"Interminables ovaciones de pie para Dulce Pontes" é o título do artigo publicado pelo Cibercuba Notícias, jornal online publicano em Havana, cidade que recebeu a cantora portuguesa no passado sábado para um concerto que esgotou. Vários outros artigos comprovam o sucesso de Dulce Pontes além fronteiras.
"Com uma sala cheia, a cantora portuguesa Dulce Pontes fez estremecer o público na noite do passado dia 11 no teatro Mella", começou por escrever o jornal Diário de Cuba. "Poucas vezes se viu, em data recente, uma cantora se apoderar por completo do seu auditório, levando-o ao êxtase", escreveu por seu turno o Cibercuba Notícias.
O concerto de Dulce Pontes, integrando a digressão "Peregrinação", fez de Dulce Pontes rainha da ilha do mar de Caribe. Os artigos publicados por vários jornais e páginas de internet passaram a intitular Dulce como "La voz de Portugal".
"Pontes é uma mulher muito apaixonada pelo palco, os seus extraordinários dotes vocais permitem abarcar diversos registos com uma transição surpreendente. Move-se do soprano para o contralto sem a menor dificuldade", escreveu o Diário de Cuba, aqui em tradução livre da nossa parte. "Sem sapatos, com os cabelos soltos, um longo vestido castanho chegando ao piso e um xaile do mesmo tom, ofereceu-nos o melhor da música do seu país e temas da música internacional". Mas os elogios não se ficam por aqui. "Cantou o fado e cantou temas mais dançáveis com ritmo e cores tradicionais", com um timbre "entre o dramático e o melancólico" mas sempre "com uma voz majestosa".
A Agência Cubana de Notícias escreve: "Sucumben los cubanos al arte y magnetismo de Dulce Pontes". Título que não precisa de tradução. Apresentada como a "Diva" da música portuguesa, a Agência enfatiza que a cantora provocou "o delírio" na audiência, em primeiro lugar "devido à sua presença imponente, depois pela potência da voz". Dulce também "magnetizou" os presentes "com as suas danças e carisma".
Destacamos também alguns dos escritos da Prensa Latina, Agência informativa latino-americana. "Vibró Cuba con la voz de la portuguesa Dulce Pontes", escreve em título. "Os gritos 'Bravo!' ouviram-se desde a primeira canção 'Ondeia', até ao pretendido fecho com a 'Canção do Mar', considerado um dos maiores êxitos da música portuguesa de sempre".
O final do concerto foi apoteótico: "De pé com longas ovações, gritos de Bravo, palmas com ritmos, coros coletivos... foram estes os agradecimentos do público a esta artista portuguesa".
De regresso a Portugal, Dulce foi obrigada a adiar o concerto inicialmente agendado para o próximo sábado em Guimarães. Assim, o Multimeios da Cidade-Berço irá receber o concerto de Dulce Pontes no dia 21 de novembro.
Entretanto, recorde o pequeno vídeo publicado pelo ESCPORTUGAL aquando do concerto de Aveiro há duas semanas, e que já atingiu as 29.000 visualizações.
Dulce Pontes - Aveiro [03/10/2015]
Foi assim, em grande festa, que terminou o concerto de Dulce Pontes em Aveiro. www.escportugal.pt #DulcePontes #Aveiro #TeatroAveirense #ESCPortugal
Posted by ESC Portugal on Domingo, 4 de Outubro de 2015
Fonte: GOOGLE /Imagem: GABRIEL GUERRA BIANCHINI / Video: ESCPORTUGAL
Bravo, Dulce! (h)
ResponderEliminarUm orgulho
ResponderEliminar