ESC numeros amadoristicos,frustrados por nao obterem boas classificaçoes.No Luxemburgo continua a haver muita gente,que lamenta a ausencia do pais do ESC,essa e e a verdade!

      Eliminar
    3. Anónimo04:43

      O Luxemburgo a lamentar a não participação no ESC?? De certeza? Acho que deverias fazer um trabalho de casa mais aprofundado sobre o verdadeiro interesse luxemburguês sobre o concurso ... O que está aqui a acontecer é um sentimento de raiva pela RTP por não participar este ano na Eurovisão e eu pergunto .. raiva porque? Vamos ficar todos traumatizados ... ou tudo não passa de uma birrice infantil nossa? E que o nosso país e cultura fosse sofrer algum dado sociopsicológico em função de um mero concurso de canções compreenderia a revolta. Mas sinceramente ... há coisas mais relevantes nas quais investir o nosso tempo e energia ... é um concurso de músicas, que tal manifestar interesse pela música em que vez de usarmos o concurso para erguer ego patrióticos sem sentido? Ninguém acaba por se sentir patrioticamente superior a ninguém ... porque sofrer com esta ausência? Temos uma Rússia que se desfaz toda em raiva por não conseguir uma segunda vitória por achar que isso permite que a sua visão cultural retrógrada conservadora e pró-URSS merecem ser valorizadas aos olhos de toda a Europa ... no entanto nós é ainda vamos andar a bater com a cabeça nas paredes por não participar?

      Eliminar
    4. Anónimo04:44

      @23.53: Nunca apareceu nem nunca vai aparecer ... agora os motivos deverias ser bem capaz de perceber se entendes o que está na entre linhas deste tipo de concursos e que distanciam muitos cantores e compositores ... a ver vamos se chegar lá?

      Eliminar
    5. Em 2014 ou 2015 foi o proprio ministro da cultura do Luxemburgo,que abordou o assunto lamentando a ausencia do pais do ESC.Pouco depois a TV luxemburguesa declarou que esta mais centrada para a informaçao,nao para o entretenimento.Ha tambem os fans do ESC luxemburgueses.

      Eliminar
    6. Alias essa noticia sobre o Luxemburgo e o ESC (ministro/a vs TV luxemburguesa) foi publicada aqui no ESCPORTUGAL.Lamentar e ter pena nao significa extremismos,nem andar a bater com a cabeça nas paredes ou a desfazer-se em raiva(exageros,exageros).

      Eliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.