Numa noite dedicada à música clássica portuguesa, no Centro Cultural de Hollerich, no Luxemburgo, Maria Eduarda Macedo, filha de Simone de Oliveira, homenageou a mãe com a interpretação de 'Sol de Inverno'.
Durante os últimos dias sucederam-se as homenagens feitas a Simone de Oliveira que comemorou os 58 anos de carreira com um duplo concerto no São Luís (AQUI), mas a "mais especial" homenagem passou despercebida à maioria dos portugueses. Maria Eduarda Macedo, filha da cantora, homenageou a mãe num concerto dedicado à música clássica portuguesa em Hollerich, um dos bairros que constituem a cidade de Luxemburgo, interpretando 'Sol de Inverno', tema que Simone imortalizou em 1965.
Segundo a mezzo-soprano, o desafio foi lançado pela organizadora Filomena Domingues, e ponderado durante meses, por causa do peso que a música acarreta e por não se considerar uma cantora profissional. Contudo, o desafio foi aceite para "prestar uma homenagem à minha mãe, com uma música que embalou a minha infância". Radicada no Luxemburgo há 30 anos, Maria Eduarda tem uma carreira como tradutora nas instituições europeias. A interpretação recebeu por diversas vezes a ovação do público, tendo sido ainda interpretadas composições de Lopes Graça, António Leal Moreira, Manuel Ivo Cruz e Eduardo Luís Patriarca.
O recital passeou pela história e cultura portuguesa, variando entre o espírito alegre típico do povo latino, com um excerto de “A vingança da cigana”, de Leal Moreira, ou a peça “Esta palavra saudade”, composta por Ivo Cruz, que canta o peso desse sentimento típico do povo português. O fado também esteve presente, com a interpretação do “Fado da Severa” por Filomena Domingues, que convidou o público a acompanhá-la. Com o objectivo de dar a conhecer a música erudita portuguesa aos portugueses e à comunidade luxemburguesa, por considerar que “a música clássica é mal conhecida”, Filomena Domingues, do Clube da Música, sentiu a necessidade de organizar este concerto de compositores lusos, lamentando que Portugal tenha ”pouco espaço no contexto internacional, tendo apenas Elisabete Matos como representante maior”, criticando também o escasso apoio que se dá à cultura em Portugal.
Tudo indica que filha de Aquariana (Simone) sabe nadar. Gesto bonito de filha para com a mae!
ResponderEliminarExcelente. E vídeo da actuação, há?
ResponderEliminarLike Mother like Daughter😄
ResponderEliminar