Slider

[AO VIVO] Rui Andrade encantou Amarante com êxitos de sempre


Rui Andrade subiu ao palco do Cinema Teixeira de Pascoaes, em Amarante, para encantar o público com diversos êxitos da música nacional. O ESCPORTUGAL esteve presente na primeira de duas noites de um concerto muito especial e emotivo, não fosse Amarante a terra natal do jovem cantor e ator.


Bastou as primeiras palavras de O Tempo Não Pára, tema celebrizado por Mariza, para que o público presente no Cinema Teixeira de Pascoaes, em Amarante, se encantasse com a voz de Rui Andrade, filho da terra, mas que desde o verão de 2014 não atuava na cidade. Ao longo de quase duas horas, o jovem cantor revisitou grandes clássicos da música portuguesa, populares em diferentes décadas, apenas acompanhado ao piano por Carlos Meireles Sousa.

Numa noite de emoções, o segundo tema deu o mote para aquilo que seria o concerto: Recordações, abraços e muito carinho e afeto. Dá-me um abraço, de Miguel Gameiro, seguiu-se a Silêncio e tanta gente, de Maria Guinot. Na plateia, muita família e amigos presentes, bem como alguns fãs da Eurovisão vindos da Galiza. Foram mais de duas dezenas as canções, como Cinderela, de Carlos Paião, Eu não sei quem te perdeu, de Pedro Abrunhosa, Sete Letras, de Simone de Oliveira, Menina do alto da Serra, de Tonicha, Canção de Embalar, de Zeca Afonso, Intervalo, dos Perfume e Chuva, de Mariza.


Rui Andrade mostrou que, além da música, tem na comédia o seu outro talento, levando por várias vezes a plateia à gargalhada. Com destaque para o momento em que imitou Marco Paulo com Ninguém Ninguém, tema que mais tarde voltou a cantar a pedido do público. Ou então num medley mais popular, com canções como a Cabritinha, Burrito e Deixei tudo por ela, mas cantadas num registo mais formal e ao piano. Algumas ficaram mesmo irreconhecíveis.

O outro grande momento veio pouco depois, com o medley dedicado ao Festival da Canção. Rui Andrade não escondeu o amor que tem pelo evento, repetindo-o várias vezes ao público. Ouviu-se as versões de Andrade de Bem Bom, Sobe sobe balão sobe, O meu coração não tem cor e Tourada, não deixando ficar mal os intérpretes originais. Contudo, “cantar esta continua a ser muito difícil para mim”, confessou, quando introduziu os primeiros acordes de Em nome do Amor, tema que levou ao Festival de 2011 em coautoria com Meireles, aqui numa versão mais acústica. Foi o maior aplauso da noite. Mais tarde, a “sua” canção de 2014 Ao teu encontro também foi aqui cantada e tocada para gáudio do público.

E quando parecia que a festa tinha chegado ao fim, Rui Andrade chama o sobrinho Nuno Marinho ao palco. “Penso que é a primeira vez que cantamos ao vivo”, afirmou, interrogação depressa confirmada por Nuno, de 18 anos de idade. Juntos, cantaram e encantaram Rosa sangue, dos Amor Electro, para surpresa dos muitos amigos presentes. Seguiram-se, dedicadas à terra, as duas canções-hino São Gonçalo de Amarante e Amarante minha terra meu poema, esta de autoria do próprio Rui Andrade.

Presente na plateia, o cantor e ator Gonçalo Salgueiro viu uma canção ser a si dedicada, Como a chuva em Agosto, que mereceu o aplauso em pé do ator, que tem estado em destaque em diversos musicais de Filipe La Féria.

Antes do pano se fechar, Mariza volta a ser aqui cantada. “É uma das minhas referências”, afirmou, antes de O melhor de mim, faixa do último álbum da fadista. O público não arredava pé e, entre aplausos, Andrade volta ao palco e canta Shine, a canção representante da Rússia na Eurovisão 2014 e que contou com o cantor português no coro.

O ESCPORTUGAL tem um pequeno excerto do concerto, num VÍDEO publicado no facebook e que depressa ultrapassou as 2000 visualizações:

Rui Andrade em Amarante [2015-12-26]
Veja o excerto do concerto de Rui Andrade na sua terra-natal, Amarante, onde revisitou clássicos da música portuguesa, e não só. www.escportugal.pt #Amarante #RuiAndrade
Publicado por ESC Portugal em Domingo, 27 de Dezembro de 2015



Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte/Imagem/Vídeo: ESCPORTUGAL
6
( Hide )
  1. Anónimo17:30

    Excelente artigo e excelente 👌 evento.

    ResponderEliminar
  2. Ricardo Alves22:25

    Nunca imaginei ver o Rui Andrade cantar canções do Ze Cabra. LOL

    ResponderEliminar
  3. Anónimo23:01

    Um vozeirão!

    ResponderEliminar
  4. Sempre quiz que o Rui representase portugal na eurovisão mas infelizmente ele nunca teve essa sorte embora as suas canções sempre foram muito muito boas. Espero e desejo que ele não tenha rencor e que realmente siga lutando para representar portugal já que as circunstancias fizeram que ele descubri-se o que é eurovisão cuando foi pela rusia. Rui se lês ou se por algum motivo alguem te comenta estas minhas linhas desejo-te animos. Es do melhor que tem portugal. Lembrate Rui que Carlotte perelin, que Conchita, entre muitos outros tentaram alguna vez chegar á eurovisão e que não era, por algum motivo, o seu momento mas que quando chegou ese momento chegaram e arrasaram. Tu vais trazer a victoria para portugal porque tens muita arteeeee.

    ResponderEliminar
  5. Cada um sabe o que faz,mas nao sei,se esta opçao de cantar de tudo e mais um pouco tambem,sera a mais aconselhavel a nivel de imagem e de carreira.No mesmo concerto cantar Ary dos Santos,Ze Cabra e Quim Barreiros...nao sei o que diga.Boa sorte,Rui!

    ResponderEliminar
  6. Rui Ramos16:39

    Num concerto na terra dela, pareceu-me pelo texto que tinha ali muitos amigos e familiares, cantar varios autores tao diferentes (Ary dos Santos, Ze Cabra,,,) uma forma brilhante de cativar o publico e as palmas que foram muitas, pelo que se le e ouve no video. Secalhar com um publico mais geral, num sitio mais desconhecido, já não poderia fazer o mesmo. Well done Rui, e bom ano

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.