Slider

Pedro Fernandes: "Queremos Portugal na Eurovisão"

Em entrevista com o ESC Portugal,  publicamos a entrevista com o promotor da petição e movimento “Queremos Portugal na Eurovisão”, Pedro Fernandes, que explica com mais detalhe o porquê da iniciativa.

Pedro Fernandes, 23 anos de idade, 1º signatário da petição “Queremos Portugal na Eurovisão” e promotor do movimento com o mesmo nome, analisa nesta entrevista as razões que o levaram à criação desta petição. Gostaria de saber quais as ideias defendidas para a criação da petição? E de como pretende levá-la à Assembleia da República? Fique então a saber já de seguida.

ESC Portugal – O que te levou a criar esta petição?
Pedro Fernandes – Como grande parte dos seguidores da Eurovisão, não fiquei satisfeito com a tomada de decisão da RTP em abster-se de participar na próxima edição em Estocolmo e, obviamente esse foi o grande fator desencadeador da criação da petição e do movimento.

ESC Portugal – O que diferencia esta petição de outras semelhantes criadas no passado?
Pedro Fernandes – Esta petição diferencia-se porque, mais do que fazer oposição à decisão da RTP em não participar, pretende, acima tudo, discutir a estratégia que tem sido tomada há já largos anos na Eurovisão. Ao fim e ao cabo, todos nós, como cidadãos e financiadores da estação pública, temos o direito e o dever de pedir justificações quando achamos que não estão a ser cumpridos os deveres do contrato público entre o Estado Português e a RTP e, por isso convido todos a ler AQUI a cláusula 5ª do mesmo. Se a RTP pertence ao Estado e se nós como coletivo formamos o Estado, somente o Estado pode responsabilizar a RTP pelas más decisões estratégicas e a Eurovisão deve ser um assunto abordado por aqueles que foram eleitos por todos nós, na Assembleia da República, pois trata-se da representação do nosso país num panorama internacional de proporções enormes, como é a Eurovisão.

ESC Portugal – Qual é o objetivo de assinaturas da petição? E o que pensas fazer se essa meta for atingida?
Pedro Fernandes – Para que uma petição possa ser submetida, precisa de pelo menos 1000 assinaturas válidas. 1000 assinaturas por si só não garantem o debate em Assembleia da República, pois para isso são necessárias 4000, mas garante a publicação da petição em Diário da República e a audição do representante dos peticionários em comissão parlamentar. Muitas pessoas, infelizmente, desconhecem as regras fundamentais para que a submissão de uma petição seja válida na Assembleia da República. Desconhecem, por exemplo, a obrigatoriedade de cada signatário se identificar com o seu número de Cartão de Cidadão/BI, daí esse ser um dos parâmetros que é obrigatório para validação das assinaturas da petição. Convido todos a ver AQUI essas mesmas regras.

ESC Portugal – Não é a primeira vez que dás a cara e a voz para procurar a tão desejada mudança no projeto eurovisivo em Portugal. Queres nos contar mais sobre isso?
Pedro Fernandes
– Sim, a verdade é que após o término da edição deste ano e depois de fazer chegar a minha crítica junto do Provedor da RTP, fui convidado a participar no habitual espaço dedicado ao Provedor, o qual aceitei com muito agrado. Foi bom ter podido ter a oportunidade de ser a voz de muita gente e fazer chegar junto da RTP os anseios e desejos de muitos eurofãs em Portugal e o desagrado geral com as opções que têm vindo a ser tomadas. Só lamento que a RTP tenha adotado uma posição defensiva às críticas que foram tomadas em vez de as tomar como construtivas. Penso que já todos estamos habituados a essa posição por parte da RTP... Nunca nada está mal, ou foi azar, ou o estávamos numa semifinal muito forte... No final tudo se resume ao habitual “o importante é participar”. O problema é que já nem participar parece ser importante...

ESC Portugal – Gostarias de deixar alguma mensagem a quem nos está a ler neste momento?
Pedro Fernandes
– Claro que sim! Tal como todos vós, sou um eurofã que quer muito a mudança que todos ansiamos há muito tempo. Podemos fazer a diferença se traduzirmos essa insatisfação em medidas concretas e neste momento a petição e movimento “Queremos Portugal na Eurovisão” é a única que pode garantir resultados práticos se os objetivos forem atingidos e só com a vossa assinatura e envolvimento será possível. Nós somos uma comunidade tão ativa nas redes sociais, temos que levar isso para fora dos nossos computadores, temos que levar o assunto a ser discutido na esfera pública e esta petição pode muito bem ser a ignição que é precisa. Obrigado a todos os que já assinaram e as mensagens de apoio que me têm feito chegar, dão força para continuar até ao objetivo ser alcançado. Assinem, partilhem, falem com os vossos amigos sobre esta petição. Se todos os eurofãs assinassem estou seguro que mais do as 1000 assinaturas, iríamos certamente chegar às 4000 e fazer história ao levar este assunto finalmente à Assembleia da República.

ASSINE AQUI À PETIÇÃO!

SIGA O MOVIMENTO AQUI!


Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte/ Imagem: PEDRO FERNANDES

9
( Hide )
  1. O ESC Portugal está a cumprir o seu dever. O mesmo não posso dizer dos fãs que passam por aqui ou pelo Facebook apenas na altura do Festival ou do ESC. Os outros, ditos regulares, em muito menor número, ou estão resignados ou são mesmo muito poucos! Triste. 176 assinaturas... Muito triste.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo17:20

    Gostava de saber, se é possível assinar sem a conta google....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo das 17.20: Pelo que vimos do formulário da petição, não precisa de assinar com qualquer conta! Basta indicar o seu nome completo e o número de cartão de cidadão.

      Eliminar
  3. Cada terra com seus usos,mas este nosso Portugal e muito burocratico,com todas estas exigencias nao so de E-mail como tambem de nº de BI ou cartao de cidadao.Ja subscrevi varias petiçoes fora de Portugal(ok,Escandinavia,um mundo a parte)e bastou o nome e o local de residencia(so cidade ou "comuna").Acreditam nas pessoas.

    ResponderEliminar
  4. Pode-se assinar 4 vezes cada um para chegar depressa aos 4000?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Ramos22:50

      Claro que sim. Desde que ponhas 4 nomes completos, 4 n.º de cartões de cidadão e estas forem confirmar ao mail. Eu inscrevi a minha família e 3 colegas de trabalho ;-)

      Eliminar
  5. Anónimo22:43

    Acho que deveriam se fazer grupo de pessoas e pedir assinaturas na rua! Assim faria todo o sentido teria mais efeito e as pessoas aderiam mais!! Porque não o escportugal não junta se ao Pedro Fernandes e cria uma campanha para recolher assinaturas na rua? Eu alinhava e há aqui muita gente que não se importava! 20 pessoas a conseguir no mínimo 100assinatura já davam 2000... Pensem nisso... Neste caso teria mais efeito do que as petições na internet!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. porreiro pá!! podias começar tu para dar o exemplo!!

      Eliminar
  6. concordo com a petição

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.