Um dos momentos marcantes do Eurovision Live Concert, no passado sábado em Setúbal, foi a participação do jovem grupo Vision Ensemble. O ESCPORTUGAL foi conhecer melhor este projeto.
O Eurovision Live Concert, no passado sábado em Setúbal, foi marcado por diversos momentos de destaque, mas um saltou-nos à vista: a atuação do grupo Vision Ensemble que, entre outras peças, interpretou o tema "Rise like a phoenix", canção celebrizada por Conchita Wurst no Festival Eurovisão da Canção 2014 e que a levou à vitória. A partir desse festival, o tema passou a ser o símbolo de diversos lutas pelos direitos humanos.
VEJA UM PEQUENO EXCERTO DESTA ATUAÇÃO EM VÍDEO DO ESCPORTUGAL:
Vision Ensemble - Rise like a phoenix
"Rise like a phoenix", canção celebrizada por Conchita Wurst no Eurovision Song Contest 2014, foi interpretada de uma forma muito especial pelos Vision Ensemble, jovens músicos de Setúbal, no Eurovision Live Concert. Veja um pequeno excerto #VisionEnsemble #EurovisionLiveConcert #eurovision2014 #ConchitaWurst
Posted by ESC Portugal on Segunda-feira, 14 de Setembro de 2015
O ESCPORTUGAL foi conhecer um pouco melhor este sexteto de Setúbal, criado propositadamente para esta ocasião. "Este grupo nasceu a partir de um convite que recebi do organizador do concerto", começou por nos afirmar Gonçalo Fernandes, primeiro violino e líder do grupo. "Depois, convidei os restantes membros e formámos o Vision Ensemble". O grupo é, assim, constituído por seis elementos: para além de Gonçalo Fernandes, Rita Nunes (segundo Violino), Catarina Domingues (viola d'Arco), Marco Madeira (violoncelo), Diogo Fernandes (saxofone) e Sara Ximenes (piano). Todos foram colegas no Conservatório Regional de Música Setúbal. Atualmente, todos são alunos de música, na variante de instrumento - Gonçalo Fernandes e Diogo Fernandes na Escola Superior de Artes Aplicadas em Castelo Branco, Rita Nunes na Universidade de Évora, e Marco Madeira na Escola Superior de Música de Lisboa. Sara Ximenes optou pela vertente de direção coral também na mesma escola de Lisboa. Mas há também percursos académicos diversificados, como o de Catarina Domingues que é aluna da Universidade de Évora no curso de Medicina Veterinária.
Interpretar "Rise like a phoenix foi um desafio?, perguntámos. "Nunca tocámos musicas da Eurovisão... mas foi claramente um enorme desafio!" Gonçalo vai mais longe: "Para mim enquanto 'compositor' dos arranjos e para todo o grupo ao interpretar esta música, por ter sido extremamente bem composta, despertando assim uma mensagem muito forte". A juntar a um gosto enorme pela música, junta-se outro ingrediente muito especial: "Sou fã da Eurovisão... vejo todos os anos... não perco um festival!" E como o sonho comanda a vida, "quem nos dera poder um dia pisar aquele palco enorme!"
E ninguém notou que os ensaios foram muito poucos. "Só ensaiámos duas semanas! (risos) Mas só no dia anterior ao concerto é que tivemos o grupo todo junto. Numa situação normal, teríamos um mês de ensaios". Os arranjos de "Rise like a phoenix "foram "refeitos dois dias antes do concerto". Refira-se que, para além da canção mencionada, o grupo interpretou logo na abertura do concerto a canção "Waterloo", dos ABBA, e, acompanhando a soprano Ana Luísa Cardoso, La Traviata - Brindisi de Verdi.
E agora que já passou a estreia, o que virá a seguir? Projetos para o futuro? "Depois do concerto de sábado, surgiram várias propostas. Já temos alguns projectos em carteira! Mas para já mantemos em segredo".
E o ESCPORTUGAL cá estará para divulgar o trabalho deste jovem mas promissor grupo.
O grupo também atuou com a soprano Ana Luísa Cardoso. Veja um dos momentos:
E agora que já passou a estreia, o que virá a seguir? Projetos para o futuro? "Depois do concerto de sábado, surgiram várias propostas. Já temos alguns projectos em carteira! Mas para já mantemos em segredo".
E o ESCPORTUGAL cá estará para divulgar o trabalho deste jovem mas promissor grupo.
O grupo também atuou com a soprano Ana Luísa Cardoso. Veja um dos momentos:
Ana Luísa Cardoso e Vision Ensemble
Uma das grandes surpresas do Eurovision Live Concert: Ana Luísa Cardoso e os VisionEnsemble, ao interpretarem "Cvet z juga" e "La traviata - Brindisi". Partilhamos com os nossos leitores um excerto:
Posted by ESC Portugal on Quinta-feira, 17 de Setembro de 2015
Fonte: ESCPORTUGAL,VISION ENSEMBLE / Imagem: ESCPORTUGAL / Vídeo: YOUTUBE
Eu estava lá. Foi mágico!!!
ResponderEliminarVi através do video, adorei!
ResponderEliminarMuito bom
ResponderEliminarGostei imenso deste grupo
ResponderEliminarVersao um pouco anemica e tristonha. Grupo simpatico.Continuem!
ResponderEliminarGostei muito do artigo, Obrigada!!!
ResponderEliminarFoi muito bonito :)
ResponderEliminarTambem gostei muito de La Traviata, com a soprano Ana Cardoso (h)
Foi muito bonito :)
ResponderEliminarTambem gostei muito de La Traviata, com a soprano Ana Cardoso (h)