O ESC Portugal pediu uma reação ao Turismo de Portugal sobre a retirada da RTP do Festival Eurovisão da Canção. A resposta chegou-nos por escrito: "O Turismo de Portugal é responsável pela promoção da imagem de Portugal enquanto destino turístico e, como tal, todas as ações e/ou iniciativas que contribuam de forma relevante para essa mesma promoção são consideradas positivas". No entanto, e não obstante a Eurovisão ser considerada por muitos países uma "excelente forma" de divulgação não só da música, mas também do respetivo país de uma forma geral, a resposta do Turismo de Portugal foi contundente: "Contudo, a questão colocada, pela sua natureza, não encontra enquadramento nas competências do Turismo de Portugal, por razões que se prendem com estratégias definidas por outras entidades, no caso concreto a RTP".
Recordamos que, num artigo publicado em março passado, noticiámos a reunião havida entre a OGAE Portugal e o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, onde foram abordadas estratégias que permitissem a Portugal afirmar-se no Festival Eurovisão da Canção.
Um dos pontos mencionados nesse encontro pelo secretário de Estado do Turismo foi de que "o Turismo e o Ministério têm todo o interesse, de acordo com
os seus objectivos, em ser um parceiro efectivo com a RTP." Poderá recordar esse artigo AQUI
Fonte: ESC Portugal; Turismo de Portugal/ Imagem: Turismo de Portugal
Eu antes diria,que o"Turismo de Portugal" nao reagiu NADA,talvez para nao ser incomodo para com os amigos e conhecidos"arrumados"na RTP.Tal como era de esperar...
ResponderEliminarApoiadíssimo ...
EliminarApoiadíssimo ....
EliminarInfelilizmente a Eurovisão é vista em Portugal como um programa de televisao, e nada mais. Esta reação é mais uma prova disso
ResponderEliminarSe o turistas viesem a Portugal pelas nossas classificações no ESC não tinhamos turismo e eu que nasci e moro em Lisboa não sinto falta de turismo mas excesso dele , chega a incomodar em certos locais , dissem que é bom ter muitos turistas , pronto eu acredito.
ResponderEliminaré uma questão de divulgação de uma nação, cultura e língua.
Eliminarnunca há turistas a mais!
Eliminar16:10 - Tens razao.Em Lisboa,numa zona restrita a Baixa,Chiado,Alfama,Graça,Bairro Alto e Belem ,dentro de pouco tempo teremos SO TURISTAS a verem outros turistas.Os tuk-tuks sao UM PESADELO.Isto e matar o turismo com o turismo!!!
EliminarO ESC trata-se mais de uma questao de visibilidade e de 1 vez por ano confraternizar e competir atraves da musica dentro da"Comunidade".Continua a ser um acontecimento bonito,positivo.E negativo,feio,mau ficarmos de fora do ESC.
EliminarDivulgação cultura e lingua no ESC de hoje , o ESC de hoje tem tudo menos cultura local e lingua o que faz do ESC um festival menos interessante.
Eliminar07:52 - Concordo contigo.Mas,felizmente, continua a haver,quem aprecie esses elementos de cultura e lingua locais.As regras do ESC actual sao reflexo de tudo o que actualmente se passa na Europa: So o dinheiro importa.Ganhar seja como for.Ganhar,ganhar,ganhar!
EliminarÉ lamentavel que a RTP nunca tenha envolvido os diversos instituições: turismo de Portugal, TAP, embaixadas de Portugal no mundo, so para citar os mais obvios
ResponderEliminarAs embaixadas de Portugal no mundo estão à mesa para a RTP...
ResponderEliminarPena Portugal estar a leste, muito longe do que fazem os países mais bem sucedidos na Eurovisão.
ResponderEliminar