Slider

[ACONTECIMENTO DO ANO] Conheça melhor os 10 acontecimentos selecionados


10 acontecimentos disputam o título de ACONTECIMENTO DO ANO 2015. Conheça melhor os selecionados e escolha aquele que, na sua opinião, marcou o ano que está prestes a finalizar.

O regresso de Portugal à Eurovisão e a Vitória de Conchita Wurst em Copenhaga foram considerados os Acontecimentos do Ano em 2013 e 2014, respetivamente, chegando agora o momento de eleger o Acontecimento do Ano 2015

Conheça melhor os 10 acontecimentos a votação e saiba como votar AQUI:

60.º Aniversário da Eurovisão - AQUI e AQUI
Realizado a 31 de março, o Eurovision Song Contest's Greatest Hits foi sediado no Eventim Apollo, em Hammersmith, Londres, com o objetivo de assinalar o 60.º aniversário do certame europeu. Petra Mede e Graham Norton foram os anfitriões da gala, que contou com a presença de mais de uma dezena de artistas convidados, entre eles Conchita Wurst e Loreen.


Austrália participa no Eurovision Song Contest - AQUI e AQUI
Anunciada a 10 de fevereiro, a participação da Austrália no ESC2015 desde cedo fez 'correr muita tinta'. Guy Sebastian e 'Tonight Again' foram os representantes escolhidos pela SBS para a estreia, tendo conquistando o 5.º lugar na Grande Final. Contudo, a participação voltará a repetir-se em 2016, conforme foi anunciado pela EBU/UER. Além disso, o país integrou a lista de participantes no JESC2015, sendo espectável que se torne um participante assíduo dos eventos eurovisivos.


Conchita Wurst em Portugal - AQUI e AQUI
Depois de um ano de negociações, Conchita Wurst, vencedora do Festival da Eurovisão 2014, esteve em Portugal nos dias 22 e 23 de agosto, em Lisboa. Na primeira noite, Conchita atuou no  Gossip Club num showcase, sendo que no domingo marcou presença na Grande Final do programa Ídolos, transmitido pela SIC, onde interpretou o tema 'Unstopabble'. De realçar que nunca um evento ligado ao ESC teve tanto mediatismo em Portugal.


'Dança Joana' é um êxito na rádio - AQUI e AQUI
Afastado da competição nas semifinais do Festival da Canção, Filipe Gonçalves e o tema 'Dança Joana' conquistaram algo que há muito não acontecia em Portugal: o tema virou hit de verão e atingiu o sucesso nas rádios nacionais. O tema chegou mesmo a liderar o TOP Portugal Viral 50 do Spotify, top que mede as canções mais ouvidas e partilhadas na plataforma.


Desacordo no vencedor do ESC - AQUI e AQUI
Pela primeira vez desde a implementação do atual sistema de votação, o favorito do público não venceu o Festival da Eurovisão. Aliás, desde 2011, o vencedor do concurso havia vencido sempre as duas vertentes da votação. Contudo, Itália, representada pelos Il Volo e 'Grande Amore', venceu o televoto mas, devido ao sexto lugar na votação dos jurados, terminou na 3.ª posição da geral, sendo a vitória atribuída à Suécia, representada por Mans Zelmerlöw e 'Heroes', a candidatura mais votada pelo júri, mas terceira classificada na votação do público.

Leonor Andrade vence o Festival da Canção 2015 - AQUI e AQUI
Com 'Há um Mar Que nos Separa' de Miguel Gameiro, a jovem Leonor Andrade, participante no The Voice Portugal, arrecadou a vitória no Festival da Canção 2015. A cantora representou Portugal no Festival da Eurovisão, mas a prestação ficou de fora das escolhidas na Grande Final: Leonor Andrade conquistou a 14.ª posição na semifinal com apenas 19 pontos, depois de 13.ª classificada nas votações do público e do júri.

Movimento Umbadá - AQUI
No programa da Rádio Comercial, Mixórdia de Temáticas, Ricardo Araújo Pereira lançou o movimento 'Umbadá Never Forget', afirmando que, no Festival da Canção 1985, aconteceu uma grande "injustiça". Jorge Fernando, intérprete do tema, reagiu ao movimento, congratulando que a participação não tenha sido esquecida: "Costuma-se dizer que o povo português tem memória curta, mas esta situação veio provar exatamente o contrário". O movimento esteve também presente no Festival da Canção 2015 num dos interval acts.

Portugal fora do Eurovision Song Contest 2016 - AQUI e AQUI
A direção e a administração da RTP não aprovaram a realização do Festival da Canção 2016 e, consequentemente, a participação no maior evento musical da Europa. Deste modo, Portugal ficará de fora, pela quinta vez na história, do Festival da Eurovisão. O comunicado da RTP causou revolta nas redes sociais, com algumas figuras públicas a apoiar ou a criticar a decisão da emissora estatal.

Simone de Oliveira regressa ao Festival da Canção - AQUI e AQUI
50 anos depois da vitória com 'Sol de Inverno', Simone de Oliveira surpreendeu tudo e todos ao aceitar o convite de Renato Júnior para um regresso ao Festival da Canção. "À Espera das Canções", escrita por Tiago Torres da Silva, conquistou, através do público, um lugar na Grande Final da competição, mas ficou de fora das escolhas para Viena, algo que a cantora sempre apelou.

Suécia conquista a 6.ª vitória - AQUI e AQUI
Com 55 participações no Festival da Eurovisão, a Suécia conquistou, em Viena, a sua sexta vitória no concurso, tornando-se no segundo país com maior número de vitórias. Mans Zelmerlöw e 'Heroes' conquistaram também a terceira maior votação da história do concurso, com 365 pontos, menos 7 que a marca alcançada por Loreen em 2012, ano da última vitória sueca no certame.



Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPORTUGAL
2
( Hide )
  1. Discordo do texto explicativo relativo a nao-participaçao de Portugal no ESC 2016.A decisao em nao organizar FC nao teria de ter como consequencia nao participar no ESC.Em 2003,2004 e 2005 nao houve FC,contudo participamos no ESC.Por outro lado em 1970 e 2000 houve FC,mas nao estivemos no ESC.

    ResponderEliminar
  2. Nao existe necessariamente uma correlaçao entre FC e participaçao ou nao-participaçao no ESC.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.