Depois da recepção de um milhar de candidaturas, a emissora norueguesa NRK anunciou que a eleição dos seus representantes para Estocolmo acontecerá a 27 de fevereiro.
A cadeia televisiva norueguesa NRK anunciou, esta tarde, que o painel de jurados do Melodi Grand Prix já selecionou os 10 candidatos que disputarão a edição deste ano do concurso. Tal como no ano passado, o concurso será composto por uma única gala, sendo essa conduzida por Silya Nymoen e Kare Magnus Bergh diretamente do Oslo Spektrum, a 27 de fevereiro.
Apesar de não ter sido revelada a data da disponibilização dos temas a concurso, a emissora revelou que os jurados responsáveis pela eleição dos mesmos foram Jan-Fredrik Karlsen (diretor do evento), Pia Skevik (comentadora musical e DJ na NRKP1), Marie Komissar (comentadora e DJ na NRKP3) e Stig Karlsen (chefe de produção do evento).
A Noruega estreou-se na competição em 1960, tendo participado por 54 vezes na competição. Venceu por três ocasiões (1985, 1995 e 2009), mas conquistou por 11 vezes o último lugar na classificação, quatro deles sem qualquer pontuação. Em 2015, o país fez-se representar por Morland & Debrah Scarlett e o tema 'A Monster Like Me' alcançando o 8.º posto com 102 pontos, sendo o terceiro top10 consecutivo do país. Recorde a prestação de seguida:
1000 temas e so fazem uma gala? podiam fazer 4 semi finais como antigamente...
ResponderEliminarOs noruegueses tem juizo.Apesar de serem um dos paises mais ricos do mundo,nao esbanjam recursos em vao,ao contrario de por ex.Portugal em 2015,com falta de dinheiro,que fez 2 semis e uma final,quando tudo podia ter sido resolvido com 1 unico espectaculo,de preferencia fora do estudio.
EliminarOutra coisa:Acreditas mesmo que tenham sido 1000 temas?Nao achas um numero redondo demais???Talvez tenham sido 800 ou 900 e tal,mas 1000 parece-me um numero demasiado perfeito,muito de acordo com a tendencia actual da IMAGEM a sobrepor-se a REALIDADE.
Eliminarmas que birra makaka é essa contra o número 1000? Pode muito bem ter sido 1000, é um númer como os outros!
EliminarSilvana,nao se trata de birra makaka,mas sim de birra babuina,que e algo de substancialmente diferente. :))))
EliminarPode muito bem ter sido 1000. Talvez tenha sido o limite imposto pela tv norueguesa. Cá em Portugal isto era impensável acontecer, infelizmente.
EliminarPara mim,dizer que recebeu-se "um milhar"de propostas para seja o que for,e da mesma ordem de exactidao do comunicado da Armenia,com "varias centenas" de propostas recebidas para a Iveta. Mas tudo e possivel,nada e impossivel.Gostei da ideia do limite! :)
EliminarA Noruega não é dos países que levam canções muito fracas de um modo geral.
ResponderEliminarAté digo mais, a Noruega tem mais jeito para levar boas canções ao Esc do que a Suécia.
Apesar de serem países vizinhos (Noruega e Suécia), a Noruega é muito mais digna de melhores classificações do que a Suécia, eu conheço todas as canções do Esc do ano 1971 até este ano 2015, e verifico que a maioria das canções norueguesas são muito melhores e tem um nível musical muito superior que as canções suecas.
Para já não falar que a Suécia tem demonstrado no Esc uma atitude um pouco egoísta, que arma-se que tem as melhores canções para o Esc, mas no fim de contas existe muitos países que levam ao Esc canções muito melhores que as canções suecas.
Era preferível que fosse a Suécia a ficar 11 vezes em último lugar do que a Noruega.
Dizes tu...eu prefiro a Suécia, embora também goste normalmente da Noruega. São 2 países que sabem vender muito bem o seu peixe, compreendem os Esc como poucos.
EliminarAnónimo das 15:53, que a Noruega e Suécia sabem vender muito bem o seu peixe, lá isso é verdade, mas há uma diferença entre Noruega e Suécia, enquanto a Suécia arma-se em boa e julga-se superior aos outros e na realidade até é dos países que PIOR músicas traz ao Esc, a Noruega não se arma em superior e leva de um modo geral melhores canções que a Suécia.
EliminarNão concordo nada quando dizes que é um dos países que leva piores músicas. E de um modo geral a Europa também não...nomeadamente nos últimos anos. A questão é que a Suécia tem muitos mais haters pelos resultados que tem do que a Noruega. E embora a Noruega tenha também optimos resultados nos últimos anos, não venceram nenhuma vez...ao contrario dos vizinhos que venceram 2 com uma perna às costa em cada um dos anos.
EliminarAh, ah, deixa-me rir, óh anónimo das 18:13. Vê-se logo que não tens conhecimentos suficientes em relação ao Esc. A Noruega venceu sim num dos últimos anos, aliás, venceu no Esc 2009, o já te esqueces-te?
EliminarE essa vitória foi muito mais justa que as duas vitórias suecas de 2012 e 2015.
Nao ppdemos dizer que a Suecia leva mas musicas. Em 2014 preferi a Suecia. Mas este ano preferia que ganhasse a Noruega. A suécia apenas soube dar uma nova apresentaçao á musica
EliminarTambem eu ,no todo do historial ESC da Noruega e da Suecia,prefiro DE LONGE a produçao norueguesa.Cançoes mais para durar e aguentar a corrosao do tempo,as da Noruega.A Suecia e mais de impacto imediato e depois esquecer.
Eliminar21:02 - Para algumas pessoas um periodo de 6 anos e buerere de tempo,2009 nao faz,para alguns,parte dos ultimos anos.Tudo e relativo,e neste caso pode ter a ver com a idade,ou entao,com fracos conhecimentos sobre o ESC,tal como tu disseste.
EliminarSei perfeitamente que a Noruega venceu em 2009, mas eu disse últimos anos, vamos a caminho do Esc 2016 e a Noruega venceu em 2009...já foi há uns anos (ainda era no tempo em que Portugal participava e passava à final ve-la o tempo que já foi ah ah). Quando disse últimos estava a falar de 2011 até agora. Não é por gostares mais da música da Noruega que as vencedoras de 2012 e 2015 são mais injustas. Alias gosto muito mais das músicas dos últimos 4 anos enviadas pela Noruega do que a vencedora de 2009.
Eliminarsim, muito fracos conhecimentos sobre o ESC lá para as bandas do anónimo das 10:50, tão fracos que até mete dó.
EliminarAnónimo das 23:41, deves achar que entendes muito do Esc, não é verdade??
EliminarEntão aqui vão umas perguntas sobre o Esc, para testar os teus conhecimentos:
- Em que lugar ficou a Holanda em 1986? E com quantos pontos?
- Quantas vezes a Islândia falhou a final depois começar a haver as semis-finais no Esc?
- Quantas vezes ganhou o compositor e artista Johnny Logan como intérprete e compositor da letra no Esc?
- Quantas foram o número de participações do Mónaco no Esc?
- Quantas vezes a Itália venceu o Esc?
- Quantas participações foram de Andorra no Esc?
Anónimo das 23:41, já te armas em sabichão , então responde correctamente a estas perguntas.
Sou o anónimo das 10:50.
10:05 - Deverias saber,que para responder a essas tuas perguntas ,algumas das quais extremamente rebuscadas(por ex. a da Holanda 86),basta ir ate a Wikipedia.
Eliminar