O Quirguistão sagrou-se vencedor da edição de 2015 do Turkvizyon. O país fez-se representar por Jiidesh Ídirisova com o tema Kim Bilet.
A edição de 2015 do Turkvizyon realizou-se em Istambul, na Turquia. Ao contrário dos últimos anos, a organização do evento decidiu não realizar uma semifinal. Assim, todos os países qualificaram-se diretamente para a grande final. A edição ficou marcada pela estreia da Síria e Sandzak, pelo regresso da Bielorrússia, Kosovo e Chipre do Norte, e pela desistência da Crimeia, Bashkortostan, Karachay-Cherkessia, Kabardino-Balkaria, Khakassia, Moscovo, Tartaristão, Turquemenistão, Tuva e Yakutia.
Confira a lista de participantes, a classificação final e a música vencedora:
- Quirguistão - Jiidesh Ídirisova - Kim Bilet - 194 pontos
- Cazaquistão - Orda - Olay Emes - 185 pontos
- Turquia - Görkem Durmaz - Hirçin Sular - 175 pontos
- Macedónia - Kaan Mazhar - Böyle Olmamaliydi - 165 pontos
- Síria - Adil San - Gelis - 165 pontos
- Bulgária - Big Star Life - Istanbuldayiz - 162 pontos
- Azerbaijão - Mehman Tagiyev - Istanbul - 155 pontos
- Albânia - Xhoi Bejko & Visar Rexhepi - Adi Hasret - 154 pontos
- Chipre do Norte - Ípek Amber - Sessiz Gidis - 154 pontos
- Gagauzia - Valentin Ormanji - Sev Beni Sev - 154 pontos
- Alemanha - Derya Kaptan - Sessiz Ciglik - 153 pontos
- Bósnia-Herzegovina - Adis Skaljo - Pa Sta - 153 pontos
- Ucrânia - Anna Mitioglo - Baasla Bana - 148 pontos
- Kosovo - Tolga Kazaz - Sevmek Gunah Midir - 141 pontos
- Sandzak - Almedin Varosanin - Iz - 140 pontos
- Geórgia - Anar Askerov - Tenha Yürek - 138 pontos
- Iraque - Oguz Sirmali - Serenat - 137 pontos
- Irão - Reza Esbilani - Menim Arzum - 134 pontos
- Roménia - Edvin Eddy - Seviyorum, Anlasana - 131 pontos
- Bielorrússia - Aleksandra Kazimova - Azadliq - 126 pontos
- Uzbequistão - KaaPlya & Hurdona - Azadlik - 119 pontos
Fonte: Wikipédia / Imagem e Vídeo: Turkvizyon
Para mim,simplesmente INTRAGAVEL esta especie de versao de Inverno(por ter mais peles) de "Wild dances"-Ruslana ESC 2004.
ResponderEliminarExcelente, adorei
ResponderEliminarPara ser mais exacto ,este"Kim bilet"parece ser o fruto da junçao de "Wild dances"(2004) com "Only teardrops"(2013) enfeitado com efeitos retro de "I will survive".Creio,que este videoclip e da selecçao nacional Kyrgyz,nao da final do Turkvizyon em Istanbul.
ResponderEliminarTambém me fez lembrar a Ruslana...mas achei que era uma das melhores músicas da edição. Mais um grande resultado para o Cazaquistão...mais um pouco e conseguia a 2º vitória consecutiva. A Turquia conseguiu aqui o seu melhor resultado até agora.
ResponderEliminarIsto e suposto querer concorrer com o Esc? E que nem de perto. Nao tem o palco, nao tem os efeitos especiais, as camaras, os cenarios, o tamanho da sala e do publico,.. nada. E outra coisa que nao percebo. Este concurso e para ser contra a Eurovisao? Entao como paises que participam na Eurovisao participam aqui? Principalmente a Alemanha visto que pertece aos big five sendo um dos motivos pelos quais a turquia saiu
ResponderEliminar10:46 - Creio,que este videoclip e da final nacional kyrgyz,onde esta cançao foi a vencedora,portanto esta pobreza de tudo nao se refere a Final da Turkvizyon em Istambul.Aqui nao e bem como no ESC,trata-se duma competiçao baseada num factor linguistico,as linguas Turquicas.
Eliminar10:46 - O facto de participarem representaçoes da Albania,Alemanha,Romenia,Bulgaria,Ucrania,Bosnia etc. deve-se ao facto de nesees paises existirem minorias"consideraveis"de falantes de Turco ou de uma lingua Turquica.Por vezes e dificil entender a mentalidade"bizantina"...
EliminarEmn português diz-se "quirguize", por isso podes deixar os K's e os Y's de lado.
EliminarNao vou deixar os K nem os Y de lado.Tal como nao aceito o termo "Quirguistao",nao aceito o termo "Quirguise".Tambem nao aceito a"nova ortografia" portuguesa.Nao tolero que se escreva "escultura"tendo em conta que o verbo correspondente e"esculpir".Escrevo"esculptura".
EliminarRG, porque não aceitas o termo "Quirguistao"? Pode-se saber?
EliminarVocês ainda acreditam que RG aceita alguma coisa? Ele/a é sempre do contra, escreve como quer, goza com os erros ortográficos e não aceita o novo acordo ortográfico, Então agora o problema não é do teclado?
Eliminar17:09 - Poderia aceitar"Quirguizistao",ou de preferencia por maior aproximaçao a palavra na lingua original"Querguezistao"(E fechado,como em"determinar").Ja seria tempo de acabarmos com os QU,se realmente quisermos ir por uma ortografia mais fonetica e menos historica.
Eliminar18:52 - Depois de virgula nao se usa letra maiuscula :)))) . O teclado continua a ser o mesmo.
EliminarChego à conclusão que esse RG é um lunático. Embirra desnecessariamente com coisas sem sentido (isto para além de não saber usar acentos nem usar as vírgulas como deve ser, parece uma criança a usar o teclado). Qualquer língua adapta o nome de um país à sua própria fonética e grafia, LOGO em português diz-se e escreve-se Quirguistão, Quirguizistão ou até mesmo Quirguízia. O K e o Y são letras estrangeiras em português, portanto, não vale a pena colocá-las onde elas não existem.
Eliminar21:48 - Descambaste para a tentativa de provocaçao/insulto pessoal.Ja antes o fizeste,meu caro!Feio,muito feio.Nao estamos no Mercado do Bolhao!De qualquer modo o K,W e Y,sejam estrangeiros ou nao,tem um lugar na fonetica portuguesa.Mas isso sao questoes de filologia e linguistica.
Eliminar21.48 - Como ja muitas vezes te tenho dito,nao e conveniente espelharmos nos outros certas caracteristicas de nos proprios.Vale a pena tentar.Por vezes e dificil,mas com tempo tudo se arranja e conserta. :) (c) Outra coisa:As crianças sao sensatas,duma maneira espontanea,e sao habeis com teclados e afins.
EliminarReferense ao mercado do bulhao com se fosse um sitio onde se insulta os outros. E nao o é
EliminarE outra coisa: se existe uma ortografica e para a cumprir e nao para por letras nessas palavras que nao existem
13:25 - Escreves muito bem.Parabens!
EliminarIncluso Kirguizistán gana concursos internacionales de canciones y Kazajstán queda en segunda posición. Cualquiera puede hacer mejores canciones que Portugal.
ResponderEliminarEl mundo se acabará y Portugal será en el único país en no ganar ni un único certamen internacional de canciones.
19:33 - Ja agora,como es tao bom a fazer previsoes,podes dizer-me quando e que o Mundo vai acabar?Basta dares o ano.Obrigado!
EliminarIsto é tão Ruslana que até chateia!!!
ResponderEliminarera interessante pensar em lusovisão!!1
ResponderEliminar09:53 - Concordo contigo,mas nao duma maneira tao extensa como esta Turkvizyon.So com os paises de lingua oficial Portuguesa+1 unico representante das comunidades portuguesas pelo mundo.
Eliminarobviamente que o " k" é uma letra estrangeira!
ResponderEliminarPois claro! E por isso Katia Guerreiro,Mickael Carreira,Kika Santos e muitos outros sao no minimo"estrangeirados".Obviamente! :-)))) (h)
EliminarAs letras K,W e Y segundo o acordo ortografico de 1990 fazem parte do alfabeto portugues. Fonte: Wikipedia.
ResponderEliminarPois eu estudei no 1,2 e 3 ciclo que sao estrangeiras
Eliminar13:37 - Tambem eu,tambem eu,mas como nos sabemos tudo muda.Basta comparar o Portugues medieval com o Portugues dos seculos XVI eXVII, e estes com o Portugues dos seculos XIX e XX.As linguas vivas estao em constante mutaçao.Mas se queres que K,W,Y sejam estrangeiras,GO AHEAD! :)
Eliminarclaro que o "K" é estrageiro !!!
ResponderEliminarRG - que bela fonte o Wikipédia,,,,, são estrageiras e ponto final
ResponderEliminarApresenta-me uma outra fonte,mais credivel,onde se afirme o inverso.Concordo que a Wiki nao e 100% fiavel.Neste contexto das reformas e contra-reformas ortograficas,tem faltado sobretudo uma linha orientadora e um objectivo.Tem-se andado a navegar sem saber para onde ir ja desde 1945.
EliminarUma outra fonte,talvez mais fidedigna que a Wiki: ALFABETO.PT. Tambem segundo este site as letras K,W e Y fazem parte do actual alfabeto portugues.
Eliminarrelativamente à lusovisão! defendo que pelo menos a Galiza também participasse e outros territórios que pertenceram a Portugal, como goa (desde que cantassem em português)
ResponderEliminar16:15 - A inclusao da Galiza justificar-se-ia,visto o Galego ser uma variante dialectica do Portugues(nao do Castelhano). Ja quanto a Goa,o coraçao diz-me "sim",mas a razao diz-me"nao".Creio nao haver dados fiaveis sobre a sobrevivencia do Portugues no territorio de Goa,nomeadamente entre os jovens.
Eliminar16:15- Eu nao excluiria cançoes em outras linguas alem do Portugues,desde que fossem linguas autoctones dos paises em questao,por ex.Crioulo Cabo-verdiano ou Guineense,Mande,Kikongo,Makwa etc.Como Moçambique faz parte da Commonwealth,possivelmente tambem o Ingles teria de ser aceite...
EliminarNo meu comentario das 20:14 onde menciono "Makwa",queria dizer "Makhuwa" ou "Macua",lingua do norte de Moçambique.
EliminarA RTP é incompetente para fazer um festival nacional quanto mais um evento lusófono e internacional.
ResponderEliminarA RTP ja organizou,na decada de 80, um festival da OTI em Lisboa,tendo tido um bom desempenho.A RTP quando se propoe fazer algo,ate tem competencia,veja-se o FC 2010.O quimerico evento da Lusofonia,poderia ser rotativo a semelhança do ESC.
EliminarMais exacta e concretamente foi o Festival OTI de 1987,no Teatro S.Luis em Lisboa.Ha abundante material no Youtube.
Eliminar