Um mês após a abertura do prazo de inscrições, a emissora estatal da Moldávia ainda não recebeu nenhuma candidatura para o 'O Melodie Pentru Europa'. A polémica da anterior edição do concurso poderá ser a causa do boicote dos compositores do país.
A emissora TRM revelou, esta tarde, que a próxima edição do 'O Melodie Pentru Europa', final nacional do país para a eleição dos seus representantes para o Eurovision Song Contest, ainda não recebeu nenhuma inscrição. A abertura das inscrições aconteceu há mais de um mês, a 13 de outubro, sendo que a emissora está confiante que os últimos dias do prazo irão reverter a situação: "Ainda não há qualquer inscrito. Continuamos em contacto permanente com as partes interessadas do panorama musical, mesmo que ainda não tenha havido uma apresentação oficial de uma única candidatura. Até 7 de dezembro todos poderão inscrever-se e esperamos que a maioria das entradas sejam entregues nos últimos dois dias", afirmou Leonis Melnik, membro do comité da emissora.
Contudo, nas redes sociais, muitos são os eurofãs que apontam para um boicote dos compositores à competição, devido à polémica da anterior edição. Lembramos que o cantor ucraniano Eduard Romanyuta foi acusado de fraude após a vitória na competição, havendo muitos compositores e cantores a mostrarem a sua indignação junto dos jornalistas do país e nas redes sociais, alegando que não voltariam a participar no concurso.
Participante desde 2005, a Moldávia participou no certame europeu por 11 ocasiões. Com oito apuramentos para a Grande Final, a melhor classificação do país aconteceu na estreia, com o grupo Zdob si Zdub a conquistarem a 6.ª posição com 'Bunica Bate Toba'. No entanto, desde 2013 que o país não consegue o apuramento para a Grande Final. Eduard Romanyuta e 'I Want Your Love' foram os representantes da Moldávia em Viena, tendo conquistado a 11.ª posição com 41 pontos, na primeira semifinal da competição. Recorde a atuação de seguida:
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCDaily / Imagem e Vídeo: eurovision.tv
A Moldávia levou este ano para o Esc uma boa canção, não entendo, mais uma vez, como mais uma canção boa não vai á final do Esc.
ResponderEliminarEsta canção da Moldávia do Esc 2015 devia ter passado á final em conjunto com a Holanda e Bielorrússia, também presentes na mesma semi-final da Moldávia.
Estas três músicas deviam ter ocupado os lugares das músicas da Arménia, Sérvia e Rússia, pois estas três últimas são de qualidade inferior á da Moldávia, Holanda e Bielorrússia, respectivamente.
Mas, como de costume, o Esc tem sempre estas injustiças.
A da russia inferior a da Moldavia? Deve estar a gozar
Eliminar10:41 - Na minha opiniao Moldavia e Bielorussia mereciam ter passado a final em vez da Russia(para mim uma das piores cançoes do ESC2015,mas uma das melhores vozes,Polina) e da Armenia.A Servia OK.A Holanda,nao obrigado,foi um desastre total.
EliminarConcordo. A Arménia e a Russia, em termos de canções no ESC 2015 foram, simplesmente, horribilérrimas!
EliminarAnónimo das 17:31, e quem te disse que a canção da Rússia é superior á da Moldávia?
EliminarAté gostei da musica deste ano, mas havia partes na.musica que não jogavam muito bem.
ResponderEliminarA Moldavia tinha uma otima canção este ano. Merecia ter ido à final.
ResponderEliminar