Com a disponibilização das regras oficiais do Eurovision Song Contest 2016 por parte da EBU/UER, está confirmado que a Austrália, em caso de repetir a participação, não terá acesso direto à Grande Final.
O site oficial do Eurovision Song Contest disponibilizou, esta tarde, as regras oficiais da próxima edição do concurso europeu. O caderno de regras foi elaborado pela emissora anfitriã SVT, tendo sido aprovado pelo Grupo de Referência do evento, apresentando poucas alterações em comparação com as regras da anterior edição.
Segundo as regras, a competição poderá albergar um máximo de 46 países, sendo que a Grande Final apenas poderá ser disputada por 26 países, estando apenas seis lugares garantidos: o país anfitrião e o chamado Big5 (Alemanha, França, Espanha, Itália e Reino Unido). Deste modo, a confirmar-se uma nova participação da Austrália, cuja hipótese ganhou enfâse após as declarações de Jon Ola Sand (AQUI), o país terá de passar por uma das semifinais.
Poderá aceder AQUI às regras do Eurovision Song Contest 2016.
Após trinta anos a emitir o Festival da Eurovisão, a emissora australiana SBS foi convidada pela EBU/UER para participar no Eurovision Song Contest 2015, para assinalar os 60 anos do evento. Contudo, após o anúncio da participação no JESC2015, a especulação aumentou sobre uma possíveç nova participação australiana. Em Viena, Guy Sebastian representou a Austrália com o tema Tonight Again, terminando na 5.ª posição com 196 pontos, cuja prestação pode recordar de seguida:
para mim esta palhaçada dos big5 deviam acabar
ResponderEliminarTÁ TUDO igual
ResponderEliminarMenos mal...
ResponderEliminarE é bem feita. A Austrália devia era ficar na sanita até todos actuarem
ResponderEliminarsanita?!?! çanita!!!
EliminarAté achei bem que a Austrália participasse no ano em que o Festival celebrou 60 anos: a partir daí, acho um absurdo e uma palhaçada que ela continue a participar. A Eurovisão não é do público em geral? Por acaso perguntaram ao público se ele concorda com a participação da Austrália?
ResponderEliminarFora com este pais intruso de uma vez por todas.
ResponderEliminarAté quem fim uma boa notícia. Não tenho nada contra a Austrália, mas acho que este país devia estar presente numa das semis-finais do Esc 2015.
ResponderEliminarPara já não falar que a canção da Austrália do Esc 2015 não vale nada e não tem muita qualidade. Foi injusto o seu 5º lugar, foi um autêntico exagero os europeus votarem em massa nesta canção só por ser de um país estreante, a Austrália.