Slider

ESC2016: Petição contra a ausência da RTP chega à imprensa espanhola

O jornal EL Diário, de Espanha, noticia na sua edição de hoje a petição que foi lançada para que o tema Festival Eurovisão chegue à Assembleia da República de Portugal. 


O anúncio da não-participação da RTP na próxima edição do Festival da Eurovisão chegou à imprensa de Espanha. O jornal El Diário refere na sua edição de hoje (ver AQUI) que um "movimento de cidadania" lançou uma campanha de recolha de assinaturas através da Internet com o propósito de levar o assunto ao Parlamento. Pode recordar a petição e assinar a mesma AQUI . O mesmo artigo informa que a RTP decidiu não participar no maior concurso de música do mundo por entender que "chegou a hora de substituir e criar novos conteúdos" na grelha de programação. Para o El Diário, o público português considera "inaceitável a decisão" da RTP, por entender que "o festival permite divulgar a música original feita em Portugal" num acontecimento "europeu seguido por milhões de pessoas e onde participam mais de 40 países".


 Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: EL DIÁRIO /Imagem: RTP
23
( Hide )
  1. Anónimo21:50

    Realmente este assunto tem que ser discutido, eu estou no secundário, e ao contrário dos meus colegas (que nem devem conhecer o que é este certame europeu), em vez de jogar videojogos, vejo a Eurovisão.
    Desde pequeno que sempre gostei de ver, tenho pena de Portugal por não conseguir os melhores resultados, mas tenho sempre aquela esperança de um dia podermos alcançar o primeiro lugar.
    E defendo a ideia de Portugal escolher a sua canção em português, e cantá-la em inglês na Eurovisão.
    É uma pena a SIC ou a TVI, não fazerem parte da EBU, porque a RTP, já não sabe tomar conta do festival da canção nem da Eurovisão. Em vez de gastar dinheiro em jogos de futebol devia reservar esse dinheiro para a Eurovisão, isso sim seria um bom investimento.
    Quanto às últimas participações de Portugal na Eurovisão (2014-2015), gostei de ambas.
    Quando a Suzy foi escolhida, fica de boca aberta, pois nem gostava do estilo de música, mas ela surpreendeu-me com as festas pré-eurovisivas, conseguia interagir muito bem com um público.
    Em 2014, fizeram uma promoção exaustiva da música que por acaso nem é nada de jeito, mas quando foi a Leonor Andrade, que tinha uma música muito boa, lá se foi a promoção, se a tivéssemos feito, teríamos passado à final, mas como não a fizemos,nem conseguimos ficar em 11º lugar como a Suzy ficou.
    Só deixo um sugestão para a RTP: Em 2016, ou em 2017, façam um festival da Canção grande, no Campo Pequeno, subiam logo as audiências.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Em vez de gastar dinheiro em jogos de futebol devia reservar esse dinheiro para a Eurovisão, isso sim seria um bom investimento."
      Não sei se sabes, o Euro/Mundial (para não falar nos Jogos Olimpicos) são mais vistos que a Eurovisão, por isso sim é um bom investimento. A Liga dos Campeões também é um bom investimento visto que tem equipas portuguesas e os portugueses (em geral) adoram Futebol logo as audiencias serão boas. Quanto ao ESC, se não houver esforço por parte da RTP não haverá grandes audiencias e lá se vai o investimento.

      Eliminar
    2. Anónimo11:21

      Já fizeram um Festival da Canção no Campo Pequenos e as audiências não subiram! O formato é que tem que mudar. Ponham os olhos no Sanremo (Itália) que é um upgrade do "Festival da Canção" italiano.

      Eliminar
    3. 11:21 - Sanremo um upgrade do"Festival da cançao italiano"?!?!O proprio ESC foi concebido como uma variante pan-europeia de Sanremo,foi inspirado em Sanremo!Quando e que houve "Festival da cançao da Italia"para alem do de Sanremo?!?!Parece-me que estas um pouco confuso...

      Eliminar
    4. Se nos anos seguintes a 2010 a "querida" RTP tivesse continuado a investir num FC em grande,talvez a popularidade e as audienciasdo FC tivessem subido; mas nao,2010 foi uma excepçao e nao e com excepçoes que se la vai.E a RTP nao promove minimamente o FC,compare-se com The Voice Portugal...

      Eliminar
    5. Rui Ramos22:19

      2010 foi bom apenas e só pelo espaço. A maioria das canções foi mediocre, como tem sido, e nada foi comercializado, votando-as ao esquecimento

      Eliminar
    6. Rui Ramos - Discordo.Acho que em 2010 houve uma maior qualidade musical e uma serie de cançoes e interpretaçoes,que tinham nivel para o ESC(incluindo a vencedora).Similar,na sua epoca,so o FC 1980.Quanto as comercializaçoes,vença quem vencer,em Portugal so no ano seguinte,se for...

      Eliminar
    7. Rui Ramos00:01

      A canção vencedora é a melhor dos últimos anos, todo o resto canções que nunca mais se ouviram.

      Eliminar
    8. Anónimo00:18

      O FC 2010 teve 24 canções. Fui reve-las e pelo menos metade são pavorosas e/ou super mal cantadas: Nucha (fora de tempo, canção mal construida), Claudisabel (desafinada), Jorge Guerreiro (terrivel), Denisa (desafinada, nervosa, a arfar....), Nuno Pinto (canção sem sal nem açucar), Filipa Teles (what??!!), Rui Nova (anos 70), Ricardo Martins (no coments), Nuno e Fábio (pavor), Filipe Delgado (nada de nada), Gonçalo Madruga (desafinado, fora de tom) e Nina Pinto (a pior interpretação em 48 festivais). Das 24, apenas 3 canções são boas: Filipa Azevedo, Catarina e Vanessa.

      Eliminar
    9. Eu encontro facilmente 7 cançoes do lote de 24 das de 2010,que eu nao teria hesitado em enviar ao ESC.Mas tudo uma questao de gosto pessoal.Para mim a melhor cançao de sempre tanto no FC como no ESC representando Portugal,"Todas as ruas do amor"-Flor de Liz.

      Eliminar
    10. Rui Ramos09:27

      7 em 24 é muito pouco, não fazendo por isso, na minha opinião, o FC2010 um festival "em grande" (só mesmo no espaço),

      Eliminar
    11. Para mim 7 em 24 e imenso,pois houve anos no FC em que para eu encontrar 2 cançoes"de jeito" de entre 10,foi preciso ser muito tolerante.Alias em 2010 encontrei 9 cançoes,que me agradaram,mas 2 delas com algumas falhas em termos tecnicos(a de VBOY por ex.).

      Eliminar
    12. O que disse em relaçao ao FC,aplica-se igualmente ao MF,Euroviisut/UMK,EMA,DORA,selecçao da BBC em varios anos do seculo passado etc. Mas cada cada um tem os seus criterios de qualidade e ainda bem que assim e.

      Eliminar
  2. Anónimo00:30

    "quando foi a Leonor Andrade, que tinha uma música muito boa, lá se foi a promoção, se a tivéssemos feito, teríamos passado à final"

    quac! não é 1 de abril hoje lol

    ResponderEliminar
  3. Anónimo08:06

    O ESC não é um festival de países mas sim de televisões e se a RTP não quer ir tem todo o direito , por lá não estar a RTP não acaba o ESC.quem é fã do ESC é sempre com ou sem RTP. é menos uma cantiga que tenho que ouvir (já são tantas)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo11:25

      O ESC é um festival de canções e não de televisões! Os húngaros querem lá saber se de Portugal vai uma canção escolhida pela RTP1, RTP2, SIC ou CMTV!!! Por acaso fazes ideia de qual televisão vai a concurso. no ESC, pelo Polónia? Ou pelo Chipre? Ou pela Islândia? (Vá, não precisas de ir a correr para o Google!) Claro que não! Ninguém sabe ou pensa nisso quando assiste ao ESC; nem os mais atentos ao ESC e muito menos o telespectador comum! O que interessa são as canções e as políticas entre países, claro!

      Eliminar
    2. Anónimo13:08

      Embora seja verdade o que dizes que o comum cidadão e o fã eurovisivo só se interessa pela música e não pela cadeia televisiva que leva a canção ao certame (eu ate diria, o fãs interessam por tudo menos pela música, exceto quando a musica é um stand up cómico ou um momento de mau gosto), a verdade é que a competição é entre todas as cadeias televisivas tecnicamente falando. Afinal são elas que escolhem as canções, os cantores e que tem que assegurar a realização do certame ... e por questões de orgulho, prestigio, etc a cadeia que acaba por ter de organizar o próximo evento é uma vencedora ...SVT neste caso ... a RTP concorre mais por tradição ee porque parece que "lá convém" embora escondido existe um desinteresse profundo pelo concurso, mas que não se admite verbalmente. O silêncio e a desistência de 2016 não enganam.

      Eliminar
    3. 08:06 - Pois e,e por isso que toda a gente fala da cançao da SVT,da YLE,da ORTF, etc,etc.etc. E mais do que evidente!!!Esqueces-te,que quando começou o ESC(e ainda MUITOS anos depois)na maioria dos paises havia SO 1 CANAL DE TV.Dai ficou a denominaçao por pais e nao por emissora,ate aos dias de hoje.

      Eliminar
    4. 08:06 - Tens todo o direito a quereres ouvir/ver menos cançoesno ESC,mas ha quem queira ouvir ainda mais cançoes,como eu.Que venham JA o Luxemburgo,Monaco,Andorra,Bosnia,Croacia,Turquia.E no dia em que a Catalunha se tornar independente,que entre logo a cantarolar pelo ESC adentro!!!

      Eliminar
    5. Anónimo15:21

      Sim é um festival de canções mas quem está representado são as televisões e não os países e a prova está na atitude de cada televisão local, se não querem estar não estão , se fossem os países a estarem presentes nunca seria primitido cantarem na lingua que lhes apetece com autores das musicas de países que nada tem a ver com a cultura local em tantos casos apenas vou referir dois um bem recente S.Marino com as musica do Siegel que tem tanto de sanmarinense como eu o Luxemburgo ganha 5 vezes com cantores e compositores franceses exeto em 1972 que eram todos gregos a viverem na Alemanha , claro que eu não sei nem quero saber das siglas das televisões locais o ESC para simplificar até coloca no quadro de votação os nomes dos países coisa que não acontecia nos primeiros festivais aonde constavam os nomes das canções, não é que eu seja tão velho assim mas como sou um verdadeiro fan tenho todos os festivais em cd-video e tambem todas as canções desde a primeira edição e acho que a RTP (não Portugal) se deveria retirar porque a RTP deixou de ter capacidade para competir neste tão importante certame que tanto amo , que fique ausente durante muitos anos (a RTP claro) .

      Eliminar
    6. 15:21 - Como de momento em Portugal so a RTP se encontra filiada na EBUER,se a RTP nao participar no ESC durante anos e anos=Nao-participaçao de Portugal durante anos e anos.Eu nao desejo isso.Vibro com o ESC(NAO,NAO AMO O ESC),mesmo sem Portugal,mas vibro ainda mais,quando Portugal participa.

      Eliminar
  4. Bom e positivo ,que este assunto esteja em destaque na imprensa espanhola.Melhor ainda se estivesse em destaque na imprensa de muitos mais paises,para que a RTP pensasse no que faz e nao faz,se bem que eu duvide que a actual direcçao e gestao da RTP pense,a nao ser em dinheiro e futebol.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo18:54

    Divulguem a petição nas páginas de facebook de jornais, revistas, etc, tudo o que for media basicamente, de preferência grandes nomes conhecidos, se possível. Assim isto permitirá que a acessibilidade por parte das pessoas seja enorme, sobretudo pessoas que ainda possam não ter conhecimento desta iniciativa e que até tem interesse que se venha a concretizar, não esquecendo obviamente que os próprios seguidores das páginas em que estão ficariam dentro do assunto e isto levava talvez a uma adesão significativa, do que termos ainda apenas quase 200 assinaturas
    Eventualmente devido a uma partilha em alguma página dos média poderia dar direito a alguma notícia, vejam o exemplo deste jornal espanhol. E são de lá fora. A iniciativa já chegou além fronteiras. Aqui também tem de chegar a nomes grandes para aumentarem as assinaturas e verem que há mesmo interesse em que o FC decorra. Façam alguma coisa para que isto seja pelo menos levado à assembleia.
    Obrigado.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.